origem

terça-feira, setembro 13, 2005

Memória curta

Há apenas quatro meses atrás a maior parte dos portugueses teve uma grande alegria quando o Benfica voltou a ser finalmente campeão. As ruas de todo o país (de bastantes cidades estrangeiras) encheram-se e o Estádio da Luz esteve lotado até às 4h da manhã. Quatro meses e apenas duas derrotas depois caiu o “Carmo e a Trindade”. De repente, o presidente é um chantagista, o director para o futebol um mercenário, os jogadores não prestam para nada e o treinador é uma fraude. A consequência disto é que esperámos sete anos para voltar à Liga dos Campeões e amanhã o estádio deve ter pouco mais de meia-casa (na melhor das hipóteses). É triste, mas os portugueses são assim: para apoiar o clube nas horas boas está tudo pronto, para ajudar nos momentos mais difíceis está tudo quieto. Quando a equipa vence toda a gente diz “ganhámos”, quando perde passa-se rapidamente para “aqueles chulos não jogam nada”. A crónica falta de cultura do nosso povo reflecte-se naturalmente no aspecto desportivo. Não me constou que o Celtic, depois de ter levado cinco de uma obscura equipa eslovaca (que agora está no grupo do clube regional), tenha tido o estádio meio-cheio na 2ª mão na Escócia (e só ficou a um golo de igual a eliminatória). Os estádios estão cheios, porque os adeptos apoiam a equipa nos bons e maus momentos. É outro povo e é outra cultura. Por estas e por outras é que o nosso país é dos mais atrasados da Europa. Gostava é de saber se os adeptos que só são do clube quando este ganha, agem assim com os familiares e amigos: será que só lhes ligam quando eles estão bem, deprezando-os se alguma coisa corre mal?

É claro que eu não estou contente com o nosso início de época, mas isto é um jogo da Liga dos Campeões, caramba! Temos um prestígio a manter e mais do que nunca o Benfica precisa do apoio dos adeptos para ultrapassar este mau momento de forma. Os jogadores são quase os mesmos que ganharam três troféus nas duas últimas épocas, o treinador deve merecer o nosso benefício da dúvida, apesar dos erros que já cometeu (e parece que vai pôr a equipa no lógico 4-4-2) e o que esta direcção fez pelo clube (não obstante os erros no planeamento desta época) está mais do que à vista. Duas derrotas depois é motivo para pôr tudo isto em causa? Será que a política da “terra queimada” nos leva a algum lado?

P.S. – Depois de dias negros no que toca a alegrias futebolísticas, espero que o Glasgow Rangers nos dê motivos para celebrarmos hoje.

6 comentários:

Anónimo disse...

Este post merece o meu humilde aplauso. E o maior elogio que lhe posso fazer é querer ter sido eu a escreve-lo! Abraço benfiquista!

tma disse...

S.L.B.,
mais uma vez, estou contigo!
Se há defeito que os portugueses têm é, quando as coisas correm mal, ficam sempre à espera que sejam os outros a tomar a iniciativa de as melhorar, enquanto lançam criticas e afirmam que, se os outros não fazem puto, por que há-de ser o próprio o "totó" que vai tomar a iniciativa? E isto verifica-se a todos os níveis da sociedade. É algo que está enraizado na nossa cultura, e que como tema, dava para um blog dedicado ao assunto...
Eu cá por mim vou ao jogo (e tenciono ir a todos os jogos da CL - na medida da minha disponibilidade). Aliás, foi precisamente a seguir à derrota contra os lagartos que fiquei ainda com mais certezas de que queria ir ao jogo.
No entanto, isso não iliba a direcção, treinador e jogadores dos maus resultados que estão a ter (acho, no entanto, que as preocupações com a conquista do campeonato passado condicionaram a disponibilidade da direcção para preparar esta época - o que não pode, mesmo assim, ser interpretado como uma desculpa).
Neste momento, a única coisa a fazer é apoiar a equipa para que os bons resultados comecem a surgir, pois os jogadores precisam de sentir confiança. À direcção e ao treinador cabe-lhes reflectir sobre os erros cometidos.

Anónimo disse...

Brilhante SLB. já tivemos a oportunidade de "discutir" as nossas discordâncias qt às culpas daquilo a que a imprensa insiste chamar de crise, mas desta crónica só posso aplaudir! de facto pior, é so qd vamos ao estádio e ouvimos assobios atrás de assobios quando os nosso jogadores trocam a bola mais atras... logo a seguir vê-se a equipa a ficar nervosa e a perder passes que até aí não tinham perdido... será que a malta n percebe que pra descarregar as frustrações, a catedral n é o melhor sitio??? seerá que não percebem que n ajuda NADA?? Força! Somo Benfica e isso nos envaidece, embora a alguns so quando ganhamos!!! irrita-me mesmo isso! Só lá não estarei porque a minha situação financeira não me permite MESMO! com MUITA pena minha! Melhores dias virão... :/
Abraços
Ps. E não é que nos deram mesmo uma alegriazita???;)

tma disse...

Não cheguei a comentar o PS:, mas a minha postura é a de indiferença. Não fiquei nem contente e muito menos chateado (antes pelo contrário, como diria o Gabriel Alves).
Obviamente não gosto do clube regional, mas precisamente por isso, prefiro nem gastar as minhas energias em preocupar-me com os resultados desse clube quando o Benfica não está (directamente) envolvido. Tudo o que me interessa é o sucesso do Benfica. O insucesso dos outros só me interessa quando isso contribui para o sucesso do Benfica.

S.L.B. disse...

A minha indiferença é relativa aos lagartos. Quanto ao clube regional, o "Anti-Porto" é mesmo o meu 2º clube. Ainda por cima ontem perderam de uma das maneiras que eu gosto: jogaram melhor, mas foram prejudicados pelo árbitro! Dói, não dói? É para verem o que nós sofremos cá no burgo durante anos a fio. Também sou fã de derrotas através de goleadas (os 4-0 de Manchester) e de quando os jogadores são expulsos por agressões (embora, como eles não são parvos, deixem esta última modalidade só para o campeonato português, onde raramente os árbitros os punem).

Anónimo disse...

é ixo msm. nunca ouvi tnts músicas do Benfica cm xte semana e até a mha mãe (k é lagarta) dix k knt mais o Glorioso perde mais eu gosto mas n é axim, só k se eu n apoiar o meu clube qnd ele perde kem é k apoiará?pa criticar já basta os outros, e se nós gostams tnt de afirmar k sms do Benfica qnd ele ganha, tb tems de o fazer qnd ele perde. pk n é klk 1 k tem o privilégio de pertencer à família benfikista. Mlhores dias virão e até lá só tems de apoiar o NOSSO clube. SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE...(ou já se xkeceram?)