origem

quarta-feira, setembro 05, 2007

Relembrar XIX – Anulado!

Para celebrar a validação de um golo irregular ao clube regional nesta semana em Leiria, recordo aqui um dos exemplos supremos dos tentáculos do polvo que comanda o futebol português há mais de 20 anos. É o jogo da 2ª mão da Supertaça de 1994/95 realizado no estádio do clube regional depois de uma igualdade a um golo na Luz (numa partida em que o Sr. Carlos Calheiros fez por justificar as viagens ao Brasil que lhe foram pagas). Isto assim pode não vos dizer muito, mas se eu referir que é o célebre jogo do golo anulado ao Amaral a poucos minutos do fim, com o resultado em 0-0, já se lembrarão com certeza. O árbitro foi o Sr. Donato Ramos (uma figurinha bastante prezada por aquele clube), de Viseu, terra do igualmente famoso Isodoro Rodrigues. É por estas e por outras que o clube regional tem tantas supertaças no palmarés. Uma defesa com a mão fora da área do Vítor Baía (o maior especialista mundial neste tipo de lances... nunca foi expulso!) e um golo, resultante de um remate igualmente fora da área, que se anulou por fora-de-jogo (o fiscal-de-linha era um tal de Horácio Rodrigues, quiçá familiar do outro). Tudo num intervalo de oito segundos! As imagens falam por si. Não é preciso acrescentar mais nada.

80 comentários:

tma disse...

Ainda há tempos revi este jogo na RTP Memória, e ainda estou para perceber como foi possível ajuizar daquela forma a jogada da qual resultaria o golo anulado...
Para além da defesa com as mãos fora da área, no remate do Amaral há, de facto, um jogador do BEnfica em fora de jogo posicional, mas que não interfere na jogada. Golo limpíssimo, mas anuladíssimo, o que naquela altura era naturalíssimo.

E outra pérola (não audível neste resumo) são os comentários do inefável José Nicolau de Melo, pois pelo tom da sua voz parecia encarar também com naturalidade o facto de o Benfica ser dupla e escandalosamente roubado na mesma jogada, num jogo contra o Foculporto e no antro deste, num lance que certamente decidiria o encontro.

Calantrao disse...

Grande, grande Post!!! Tomei a liberdade de o usar no blog que partilho com porcos e lagartos para mais uma vez lembrar o que foram (sãO?) vinte anos de roubos!!! Continua com o bom trabalho!!!

SLB Sempre!!!

Mr. Shankly disse...

Lembro-me bem deste jogo. Quando os jogadores do Benfica ficam a festejar o golo (que não passa pela cabeça de ninguém que fosse anulado) o fcp faz um contra-ataque em que ficam 4 para um. Felizmente falham. Não me lembro como acabou esta supertaça, provavelmente foi aquela decidida em Coimbra em que o Pratas bateu o recorde dos 100 metros livres. Enfim, o que vemos hoje é uma brincadeira ao pé destes tempos. O mais irritante são alguns benfiquistas (que actualmente parecem desaparecidos) que diziam que era tudo imaginação nossa e desculpas de mau perdedor.

Bakero disse...

Ainda bem que colocaste este video S.L.B.! Ainda no outro dia foi falado nos comentários do meu blog e esta foi das maiores roubalheiras que me lembro!

E lembro-me bem do que me custou isto. Não pela Supertaça em si (embora seja sempre preferível ganhá-la do que perdê-la, claro), mas porque, numa época tão complicada, num momento tão tumultuoso, já viram o que seria ir conquistar um troféu às Antas? E fomos completamente espoliados...isto é um roubo autêntico! É simplesmente dizer: "não, a equipa de vermelho não pode ganhar. Ponto!".

Não me vou esquecer das horas a seguir ao jogo. Acho que nunca senti tanta revolta na minha vida!

Ps: S.L.B, importas-te que coloque este video no Memória Gloriosa (indicando a origem do video, evidentemente)? Acho que este é daqueles escândalos que quanto mais gente vir, melhor! Inclusivé os andrades, a ver se finalmente ganham vergonha e admitem a palhaçada que tem sido o nosso futebol.

tma disse...

Mr. Shankly, também não me recordo se finalíssima em Coimbra foi na sequência deste empate, mas de notar que esse record dos 100 metros do Pratas teve a particularidade de a distância ter sido percorrida em marcha atrás... acho que nem o Obikwelu conseguiria ser tão rápido.

Bakero disse...

Se não me engano, a finalíssima desta Supertaça foi a disputada em Paris que perdemos 1-0...

Anónimo disse...

Espalhem este vídeo por toda a internet!!! Querem melhor prova do que é a corrpção daquela espécie de clube? Quero ver um portista ver este vídeo e dizer que é tudo uma cabala.

el niño rosso disse...

Que roubalheira. Talvez a maior da história e por metro quadrado. Estava na Suíça e só me apeteceu vir a Viseu (a minha terra) dar cabo da cabeça ao árbitro. A sorte dele foi que nunca o conheci. Nem ao Isidoro Rodrigues, outro canastrão.

Anónimo disse...

Tenho tentado à bastante tempo recolher informações sobre um jogo que se passou à bastante tempo, e ninguém me conseguiu informar, se alguém tiver alguma informação, agredecia.

O jogo é um Académica-Porto entre 1983, a 1985, quando passava mais de 5 minutos, dos 90 minutos, numa altura onde os descontos eram menores, o Futre mergulhou para piscina, a mais de 5 metros da area, não tinha nenhum jogador adversario perto dele, rebolou, rebolou, e rebolou mais um pouco e arbito marcou penalty, o Fernando Gomes creio falhou o penalty, e o arbito mandou repetir !!! O dito arbito teve que ser escoltado até chegar a casa !!!

O arbito acho que nunca apitou outro jogo. Foi aberto um inquérito na FPF, mas o arbito nunca apareceu nas audiências, e o caso foi arquivado.

Não esqueçer que este jogo foi no inicio do Pintinho como presidente da Mafia, e os esquemas eram mais amadores !!!

Quem foi o arbito?, qual foi o resultado?, o que é que este jogo decidia?

Mais uma vez, se alguém tiver alguma informação agradecia, cumprimentos Benfiquistas.

Pedro Neto disse...

Confesso que já andava à procura disto há algum tempo. É o maior, S.L.B.!

Em relação ao video, foi assim que se fez o palmarés do FC Porto. VERGONHOSO!

Bakero disse...

abidos, no livro "História de 50 anos do Desporto Português", lançado pela A Bola há uns bons anos atrás falam nesse jogo...

Transcrevendo algumas partes: "Raul Ribeiro assinalou duas grandes penalidades contra a Académica, a última já em...período de descontos. (...) Jorge Anjinho, presidente da Académica, inconformado: "Fomos prejudicados, o árbitro ganhou o jogo". E Júlio Marques, dirigente do FCPorto, chegou às cabinas com a cabeça partida à pedrada (...) Raul Ribeiro e os seus pares deixaram o estádio, duas horas e meia após o final da partida, numa viatura da PSP, embuçados com capotes da polícia..."

Segundo percebo pelo livro, esse jogo foi para a 22ª jornada da época 85/86 e o FCPorto ganhou 2-1, com esse tal golo de penalty quando estava 1-1. De referir que, novamente segundo o livro, nesta altura do campeonato Benfica, FCPorto e Sporting tinham os mesmos pontos. Por isso foi um belo empurrão...

Ah e o FCPorto acabou campeão com 1 ponto de avanço...

Pedro Neto disse...

Não sei se já viram mas, através de umas VHS velhinhas, arranjei o célebre golo anulado ao Kandaurov. Estes dois lances foram do mais escandaloso que vi!

Pedro Neto disse...

Também te dei um link no "Encarnados", S.L.B. Quanto mais publicidade a esta vergonha, melhor.

PS: E sim, esta foi a SuperTaça perdida em Paris por 1-0, depois de 2 empates (1-1 na Luz, apitado pelo Calheiros do Brasil, e este 0-0)

Camisa disse...

esse do kandaurov foi tão escandaloso!!!! Realmente os anos 90 foram o cúmulo dos cúmulos em roubalheira, fomos roubados em tantos títulos!!!! E foram esses roubos todos que permitiram ao fcp ir todos os anos à champions adquirir rodagem europeia contra as grandes equipas e que lhe permitiram as taças em 2003 e 2004! Essas taças nasceram da roubalheira descarada dos anos 90!

FCP: 20 ANOS A COMPRAR TÍTULOS NO SUPERMERCADO, TENHAM VERGONHA!

Camisa disse...

já para não falar nas expulsões de jogadores nossos contra o fcp!

Anónimo disse...

Vcx dão-me pena.

Anónimo disse...

É preciso perceber-se pouco de futebol para não compreender o que se passou...

Para um jogador não estar em fora de jogo tem que ter 2 jogadores da equipa contrária atrás de si(ser ou não guarda redes não é importante). Como o Baía estava à frente do último jogador do Benfica e naquela altura não havia foras de jogo por zonas, o fora de jogo foi marcado e muito bem... Porque o jogador do Benfica fez um passe para a esquerda onde estavam 2! jogadores do Benfica em fora de jogo pois só havia um jogador do Porto à sua frente...

Depois, claro, acham que são roubados. Não sabem as leis do jogo...

Anónimo disse...

anonimo das 16:21

Para ti, a defesa do Baia fora da area é completamente irrelevante, bem como a expulsão do Baia.
Quanto ao fora de jogo, tambem concordo contigo. O que eu acho incrivel é como é que o jogador que estava fora de jogo não viu o respectivo cartão e não foi castigado no minimo de 3 jogos......já que no estadio das antas o castigo para a lei do fora de jogo é bem clara, alias, como tambem é clara a lei dos atrasos pro guarda-redes, das bolas controladas com o peito, das cotoveladas a partir queixos, das entradas por traz.....é tudo bem claro.
E quem não perceber que se ponha a pau, que nesse estadio há pessoas encarregadas de ensinar as leis do jogo a quem de "má-fé" não as queira ententer.

Bakero disse...

Ó anónimo das 16h21, hás-de me dizer onde é que esses 2 jogadores do Benfica têm influência na jogada...e já agora, não deixa de ser curioso que o árbitro assistente só levante a bandeirola depois de ver a bola dentro da baliza.

Também acho piada não referires uma palavrinha que seja ao Baía defender a bola com as mãos fora da área...mas lá está, o homem sempre teve autorização para fazer isso, por isso percebo que vocês andrades nem se lembrem que todos os outros guarda-redes do mundo só podem defender com as mãos dentro da área.

Mas o que me realmente irrita é isto! Nem apresentando 234423 casos de flagrante benefício e corrupção, estes gajos são capazes de admitir por um segundo que seja que foram e são ajudados! Irra, que o bimbo deu-lhes bem a volta à cabeça! Tapadinhos!

Pedro Neto disse...

Passe? LOL
O Amaral remata à baliza, meus senhores. Só não vê quem não quer, ou quem é desonesto.

A doença é tão grande que nem vendo as imagens, mais que óbvias, conseguem tirar as palas. Ridículos!

Anónimo disse...

Ó bakero, já reparaste em que altura o jogo se realizou? Na altura em que o fora de jogo não dependia se o jogador influencia a jogada ou não...

E se reparares, se fores sério, terás que admitir que a primeira intenção era passar a bola para esses dois jogadores, que acabou por ser desviada pelo jogador do Porto para dentro da sua própria baliza. A bola estava a tomar a direcção deles até ser desviada, e o fiscal marcou fora de jogo...

Eu não sei onde vês o fiscal de linha a levantar a bandeira só depois de ver a bola lá dentro, porque a imagem é tão rápida que ele só aparece por momentos, e depois é focado com a bandeira levantada.

Quanto ao Baía cortar a bola com a mão fora da área, não vi, não estava com atenção a essa parte, mas isso a ter acontecido dava automaticamente golo para a tua equipa?

Ganha juízo... Uma lei saída hoje não torna num crime uma acção de ontem. eram as leis que tinhamos. Aprende a viver com isso.
Mais engraçado foi de facto que os comentadores percebiam muito da cois para não perceberem porque razão o lance tinha sido anulado...

Anónimo disse...

Ó Pedro Neto. Não deves ser muito bom a geometria... Vê lá a direcção da bola até ser desviada e diz qualquer coisa...

Ou melhor, pergunta a alguém que percebe de geometria...

E já agora ao bakero: Se todos 33223 os casos forem como este que apresentas, então de facto, é difícil acreditar em benefícios...

Pedro Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Neto disse...

Nem com o comentador a explicar as regras, e com um antigo árbitro a evidenciar os erros. Eh Eh Eh!

Mas no FCP é tudo idiota, cego, surdo e mudo?

O do Kandaurov também era no braço. Eh Eh Eh! Não admira que vivam num mundinho à parte, e quando os Tribunais os acusam é tudo uma cabala. Patéticos!

Anónimo disse...

O vosso problema é psicose... cresceram a ser ensinados pelo papá que o Benfica só não ganhava por causa do Pinto da Costa e à mínima dúvida está tudo feito para o Porto ganhar...

É triste ver que tantos pais em vez de educarem a sério prefiram ter D. Quixotes a lutar contra inimigos imaginários...

S.L.B. disse...

TMA (03:49): os comentários são do Pedro Figueiredo, outro "imparcial" jornalista da RTP Porto. (O que é que queres dizer com "não audível neste resumo"? As imagens têm som...).

Calantrão: não há problema nenhum em utilizares estas imagens, mas já agora poderias pôr um link... :-)

Bakero: claro que podes colocar este resumo no teu fantástico blog! :-)

Abidos (14:01): o Bakero já te respondeu, mas o meu amigo Pedro F.F. da Tertúlia Benfiquista também sabe algo sobre essa história.

Conforme já disse o Pedro Neto, perdemos esta Supertaça na finalíssima em Paris (0-1) no final desta época.

Eu estava perfeitamente convencido que tinha as imagens da célebre corrida de 100m costas do José Pratas, mas dei-me agora conta que o resumo que tenho desse jogo (finalíssima da Supertaça relativa à época 90/91 disputada no início da época 92/93!) não as contém! Tenho-as tão presente na minha memória que ia jurar que as tinha no resumo, mas afinal foram escamoteadas. Não é de espantar, esse resumo da RTP foi feito nos estúdios do Porto...

Anónimo (16:21): és um caso clínico.

Anónimo disse...

Vocês nunca foram beneficiados.

Para não falar nos favorzinhos do Estado... e não estou a falar do tempo do Estado Novo...

Mas uns são corruptos, os outros são inocentes...

E o mais incrível é que acreditam piamente nisso... E depois chamam-nos a nós de idiotas...

Anónimo disse...

s.l.b.: quando não há argumentos, há insultos, e esses ficam para quem os manda. Deixa lá...

Pedro Neto disse...

Os corruptos vão a Tribunal, os outros não... got it ou precisas de desenhos?

S.L.B. disse...

Anónimo: dizer que alguém é doente (como é manifestamente o teu caso) não é um insulto. Pelo menos no meu dicionário. Mas no teu, como achas normal este golo ter sido anulado e nem sequer vês a mão do Baía, deve ser. Assim é normal...

P.S. - Repara bem na força com que o Amaral remata a bola. Achas que aquilo é algum passe?!

Anónimo disse...

Ó Pedro Neto... :D

Só consegues isso? Haveria certamente respostas mais mordazes para dar que isso...

É que no Benfica as coisas funcionam de maneira diferente... Só quando saem da presidência é que vão dentro, para não manchar a imagem da Instituição.

Anónimo disse...

@slb: eu comentei a anulação do golo, porque pensei que fosse disso que se tratasse, não reparei na mão do Baía, mas acredito quando dizes que houve...

Mas que é que mão do Baía influencia neste caso? a Expulsão? que fosse expulso... e depois? mas e não é possível que o árbitro não tenha visto?

A força do remate do Amaral? Se era um remate ia falhá-lo e ia sobrar para os outros dois que estavam fora de jogo... Lamenta-se...

Dediquem-se ao basquete que futebol, para vocês, só na Playstation...

Anónimo disse...

Nessa altura, eu morava em Viseu, não muito longe da casa do Donato Ramos (que não é na cidade de Viseu) e, lembro-me bem, o homem passou um mau bocado. Aquilo era chover calhoada na casa dele que parecia uma tempestade de granizo. As persianas ficaram todas furadas e a GNR teve de montar guarda durante uma semana. O homem, ainda hoje, carrega esse jogo às costas.
http://benfica-fc.com/slbenfica

Anónimo disse...

Realmente os benfas são mm um povo doente... Continuam com a mania da perseguição?

E quantos golos não foram já mal anulados ao FCP, ao SCP, ao BFC, ao VSC?

E que tal se vocês emigrassem todos para a Gronelândia? Era um grande favor que nos faziam...

O autor deste blog não quer fazer um artigo sobre o Calabote????

Anónimo disse...

Inacreditável o facto de haver pessoas a defender o senhor Donato Ramos, mostra que a cegueira tem muitas formas.

Relembro outro jogo, relactivamente à pouco tempo, o Porto ganhou por 2-1 ao Benfica. O Benfica marcou primeiro, creio que o Tiago, o Jorge Costa foi bem expulso, o Porto empatou com um auto-golo do Eder !!! mas depois na segunda parte o arbito Paulo Costa veio completamente transformado, conseguiu expulsar dois jogadores do Benfica, o Miguel, e creio que o Eder, numa falta inexestente, que o Deco marcou a mais de 10 metros do sitio onde supostamente teria acontecido, e com a ajuda do Moreira deu golo. Das muitas situações inacreditáveis que aconteceram nesse jogo, recordo de uma INTERSECÇÃO de bola do Petit, sem qualquer contacto fisico com os adversários, desmarcando um colega que ficaria isolado, e o senhor Paulo Costa marcou falta ao Petit !!!

Anónimo disse...

Mais uma vez uma referência ao Calabote, neste pais existem alguns que desejam ser ignorantes, afinal estamos num pais livre, mas para quem quiser ser informado, sobre o que realmente se passou, aqui vai:

O arbito Inocêncio Calabote foi o unico arbito irradiado do futebol Português, e ficou para a história como tendo sido comprado pelo Benfica, curiosamente no acordão da irradiação, está escrito que a razão da irradiação, é a MENTIRA que o dito arbito escreveu no relatorio do jogo !!! Qual foi a mentira, pois bem surpresa para alguns, Inocêncio Calabote afirmou que jogo começou com 4 minutos de atraso em relação à hora marcada, mas o delegado confirmou que o jogo começou com 7 minutos !!! Por muito que custe a acreditar a razão para a irradiação foi esta, pode custar muito a engolir para alguns, mas os ignorantes que quisserem ler o acordão é só procura-lo, mas se quiserem continuar ignorantes, estão à vontade, afinal vivemos num pais livre...

Curiosamente este campeonato foi ganho pelo Porto, devido ao goal-avarege, ao mesmo tempo que o Benfica jogava com a CUF, o Porto jogava em Torres Vedras, onde após os dois defesas laterais do Torrense terem sido expulsos, marcou dois golos nos tempos de descontos, que deram o titulo ao Porto !!!

As cronicas dos jornais da época ao Benfica-CUF, também estão disponiveis, as referências à arbitagem são normais, apesar dos 4 penaltys marcados a favor do Benfica, só em um deles se coloca duvidas, os outros são para todos os jornalistas presentes, faltas claras, devido principalmente à ingenuidade dos jogadores da CUF. è preciso não esqueçer que um dos mais activos anti-benfiquistas de todos os tempos era jogador da CUF, o senhor Manuel Oliveira todas as semanas nos seus comentarios, mostrava os seus verdadeiros sentimentos para com o glorioso.

O atraso no inicio do jogo foi claramente provocado pelo Benfica, e como é evidentemente o arbito nada teve a ver com isso. Das cronicas jornalisticas o que é referenciado como estranho foi a exibição do guarda-redes da CUF na primeira parte, já que vários golos do Benfica foram frangos, inclusive o guarda-redes foi substituido ao intervalo, e o Benfica marcou poucos golos na segunda parte, creio que nenhum jogador da CUF foi expulso.

Para finalizar recordar que o Calabote foi irradiado à terça-feira, isto depois do jogo ter sido realizado ao Domingo, nunca foi ouvido, nunca prestou declarações, e morreu jurando a pés juntos que nunca foi comprado pelo Benfica.

Esta história cabe naquelas mentiras que repetidas muitas vezes passam a ser verdadeiras, um verdadeiro mito urbano, que faz com que poucos desejem ser informados do que realmente se passou, inclusivamente os Benfiquistas.

Unknown disse...

Como devem calcular, este video é algo que deve ser visto e revisto vezes sem conta. Vou colocar no meu blog (gdsa.blogspot.com) para toda a gente relembrar esta verdadeira vergonha!!

Pedro Neto disse...

Não vale a pena, abidos. Eu ainda não encontrei um portista com quem se possa ter um diálogo coerente, falando de factos.

É esforço em vão, guarda o teu latim para quem conseguir abrir os olhos.

Anónimo disse...

Agradecer ao Bakero a informação sobre o jogo apitado pelo senhor Raul Ribeiro. O que eu me lembro, é que o penalty foi repetido, o guarda-redes defendeu à primeira e o arbito mandou repetir, e mandaria as vezes que fosse preciso até o Fernando Gomes conseguir marcar. O lance do penalty, o Paulo Futre, fez o famoso gesto do 'tiro das costas', a mais de 5 metros da area, não tinha nenhum jogador da Academica por perto, e depois de muito rebolar, lá parou dentro da area, e logo o arbito marcou penalty. Este arbito só não foi irradiado, porque não apareceu nos interregatórios para o qual foi convocado !!! sendo assim o processo foi arqiuvado !!! a sua 'fuga' aos interregatórios, é a melhor prova da sua admisão de culpa, mas se ele foi comprado, quem foi que o comprou? A resposta também não é dificil, o importante é saber que isto tudo aconteceu no inicio da instalação da Mafia, portanto ainda não sabiam fazer as coisas com discrição.

Anónimo disse...

abidos: tal como tu, lembro-me perfeitamente desse jogo. Foi um autêntico roubo. Não só os lances de que falaste, a pressão incrível do Paulo Costa que sim, a seguir ao intervalo, deu amarelo a todas as faltas até conseguir expulsar o éder, que NÃO TOCOU no deco, e já no fim, o miguel, que depois de expulso, passou-se da cabeça. Primeira época completa do mourinho no fcp. Afinal este era o tratamento que todas as equipas tinham nas antas na altura: todos os lances de potencial ataque suprimidos com faltas a meio-campo ou foras-de-jogo e "amarelamento" ou expulsão de jogadores. Um pormenores que gostava de recuperar é o número (absurdo, recordo-me) de faltas assinaladas ao benfica nesse jogo. Lembro também a conivência vergonhosa dos comentadores durante o jogo, uma autêntica lavagem, e de o benfica ter ficado conotado como uma equipa violenta pelas expulsões e pela reacção do miguel. O lance da expulsão do éder foi repetido vezes sem conta durante e depois do jogo e não ouvi um comentário ou li uma linha que fosse a dizer que o deco nem sequer tinha sido tocado.

Tudo isto foi chocante, e foi há uns 4-5 anos. Adivinhas quem treinava o benfica? Pois é, o senhor, que agora usa e abusa da pressão sobre os árbitros, na altura falou do número de faltas, nada mais! Não soube defender nem o clube nem a si próprio como profissional depois de um roubo daqueles. Passado alguns meses foi-se finalmente, para chegar... o camacho.

Anónimo disse...

Ainda em relação ao jogo do comentário anterior:
na referência a este post no memória-gloriosa, está um link para uma repetição da cena do deco, na época seguinte, desta vez com o ricardo rocha, que foi expulso (pelo Auxílio Baptista) sem sequer lhe tocar. E claro, a visão "oficial" repetiu-se também: a da equipa desorientada, violenta e com mau perder. Já nem sei se foi neste ou no ano anterior que o miguel também foi expulso.
E desta vez o treinador já era o camacho...

tma disse...

S.L.B.: os comentários a que me refiro (do "grandioso" JNM) são os do jogo na íntegra (que passou há poucos meses na RTP memória). Como este vídeo é o do resumo, é pena que não dê para ouvir os tais comentários do JNM e à naturalidade com que ele encarou o lance.

Eu sei que explicar estas coisas ao anónimo ou à grande muralha da China é o mesmo, mas mesmo assim, não resisto:
- Desde que vejo futebol que me lembro de o fora de jogo de posição, desde que o jogador não tenha influência na jogada, não é passível de ser assinalado.
Onde é que os jogadores do Benfica em off-side posicional interferem na jogada? Ainda podiam estar à frente do Aloísio (último defensor), mas não é o caso. O José Carlos está de costas para eles, por isso também não é certamente por causa deles que o José Carlos, ao institivamente tentar cortar o remate (torto) do Amaral, por aselhice, acaba por desviá-lo para dentro da baliza. Em suma, não há qq motivo para assinalar fora de jogo.
- Calabote: a explicação do Abidos está óptima. Não preciso de acrescentar mais nada.
- Estado (sem ser novo): dá lá exemplos de ajudas que outros clubes (como o teu) não tenham tido, para me elucidares...
- Estado Novo: que eu saiba não foi o Benfica que, em pleno estado novo, precisou, por duas vezes (em 38/39 e 41/42, salvo erro), que houvesse um alargamento do campeonato da I divisão para que nele pudesse participar, pois não havia conseguido qualificar-se para o mesmo nos campeonatos regionais (na altura ainda não funcionava o actual sistema de subidas/descidas, e a segunda vez que tal aconteceu acabou por motivar a adopção deste sistema).

Bakero: fizeste bem em relembrar essa história do Académica- FCP de 85/86. Lembro-me quase como se fosse ontem... O penalty for marcado 10(!!!!) mins para além da hora, para além de o Futre ter simulado o penalty e fora da área... E há quem tenha a lata de falar no Calabote...

Anónimo disse...

tma: O nome do arbito do Academica-Porto era Raul Ribeiro, porque será que este nome não significa nada quando dito, e o Calabote é sinonímo de corrupção? deve ser pelo controle do Benfica sobre o sistema, incluindo os jornalistas !!! o branqueamento dos media, é um dos tentaculos da Máfia nos dias que correm, julgam que a constante repetição de mentiras, as faça passar a ser verdade...

tma disse...

No que respeita à questão da prisão do JVA só depois de ter saído:
- NA verdade, o maior favor que nos podiam ter feito era prendê-lo ainda enquanto presidente. Mais cedo nos teríamos visto livres dele. MAnchava o nome da instituição? Bem pior para o Benfica foi a sua gestão, bem como a do Damásio (que conseguiu ser pior ainda).
- No entanto, o mote para a prisão do JVA não foi os negócios manhosos do Ovchinikov (esses foram apenas o pretexto legal encontrado). O mote foi ele ter desafiado o poder instituido do oliveirinha sénior (aspecto no qual até estava de acordo com o JVA). No fundo, ele foi ingénuo. Se não tivesse feito tantas ondas, ninguém se tinha preocupado com ele após sair do Benfica.

tma disse...

Ainda não tinha lido a última resposta do Abidos, mas acho que de certa forma encaixa no que acabei de escrever sobre o oliveirinha sénior

Anónimo disse...

Só para lembrar aos meus caros portistas que naquela época já existia o fora de jogo posicional.

tma disse...

Aliás, 86 é precisamante o ano em que o oliveirinha sénior foi pregar cartazes para o México...

Utilizador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Utilizador disse...

Eu revi este jogo na RTP Memória e tenho a certeza que foi o Rui Loura que fez os comentários... o que vai dar ao mesmo, não é verdade? O portismo está lá. Um escândalo estas arbitragens!

tma disse...

Sim, o Rui Loura é uma espécie de JNM menos sofisticado, pois não tinha a preocupação em explicar-nos que Kralj pronuncia-se "Králhe"...

Bakero disse...

Eu também vi o jogo na RTP Memória e a ideia que tenho é esta:

Baía corta com as mãos e ninguém comenta...

Benfica marca golo e o Rui Loura (penso também que foi ele) "informa" que é golo durante 3 segundos até, muito animado, avisar que o fiscal de linha tem a bandeirola levantada...

Primeiro diz que pensa que houve alguma falta de um jogador do Benfica...

Depois dá a repetição da jogada e fala no possível fora-de-jogo...

Até que à 2ª repetição diz "pois...não percebo porque foi anulado..."

...segundos de silêncio confrangedor...

Continua os comentários como se nada fosse.


Tenho esperança que o jogo volte a ser transmitido um dia destes pela RTP Memória porque os comentários ao jogo também foram qualquer coisa de especial.

jbernardo disse...

E os andrades teimam, mesmo depois de provas como esta, que não são beneficiados... Que tristeza.
Este jogo ia-me arranjando problemas familiares na altura, tamanha a quantidade de palavrões, tantos nomes chamei ao corrupto do apito.

Camisa disse...

esse Rui Loura é + 1 gajo que o pdc pôs na RTP para servir a máfia branqueando os escândalos das arbitragens!

... disse...

o anónimo é de facto doente.

quem consegue ver aqui um golo bem anulado tem que dedicar-se a ver outro desporto, pois nao compreende as regras deste.

nao há passe, há remate para golo. e mao do baia para vermelho.

são asism os apoiantes da corrupçao.

e ainda tem a lata de dizer que nos temos inimigos imaginarios, eles cujo presidente inventou com pedroto a guerra norte-sul.

as escutas, o cheque do calheiros, é tudo imaginario.

O Anti Lampião disse...

podias celebrar o golo mal anulado logo aso 3 minutos

ou celebrar a ida para o banco do João Coimbra ou a expulsão do ponta de lança do nacional que levou 2 jogos para falhar o jogo com o clube do doping

ou celebrar a expulsão do gilmar

ou celebrar a não expulsão do miguel vitor e do katsouranis

realmente os rosinhas tem muito para celebrar

http://www.oantilampiao.blogspot.com/

Leão Eça Cana disse...

o que é engraçado ver é que os jogadores do FCP nem sequer se lembraram de reclamar...pelos vistos eles até conheciam as leis do jogo (pelo menos as verdadeiras)

(e depois aparece o paulito santos a querer tirar a bola da baliza rapidamente com carainha de quem diz "esta é aquela fase em que temos de meter um golo enquanto o árbitro os distrai com justificações parvas"; pior que isto só mmo os comentários do Bernardino Barros...)

Pedro Neto disse...

Erros de arbitragem há em todos os jogos, de todos os campeonatos. Felizmente nem todos compram os árbitros e jogadores adversários, só mesmo os corruptos...

Leão Eça Cana disse...

estive a "vasculhar" este blog,e respectivas memórias,e estou verdadeiramente deslumbrado
(não há por aí um golito do isaías, esse grande sniper do terceiro anel por detrás das balizas?)

um abraço encarnado vivo ;)

O Anti Lampião disse...

"Felizmente nem todos compram os árbitros e jogadores adversários,"

Felizmente há quem tenha memória

"Xavier, antigo jogador do Sporting, acusou ainda José Veiga de ter ameaçado o treinador dos ‘canarinhos’, Litos, com despedimento, após o jogo, que o Benfica venceu por 2-1.

“Ouvi José Veiga dizer a Litos que ia para o desemprego”, disse o adjunto, denunciando depois atitudes suspeitas de um segurança que costuma acompanhar o Benfica: “Um sujeito que trabalhou no Estoril e que está agora no Benfica, que já no jogo da primeira volta na Luz esteve na confusão registada ao intervalo, teve o descaramento de aparecer no Estoril, falar com os jogadores e convidá-los para almoçar. No mínimo é estranho”.

Segundo foi possível apurar, o elemento em causa chama-se Fernando (em alguns meios é conhecido por Fernando ‘Luxemburgo’) e, tal como o CM noticiou a 26 de Agosto de 2004, é o guarda-costas de José Veiga, com quem terá uma relação de parentesco. Contactado pelo CM, António Cunha Vaz, director de Comunicação do Benfica, afirmou desconhecer qual o cargo de Fernando no seio do clube. Quando trabalhou no Estoril, Fernando ajudava na integração de jogadores estrangeiros, com quem acabava por criar amizade. Fellahi terá sido um dos jogadores que almoçou com o ‘segurança’ durante a passada semana. Fernando assistiu ao encontro numa zona por detrás do banco de suplentes do Estoril e trocou ‘bocas’ com Carlos Xavier no momento em que este foi expulso."

Anónimo disse...

ó anti lampião és muita burro

Bakero disse...

Típica reacção tripursa. Apresenta-se casos evidentes de corrupção e dão sempre a fuga prá frente "Calabote! Estado Novo! Veiga! Vieira! Apito Encarnado! Estoril! Algarve!". Esqueci-me de alguma?

Mas isto é como pregar no deserto. Eles são incapazes de admitir o óbvio e sinceramente a mim importa-me é que a PJ consiga provar o que é mais que evidente. Se os adeptos do FCPorto querem chafurdar na lama do seu clube, é lá com eles...

Pedro Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Neto disse...

Ou é garotada, ou é gente com problemas psiquiátricos, Bakero. Nem com o óbvio à frente dos olhos se vêem as evidências. Mas desse tipo patético já tudo se espera, é uma comédia já conhecida pela blogosfera. LOL

Eu teria vergonha na cara, mas eu sou honesto.

Pedro Neto disse...

Como óbvio, referia-me a isto. Não são "coisinhas" de caixas de comentários de blogs. É coisa mais séria, muito mais séria.

