origem

segunda-feira, dezembro 10, 2018

Complicado

Um golo do Jonas deu-nos a vitória no Bonfim (1-0) no passado sábado. Já se sabe que as idas a casa do V. Setúbal são geralmente difíceis e mais ficaram este ano, porque agora são treinados pelo Lito Vidigal e estão a fazer um belo campeonato, bem perto dos lugares europeus. Como se isto já não bastasse, o Sr. Carlos Xistra homenageou com muita competência os anos 90, ele, que já nos tinha proporcionado belas viagens até essa altura em tempos mais recentes (por ordem cronológica decrescente, uma, duas, três, quatro chega…?!), voltou a fazê-lo com grande mestria agora.

Entrámos bem e marcámos logo aos 17’ numa arrancada do Grimaldo na esquerda (a nossa forma preferencial – e única – de levar a bola para a frente desde o nosso meio-campo), tabelinha com o Zivkovic e posterior abertura para o Gedson na esquerda, que centra rasteiro muito bem com o pé esquerdo para o Jonas rematar de primeira, também com o pé esquerdo, sem hipóteses para o guarda-redes Cristiano. Era fundamental marcar cedo para tirar pressão sobre nós e obrigar o adversário a correr mais riscos. No entanto, o V. Setúbal acabou por não criar grandes oportunidades até ao intervalo, enquanto nós ainda atirámos a (inevitável) bola ao poste pelo Zivkovic de pé direito, para além de um remate anterior do Grimaldo que passou perto do poste, depois de uma tabela com o Pizzi.

Na 2ª parte, continuámos a controlar o jogo e tivemos mais duas enormes oportunidades pelo Rafa, com uma bola picada sobre o guarda-redes que saiu por cima, quando estava sozinho perante ele, e um remate que só não entrou porque o Cristiano defendeu in extremis. O V. Setúbal só criou perigo nos últimos dez minutos, com uma bola na área que o Grimaldo impediu que chegasse ao ponta-de-lança, que só tinha que encostar, e mesmo em cima dos 90’ com a melhor ocasião, em que o Vlachodimos, depois de ficar a meio da viagem, defendeu uma cabeçada do Cádiz. O facto de não termos matado o jogo a tempo colocou-nos vulneráveis a estas situações e livrámo-nos por pouco de um empate que seria injusto.

Em termos individuais, destaque para o Jonas por ter sido o autor do golo, para o Grimaldo por ter estado nos nossos melhores lances na 1ª parte e para o Zivkovic que esteve muito activo praticamente no jogo todo. Uma palavra também para o Vlachodimos, que fez uma defesa decisiva a corrigir o erro de ter falhado uma saída dos postes.

Como os outros dois ganharam em casa por 4-1 (o CRAC frente ao Portimonense e a lagartada frente ao Aves), ficou tudo na mesma na frente, connosco a permanecer a quatro pontos dos azuis e a dois dos verdes.

Uma palavra final para a ESCANDALOSA arbitragem do Sr. Carlos Xistra: foi sempre muito complacente com as inúmeras faltas que o V. Setúbal fez e, como se isso não fosse suficiente, na 1ª parte, o Jonas é projectado para o chão por um defesa e leva cartão amarelo(!), e na 2ª o Zivkovic parte antes do meio-campo(!) e vê um golão de chapéu anulado por fora-de-jogo(!!), e há um agarrão e rasteira ao Rafa, quando estava em boa posição, que nem falta foi! Foram lances a mais para ser só coincidência, mas todos nós já sabemos que o legado dos Carlos Calheiros, Fortunatos Azevedos, José Guímaros, já para não falar do actual presidente da Liga, e afins está bem defendido por este indivíduo.

Sem comentários: