origem

quarta-feira, novembro 29, 2006

Relembrar X – O primeiro derby

Não é o momento mais edificante, mas é o que mais me ficou na memória do primeiro derby de que me lembro. Estávamos na época 81/82 e fomos jogar a Alvalade. O jogo foi muito polémico com arbitragem do Sr. Marques Pires. Abrimos o marcador na primeira parte na sequência de um canto, em que os jogadores lagartos reclamaram que a bola não tinha entrado. Como naquela altura não havia 153 câmaras em campo, não dá para perceber se tinham ou não razão. Perto do final da primeira parte, houve a compensação e o Jordão empatou através de um penalty inventado.

Foi já no segundo tempo que aconteceu este lance. O Bento, provavelmente o segundo melhor guarda-redes que me lembro de ver no Glorioso (atrás do Preud’homme), de vez em quando tinha destas coisas. Este lance com o Manuel Fernandes fala por si, mas não posso deixar de referir a justificação que o Bento dá para o banco quando está a sair de campo, qualquer coisa do género: “então, ele deu-me um pontapé na cabeça, o que é que eu podia fazer?!” Ao menos foi para a rua na sequência de uma cotovelada (ou ombrada, como diz o comentador) bem dada e não de um empurrão qualquer (a fazer lembrar a expulsão do João Vieira Pinto frente ao clube regional para uma Supertaça, em que ao menos partiu dois dentes ao Paulinho Santos; foi só pena não os ter partido todos...). Para além da expulsão, foi penalty contra nós. O Jorge Martins (que depois jogou no V. Setúbal e Belenenses, e foi o terceiro guarda-redes de Portugal no Mundial 86) foi para a baliza, mas o Jordão ainda fez mais dois golos. Perdemos por 3-1 e o campeonato dessa época foi para os lagartos. O último antes de uma série magnífica de 18 anos de jejum...



P.S. – Quando uma equipa pequena recebe uma grande, é natural que aumente o preço dos bilhetes para tentar capitalizar o previsível aumento da presença de público. Com o Inter, Bayern e clube regional os preços foram normais, mas agora congratulo-me por saber que os lagartos reconhecem que vão receber o MAIOR clube do mundo, caso contrário não teriam colocado o bilhete mais barato para não-sócios a 65€! T-R-E-Z-E C-O-N-T-O-S para um jogo da primeira volta que não decide nada. Vão roubar para outro lado!


P.S. 2 - Lembram-se quem foi o árbitro do vergonhoso jogo da Taça de Portugal do ano passado frente ao V. Guimarães...?

7 comentários:

tma disse...

Esta é uma das imagens impossíveis de esquecer, mesmo passados 25 anos...
Há a acrescentar que o Bento havia sido, recentemente, suturado na cabeça, motivo pelo qual, após aquela "patada" do Manuel Fernandes, ele perdeu... a cabeça :-)

PS: para quando clips do Chalana? he! he!

Anónimo disse...

digamos que numa altura em que estou a precisar de alguma renovação na minha fé (deve ser do natal que está ai á porta...) este video não é dos melhores...
Por outro lado o Benfica sempre se deu bem com cenarios negros e normalmente quando eu não acredito nas nossas vitórias o Benfica insiste em provar-me que eu estou errado...por isso.....vamos a eles

PS....os videos do chalana são sempre bem vindos ;).....mas se tiveres o golão do poborsky contra o braga (a jogada inteira) tambem se agradece....esse golo foi como que um oasis no deserto que atravessamos...

S.L.B. disse...

Ok, eu explico. Não me esqueci dos clips do Chalana, só que o "trial period" do programa em que eu faço as montagens já acabou e agora tenho que o comprar... Vou fazê-lo, mas não para já. Como já tinha feito alguns clips antes do fim do "trial period" são estes que eu postarei nos próximos tempos antes de adquirir o programa.

Quanto ao golão do Poborsky vai demorar mais, porque estou agora a começar a transcrever a época 94/95 e esse golão é de final dos anos 90... But I'll get there! Just be patience!

MAD*MAX disse...

Este video esta á maneira...
Ganda Bento!
lol
Até me eskeci ke perdemos... :(

Saudações desportivas
SLB 4EVER

Anónimo disse...

Olha o grande sheu,um dos meus jogadores e conterraneos preferidos, que saudades, ate choro, quem me dera que ainda tivesses no nosso mundo... A vida de facto e ingrata.

Viva o benfica

tma disse...

Caro anónimo, felizmente o Shéu ainda está no nosso mundo e mais ainda, continua a exercer funções no Benfica.
Infelizmente, já não joga, mas o pior é que neste anos que passaram desde que deixou de jogar, foram muito poucos os que tiveram À altura de o substituir.

Anónimo disse...

tma,devo estar a confundir com o nosso chalana, sao nomes parecidos e dois grandes jogadores e eu ja tenho 45 anos, quando se tem esta idade a memoria ja nao e o que era, mas ha coisas que nao abandonam o coracao nem a memoria, sao as glorias do benfica e os seus protagonistas.

Seja como for obrigado pela chamada de atencao.