S.L.B. disse...

O que se vê nestas imagens está longe de ser um erro de arbitragem. É um ROUBO puro e duro. É impossível que qualquer árbitro honesto não veja o que é evidente. Reparem na colocação dele no lance do Baía (vê-se bem na repetição). Está com a visão perfeita do lance e só não marcou porque, provavelmente, temeu pela própria vida. E o mesmo se passou com o golo anulado. Este é o futebol que temos há mais de 20 anos, mas que alguns persistem em tentar esquecer. Os adeptos do clube regional podem dar as piruetas e as fugas para a frente que quiserem, mas o que é evidente, é evidente.

Leão Eça Cana: está prometido esse golo do Isaías para um dia destes, mas antes disso ainda me falta colocar um do Chalana, que um dos comentadores habituais do blog, o Bogalho, me pediu há bastante tempo e eu estou em enorme falha para com ele...

Anónimo disse...

é isso, é isso.....dá-lhe SLB

Unknown disse...

anónimo... vai a um oftalmologista se nao vires, e se o teu problema é não saber admitir... o melhor mesmo é um psiquiatra! é que as tuas afirmações são - além de tendenciosas - altamente doentias!

O Anti Lampião disse...

Típica reacção lampionica. Apresenta-se casos evidentes de corrupção COM declarações dos intervinientes e dão sempre a fuga prá frente, livro escrito por jornalisata da casa epatrocinado pelo presidente do clube.

Mas isto é como pregar no deserto. Eles são incapazes de admitir o óbvio e sinceramente a mim importa-me é que a PJ consiga pelo menos INVESTIGAR o que é mais que evidente.
Se os adeptos do rosas gostam de chafurdar na lama do seu clube e do seu presidente, é lá com eles...
mas não podem dizer que não lhes tentaram abrir os olhos

http://oantilampiao.blogspot.com/
"ontem 500.000, hoje 300.000"
é sempre a descer !

Anónimo disse...

Este corrupto parece um puto a fazer de macaquinho de imitação.

Já pensaste que és o mais ridículo da blogosfera?

Leão Eça Cana disse...

obrigado pela promessa, S.L.B., mas ontem senti tantas saudadinhas daquelas bazucadas e lá consegui arranjar uma compilação (tudo gdes jogas, mais q gdes golos) que publiquei; de qualquer forma, como vou continuar a acompanhar este espaço, cá ficarei à espera da promessa cumprida

um abraço encarnado vivo ;)

tma disse...

Anti-lampião: ok, transcreveste algumas acusações graves ao Veiga. A primeira coisa que me ocorre dizer é que ainda bem que o Veiga já não está no Benfica (onde nunca devia ter entrado).
Em todo o caso, o que aí está descrito não prova absolutamente nada. Tens razão ao dizer que no mínimo isto devia ser investigado. Não sei se o foi ou não. Se calhar foi e não deu em nada. Sinceramente, gostava de saber.
De resto, explica-te lá com essa do "livro escrito por jornalista da casa e patrocinado pelo presidente do clube. ". Às tantas és o autor daquele documento anónimo com o papel timbrado da PJ...

Anónimo disse...

tens q arranjar um video do porto contra o união da madeira se não m engano,á uns valentes anos,em q o baía faz exactamente a mesma coisa

Anónimo disse...

A lampionagem é muito gira. Obrigado por existirem; assim temos natal todo o ano, pelo menos palhaços não faltam....
Já agora, porque não falam no golo do FCP mal anulado aos 3 minutos do jogo de leiria?

Anónimo disse...

então o neto já fugiu da conversa ?

é um miudo curioso, quando se pedem argumentos foge logo

S.L.B. disse...

Anónimo (21:27): não tenho imagens desse jogo. Por norma, só gravo os resumos do Glorioso.

S.L.B. disse...

Em relação ao Calabote, o Abidos já disse quase tudo, mas sobre este e outros assuntos, que se tornaram "verdades" de serem tão repetidos, podem ver as verdades deturpadas sobre o Benfica. Estão nos "favoritos" à esquerda.

Anónimo disse...

Andei muitos anos a procura deste video, de um jogo q nunca hei-de esquecer, pela negativa! O apito dourado vem desde esta altura. Nessa noite apeteceu me partir a tv toda com esta roubalheira, foi tb nessa altura q comecei a ligar menos ao futebol portugues...
SlB sempre!

Anónimo disse...

Entre o futebol português minado pela corrupção do grémio do alterne e da vigarice e o wrestling, prefiro o wrestling americano. Sempre tem mais incerteza no resultado.

Anónimo disse...

Fui ver este jogo às Antas. Pior, pior, foi o sr. Donato Ramos ter abandonado a arbitragem nessa época, confessando ser... benfiquista! Com benfiquistas destes, venham os andrades apitar.

Anónimo disse...

Falam em 1 jogador do benfica em fora de jogo, mas pelo que vejo no video, o Aloisio ta mm na baliza ...