origem

sexta-feira, setembro 29, 2006

Relembrar VIII - No sítio certo

Como já se percebeu que muito dificilmente teremos alegrias europeias este ano, é altura de voltarmos a lembrar as antigas. E para fechar o capítulo “Filipovic”, deixo-vos aqui provavelmente o golo mais importante da sua carreira no Glorioso. Foi na segunda mão das meias-finais da Taça Uefa da tal época 82/83, em que defrontámos o Universitatea Craiova (crónica do TMA), equipa romena temível na altura (tinha ganho dois dos últimos três campeonatos), mas que agora anda pelos últimos lugares da classificação. Depois da dupla vitória frente à Roma, toda a gente estava à espera de passar o Craiova mais facilmente, mas o que é facto é que esta equipa tinha já eliminado a Fiorentina, o Bordéus e o Kaiserslautern. As dificuldades foram bastantes e o jogo da primeira mão na Luz ficou 0-0, apesar do autêntico massacre que impusemos aos romenos.

Na segunda mão, em Craiova, o Bento resolveu oferecer um golo na primeira parte. Antes do intervalo, o Filipovic ainda atirou uma bola ao poste, mas o golo decisivo aconteceu já durante a segunda. Foi uma jogada de insistência em que o jugoslavo apareceu solto na área na sequência de um ressalto e, à matador, não falhou. Estávamos pela primeira (e única) vez na nossa história na final da Taça Uefa. Infelizmente a derrota na final impediu-nos de fazer a tripla nesse ano.


8 comentários:

Anónimo disse...

Realmente é melhor recordarmos o passado que o "belo" presente. Filipovic foi um jogador extraordinário que cedo apareceu no seu país, nos anos 70. Grande estrala do seu país as lesões minaram-lhe a carreira. quando chegou ao benfica,vindo da Bélgica, penso, já vinha no ocaso da carreira. mas nessa epoca fez jogos extraordinários e ainda se viu o verdadeiro Filipovic.

Bakero disse...

Bem, que grande ponta-de-lança! Dava jeito um assim agora eheh.
Segundo sei, no final do jogo foi de loucos para a equipa regressar a Portugal, não foi?

Ps: Era bacano se um dia destes pusesses aqueles 5-0 ao Sporting nos primeiros 45 minutos, sff. Embora não me lembre de nada, foi o 1º jogo a que fui ao estádio da Luz. Tinha 3 ou 4 anos eheh

Anónimo disse...

Belos tempos, sim senhor.
A comprovarem que, sucessos europeus à parte, não é de hoje que os grandes frangos ensombram as redes lampiãs (Moretto é, sem dúvida, um seguidor da «escolinha do Bento»)!!
Gostei particularmente da expressão "remate em folha".

MAD*MAX disse...

Recordar é viver...
Filipovic era vedeta!!!

Saudações desportivas
SLB 4EVER

S.L.B. disse...

Bakero: esses 5-0 nos primeiros 45' foram na época 78/79, pelo que não os tenho gravados. Só tenho os 5-0 da Taça de Portugal 85/86, que qualquer dia aparecerão aqui... :-)

D'Janja: muito respeitinho a falar do Bento...! Por cada frango que dava, fazia 10 defesas geniais. E, por favor, não o insultes ao comparar o Moretto com ele. És lagarto, mas não és burro! :-)

D'Arcy disse...

Lembro-me de faltar a uma aula (estava no ciclo preparatório na altura) para ir ver este jogo a cas de um amigo :)

Anónimo disse...

Isto é que foi um jogador e uma equipa. E o treinador tmb era bom. E o Presidente. Bons tempos.
Nunca me esquecí de ver na TV este jogo e o de Roma. Alías as 3 equipas que defrontamos por ultimo forneciam muitos jogadores a selecção nessa época. O Roma até tinha campeões do Mundo e tudo.

Anónimo disse...

I want this video in *.wmv format.
If want to sens me please email at dorin_ir@yahoo.com.

Thank You !