origem

quinta-feira, novembro 16, 2006

Relembrar IX – O original

Há por aí um jogador que roubou o nome a um dinamarquês que passou pelo Glorioso entre as épocas 83/84 e 86/87 (quando esse jogador mudou de clube bem que poderia ter também mudado o nome para Madjer ou Juary, era mais apropriado). Diziam que era “alto, loiro e tosco”, mas o Manniche foi um dos meus primeiros ídolos porque se fartava de marcar golos (75 em 132 jogos). O próprio, numa entrevista à revista Foot (lembram-se dela?), afirmava que ao quinto toque a bola lhe fugia, mas de que é que isso interessava quando dava cabo das defesas contrárias e fazia o que podem ver mais abaixo? Já que vamos defrontar para a semana a equipa onde acabou a sua carreira e actualmente trabalha, nada mais apropriado do que relembrar três dos seus golos tão diferentes entre si.

O primeiro foi frente ao Olympiakos na 2ª mão da 2ª eliminatória da Taça dos Campeões em que virámos um resultado de 0-1 para 3-0. Com este petardo aos 75’, o Manniche marcou o terceiro golo e acabou com as dúvidas em relação a quem se apurava (mais pormenores aqui). Os outros dois são frente ao V. Guimarães num jogo em que ganhámos por 8-0 (uma das várias goleadas dessa época) e em que o guarda-redes adversário era o Silvino (que jogou posteriormente pelo nosso clube e agora trabalha no Chelsea). São o 4º e o 5º golo do jogo e foram marcados com 2’ de diferença aos 55’ e 57’! Para quem era “tosco”, a forma como ele bate o defesa e remata logo depois da finta no primeiro destes golos não está nada mal, e o segundo é um chapéu fabuloso, que não está ao alcance de qualquer um. Grande jogador!



P.S. – Portugal ganhou hoje por 3-0 frente ao Cazaquistão e o facto mais saliente é o Simão ter apontado dois golos. Agora só voltamos a ter selecção daqui a quatro meses. Ainda bem, haja descanso!

11 comentários:

tma disse...

De acordo com as minhas "alembradura", o golo ao Olympiakos ou foi muito idêntico ao que marcou ao Linfield ou então o golo cuja imagem tinha na memória foi mesmo este contra o Olympiakos, mas não sei porquê, tinha-o como tendo sido marcado ao Linfield.

Os golos ao Guimarães:
- O primeiro prova que isso do "5º toque" não era qq problema: bastou-lhe 3 para marcar aquele golaço
- Quanto ao segundo, ainda o Quaresma não andava, e já o Manniche marcava golos de "trivela"...

Mas a melhor exibição (pelo menos a mais marcante) do Manniche talvez tenha sido aquela da final da taça de 84/85 frente ao FCP, depois de um campeonato miserável (marcou dois golos e deixou a defesa do FCP "em água")

Outras notas:
- o grande passe sucedido do toque subtil para o Manniche no golo ao Olympiakos
- aquele nº6 careca do Guimarães deve será o Nivaldo?
- a importante intervenção do Stromberg no 2º golo do Manniche ao Guimarães... Com aquelas duas "torres" por perto os jogadores vimaranenses até se devem ter assustado :-P
- o Nuno Ribeiro, cuja alcunha é (mal) copiada do nome deste grande jogador dinamarquês, para mim é conhecido como "caniche"...

Ry disse...

Urge desencantares aí uns vídeos do Chalana...

Ainda ontem tive uma conversa com um benfiquista mais novo que diz que nunca viu nada dele, mas que acha que deve ser bom porque os mais velhos não o esquecem...

D'Arcy disse...

O careca do Guimarães só pode ser o Nivaldo mesmo.

E o chapéu no segundo golo ao Guimarães é portentoso. Por algum motivo naquela altura qualquer tipo que jogava à bola e fosse alto e louro ganhava logo a alcunha de 'Mánique'. É que ele era muito bom, e bastante popular.

Alguém se lembra do reclame que o gajo fez para a Robbialac? ;)

S.L.B. disse...

TMA:
- Esse grande passe foi do Oliveira e o toque subtil é do Diamantino. É curioso, porque começámos este jogo numa táctica com três defesas e o Shéu à frente deles, mas a meio da segunda parte (e já com 2-0) o Eriksson colocou o Oliveira para prevenir a esperava reacção dos gregos. E acaba por ser ele a fazer este excelente passe.
- O careca é efectivamente o Nivaldo, que no ano seguinte veio para o Benfica.

Ry: qualquer dia coloco aqui umas imagens do grande Chalana.

D'Arcy: não me lembro disso da Robbialac. Não se arranja essas imagens algures aí na net? :-)

tma disse...

Ry: estou contigo nessa do Chalana! Fala-se agora da finta do Miccoli, mas o Chalana fazia fintas ainda mais inacreditáveis, praticamente em todos os jogos e mais do que uma vez! Por vezes eu nem sabia por onde é que ele fazia passar a bola, mas acho que aquilo só era explicável pela Física Quântica :-)

S.L.B.: De facto, ainda há tempos falámos sobre o Benfica de 83/84 jogar apenas com 3 defesas (e recordámo-lo no jantar), quando tinha a "obrigação" de atacar. E falando em números, nessas circunstâncias o Shéu assumia o nº3, deixado "vago" pelo grande Humberto Coelho...

D'Arcy: agora que o mencionaste, estou a recordar-me desse anúncio. Eu nunca gostei muito de anúncios, mas na altura passou, obviamente, a ser o meu anúcio favorito! Ele dizia qq coisa no anúncio, mas já não me recordo do quê... A piada não era tanto o que dizia, mas o facto de dizê-lo com sotaque.

Bakero disse...

Que golos! Manniche, Magnusson...Pringle. Mostra bem a (des)evolução do nosso clube...

Quanto ao Chalana, completamente de acordo! Não há nada na net sobre ele...
Aliás, dizem que este video é dele: http://www.youtube.com/watch?v=AY_Qm-Pl8LE , mas penso que isto seja o Mostovoi, não é?

Abraço e obrigado por mais esta pérola!

Anónimo disse...

O Manniche foi o primeiro jogador do Benfica que eu admirei, por força do pessoal mais velho do meu bairro, já que eu na altura pouco sabia de futebol, mas é um pouco por causa dele e de um cachecol ás riscas vermelhas e brancas (esses mesmo ;) ) que me foi oferecido que eu sou do Benfica....e felizmente nunca mais mudei!
Uma das primeiras imagens ao vivo que tenho do Benfica é um aquecimento num jogo contra o Belenenses em que o Manniche saltava e dava a sensação que ele batia com a cabeça na trave, pelo menos era isto que o meu irmão me dizia, e eu, ainda puto, acreditava :p
Por isso este "Relembrar" é especial para mim....obrigadão SLB

lobo mau disse...

o que dizem de o futebol portugues contar com menos um corrupto, vamos ver quando é a vez do vieirinha

tma disse...

Olha outro a atirar poeira para os olhos...

Anónimo disse...

Subscrevo o pedido do Ry e reforço-o, com uma sugestão videos de golos, do outro "alto, loiro e tosco": Mats Ture Magnusson

Pedro Neto disse...

Adoro estes videos, um grande abraço ao S.L.B.!