origem

sexta-feira, dezembro 28, 2018

Milagre natalício

Goleámos o Braga por 6-2 no passado domingo e todos nós tivemos uma inesperada prenda de Natal antecipada. De certeza que nem na cabeça do adepto mais optimista estaria um resultado deste calibre contra uma das melhores equipas do campeonato, que, por exemplo, só perdeu em Mordor muito perto do fim do jogo. No entanto, a par do bom jogo que fizemos, tivemos igualmente uma eficácia inusitada o que justifica estes números inimagináveis.

O jogo até principiou equilibrado, mas colocámo-nos em vantagem relativamente cedo (19’) com um golo do Pizzi, que, a partir da esquerda, flectiu para o meio e rematou cruzado sem hipótese para o Tiago Sá. O Braga respondeu com força, atirando uma bola ao poste do meio da rua pelo Fransérgio, um remate à malha lateral pelo Dyego Sousa e noutro lance pelo Ricardo Horta isolado com o Vlachodimos a fazer muito bem a mancha. Nós respondemos com eficácia aos 35’, com o 2-0 pelo Jardel de cabeça num canto, com o guarda-redes contrário a sair muito mal dos postes e a deixar-se antecipar pelo nosso capitão fora da pequena-área. O Sr. Artur Soares Dias ainda esperou pelo VAR, mas o golo foi confirmado, porque falta… só se foi a de jeito do Tiago Sá. Até ao intervalo, ainda poderíamos ter aumentado o marcador, mas o guarda-redes do Braga fez bem a mancha ao Jonas, que estava isolado.

Se a 1ª parte foi muito mexida, o que dizer da 2ª? Nos primeiros nove minutos, houve três golos! Aos 48’, o Grimaldo avançou pela esquerda depois de tabelar com o Cervi, centrou, a bola bateu num adversário e voltou ao Grimaldo, que enganou o guarda-redes com um desvio com o pé direito. Muitos terão pensado que o jogo estava acabado, mas o Braga respondeu aos 51’ com uma cabeçada do Dyedo Sousa a fazer o 1-3, depois de um bom centro da esquerda. Nem deu muito tempo para ver se o golo sofrido nos desestabilizaria, porque fizemos o 4-1 aos 54’ pelo inevitável Jonas, depois de uma boa jogada do Gedson, que isolou o Cervi na esquerda, para este centrar para o Jonas só ter que encostar. Jonas, esse, que saiu pouco depois para entrar o Seferovic, que teve participação fundamental no quinto golo aos 63’, desmarcando o Zivkovic na direita depois de um lançamento lateral, com o sérvio a assistir o Cervi no meio para uma bomba de primeira com o pé esquerdo. Tudo ao primeiro toque! Que maravilha! Aos 67’, o jogo deveria ter acabado com o 6-1: canto na esquerda, jogada do Pizzi que passou por alguns adversários, centrou, um defesa aliviou de cabeça e o André Almeida, de fora da área, de primeira e com o pé esquerdo(!) colocou a bola na gaveta. Se isto não é motivo para acabar logo ali o jogo, então não sei o que será… Era impossível as coisas melhorarem a partir dali! Aos 74’, o Braga reduziu para 2-6 pelo entretanto entrado João Novais, com um remate colocado de pé direito de fora da área. Até final, ainda deu para o Krovinovic ter mais alguns minutos e para o Pizzi tentar um chapéu que saiu ligeiramente por cima.

Em termos individuais, o Cervi merece destaque, porque marcou um golo e participou directamente em mais dois. O Pizzi voltou (FINALMENTE!) às boas exibições e foi importantíssimo para o desbloquear do marcador. Aliás, um dos segredos desta enorme melhoria exibicional foi que os três homens do meio-campo (Pizzi, Gedson e Fejsa) jogaram todos muito bem. O Zivkovic esteve igualmente muito participativo e é um daqueles jogadores de quem se espera sempre algo diferente. O Jonas voltou a marcar e está numa sequência de quatro jogos para o campeonato a fazê-lo consecutivamente.

Onde é que esta exibição esteve escondida? É a grande pergunta do momento. Estou muito curioso para ver se isto tem consequência no futuro ou se foi só “uma vez sem exemplo”. É que, para além de termos ultrapassado o Braga, passámos igualmente a lagartada, que perdeu em Guimarães (0-1). Estamos neste momento em 2º lugar com os mesmos quatro pontos de desvantagem para o CRAC (ganhou em casa 2-1 ao Rio Ave, com outro penalty inacreditável por derrube do Soares a não ser assinalado nem pelo árbitro, nem pelo VAR!). Teremos amanhã o jogo na Vila da Aves para a última jornada da Taça da Liga, onde um empate nos garante um lugar na final four. Veremos como a equipa se vai comportar e se este milagre natalício terá continuação.

Sem comentários: