origem

quinta-feira, setembro 10, 2009

Relembrar XXIII - Os outros oito

Ainda no rescaldo da magnífica goleada frente ao V. Setúbal e como inspiração para os nossos jogadores, recordo aqui os últimos quatro jogos em que o Benfica marcou oito golos para o campeonato nacional. Sit back, relax, são 32 golos do Benfica em pouco mais de 12 minutos. Um pouco de "Benfica Memória" faz-nos sempre bem. Até porque estes tempos idos parecem estar a querer regressar. Para alegria de todos nós.

Benfica - 8 - Alcobaça - 1
Época 1982/83
Marcadores: Néné (5), Diamantino (2), Chalana.
Realço a eficácia do Néné (cinco golos!), a finta do Chalana no 2-0 e o seu golo. Este jogo foi a 14 de Maio (bela data!), véspera da 2ª mão da final da Taça Uefa frente ao Anderlecht. Não houve cá poupanças...




Benfica - 8 - V. Guimarães - 0
Época 1983/84
Marcadores: Diamantino (2), Manniche (2), Néné (2), José Luís, Stromberg.
Destaco os dois golos do Manniche, especialmente o segundo, e o Néné que entrou aos 70', e ainda bisou. O guarda-redes do V. Guimarães era o Silvino.




Benfica - 8 - Penafiel - 0
Época 1983/84
Marcadores: Néné (4), Diamantino, Carlos Manuel, Manniche, Stromberg.
Como não destacar os dois penalties inacreditáveis não assinalados sobre o Stromberg? O Manniche ia furando as redes e o Néné estava sempre lá para encostar. Este jogo foi a seguir à eliminação em casa frente ao Liverpool (1-4). Que resposta!




Benfica - 8 - Famalicão - 0
Época 1993/94
Marcadores: Celestinho (autogolo) (2), Yuran (2), Ailton, Rui Costa, Mozer, Rui Águas.
Grande jogada no golo do Ailton e o jogo que lançou para o estrelado o Celestino, who else? Jogo na véspera da ida a Leverkusen... Poupança?

* Publicado em simultâneo com a Tertúlia Benfiquista.

11 comentários:

121988 disse...

É sempre bom relembrar estes momentos.

Já agora, preparei um video de homenagem ao Benfica 82/84, com alguns dos teus videos colocados no youtube...há algum problema em publica-lo? Se houver, fica na gaveta.

S.L.B. disse...

Claro que não! Estás à vontade. Envia-me depois o link, sff.

121988 disse...

Na boa. Como foi feito à base dos teus videos, até faço questão que sejas o primeiro a ver. Vou tentar enviar-te por mail, antes de fazer upload.

121988 disse...

Não consegui enviar por mail...fica aqui o link:

http://www.youtube.com/watch?v=8L2Sdz7UU9E

S.L.B. disse...

Parabéns, está muito bom! Só alteraria uma pequena coisa: mostraria o extraordinário passe do Alves para o Filipovic no 1º golo em Roma.

Mais uma vez, parabéns pela montagem do vídeo.

121988 disse...

Está lá. 1:30...só não se nota que é o Alves, mas vê-se um jogador a meter a bola longa para o Filipovic.

S.L.B. disse...

Pois, eu sei que o golo está lá, mas o passe já é apanhado a meio e não se vê quem o faz.

121988 disse...

Pára a imagem aos 1:29...se estiveres a ver o video sempre seguido, parece que só se vê a bola a cair nos pés do Filipovic...mas garanto que antes disso, vê-se ela a sair do pé do Alves. É culpa do fade in - fade out do video. Seja como for, só tenho pena de não ter visto ao vivo.

João Tomaz disse...

Elejo como melhor momento aquela finta do Chalana!

Não sei onde é que fui buscar a ideia de que estariam apenas 2000 pessoas no jogo com o Famalicão e que estaria a chover a potes... lembras-te de algum Benfica Famalicão assim?

S.L.B. disse...

Com essas características, não me lembro de nenhum jogo com o Famalicão. Neste jogo de 93/94 estavam de facto poucas pessoas, mas sempre eram mais de 2.000 e não chovia :-)

Não estarás a confundir com outro clube? Lembro-me de um 5-0 ao Paços de Ferreira na época anterior a esta em que o campo estava empapado.

joão carlos disse...

No 8-0 ao V. Guimarães, Néné entrou aos 74 minutos (fonte “A Bola), o próprio comentador diz que Néné só jogou 15 minutos, e não 70 como diz o almanaque que penso que terá sido a tua fonte.
Destaque para Manniche, o primeiro golo é uma excelente finta para quem era “tosco”, que para alem dos 2 golos tem 4 assistências.
De referir que o Benfica no fim da época acaba mesmo por contratar o Silvino, dessa equipa ainda contratou o Nivaldo.

No 8-0 ao Penafiel de salientar que o arbitro apitou para o fim do jogo quando Néné se encontrava na grande área e com hipótese de marcar (era o seu 5º).
Por curiosidade este jogo culmina um mês de Março em que o Benfica alterna entre a goleada e a derrota, mas com Néné em grande, aqui fica.
Benfica 7-0 Braga (3 Golos de Néné), Liverpool 1-0 Benfica, Porto 3-1 Benfica (Golo de Néné), Farense 2-7 Benfica (3 Golos de Néné), Benfica 1-4 Liverpool (Golo de Néné), Benfica 8-0 Penafiel (4 Golos de Néné).