origem

segunda-feira, dezembro 17, 2018

Confrangedor

Vencemos o Marítimo nos Barreiros por 1-0 e mantivemos a distância para os da frente, que também ganharam (o CRAC por 2-1 nos Açores, frente ao Santa Clara, a lagartada deu a volta em casa frente ao Nacional por 5-2 e o Braga goleou o Feirense por 4-0). Os três pontos foram mesmo o melhor do jogo de ontem, onde voltámos a evidenciar os mesmos problemas de sempre e a exibir um ‘futebol’ perto da indigência.

Defrontámos um adversário em crise de resultados (não ganha desde Setembro) e que tem agora o Petit como técnico, que actua num campo onde não ganhávamos desde o tricampeonato em 2016. Com o Cervi no lugar do lesionado Rafa, revelámos novamente imensas dificuldades em conseguir chegar à área contrária. As combinações não saem, porque é tudo muito lento e previsível. Só o Zivkovic na direita é que ia tentando fazer algo diferente, mas sempre muito só nos seus intentos. O Marítimo justificava o porquê de estar tão mal classificado, mas mesmo assim criou um lance de perigo, com um remate de primeira a passar rente ao poste depois de um centro da direita. Quanto a nós, tivemos uma cabeçada do Cervi à entrada da área, num lance em que o argentino poderia eventualmente ter dominado a bola, um falhanço clamoroso do Pizzi, que rematou na atmosfera, quando estava em boa posição à entrada da área, e dois lances do Grimaldo que proporcionaram defesas ao guarda-redes Abedzadeh, um num livre directo e outro num remate cruzado da esquerda. Em cima do intervalo, um centro de trivela do Cervi na direita tocou ligeiramente num defesa e chegou ao Jonas, que dominou e, quando se preparava para contornar o guarda-redes, foi clamorosamente derrubado por ele. Foi de tal maneira evidente, que nem senti aquela dúvida comum sobre se o árbitro vai marcar ou não penalty. O próprio Jonas encarregou-se da marcação e atirou rasteiro com força para o lado esquerdo do guarda-redes, que se lançou para o lado contrário.

Perante as fragilidades do adversário e em vantagem no marcador, esperava-se que na 2ª parte matássemos o jogo com a expectável subida em campo do Marítimo. Isto aconteceu, mas aquilo não. Tivemos alguns lances em que poderíamos ter criado perigo, mas ou o último passe saía mal ou o remate era fraco. Do lado contrário, houve um cabeceamento que saiu por cima, na sequência de um corte de cabeça falhado do Grimaldo, e nos últimos 10’ o Marítimo remeteu-nos para o nosso meio-campo, com alguns cantos que foram bem resolvidos por nós. Durante o período de compensação, lá conseguimos ter bola e afugentar a pressão.

Em termos individuais, destaque para o Jonas por ter ganho e ter marcado o penalty, e para o Zivkovic, que foi praticamente o único a tentar criar momentos de ruptura no jogo. O Gedson esteve muito interventivo, mas as coisas nem sempre lhe saíam bem. Quanto aos outros dois do meio-campo, reside aí um dos nossos grandes problemas: tanto o Fejsa, como principalmente o Pizzi estão longíssimo da melhor forma. Aliás, neste momento, bola no nº 21 é bola emperrada e já se sabe que vai sair para o lado ou para trás.

Depois do descalabro de Munique, é a 5ª vitória seguida sem sofrer golos. Em condições normais, seria algo que nos poderia dar alento para o resto da época, mas o que (não) se vê em campo faz-nos logo cair na real e perceber que isto vai ser sol de pouca dura. Não se vê evolução nenhuma na equipa, o futebol continua paupérrimo e tem-se a sensação que bastará encontrar um adversário um pouco melhor para as coisas descambarem outra vez. Depois da ida a Montalegre para a Taça a meio da semana, vamos receber o Braga no próximo domingo. Veremos como a equipa se vai portar nesse jogo.

P.S. – Decorreu hoje o sorteio da Liga Europa. Saiu-nos o Galatasaray, uma equipa que, tal como nós, veio da Champions, mais especificamente do grupo do CRAC, que venceu os dois jogos. Ou seja, é inevitável que se vá fazer comparações, que não nos serão nada lisonjeiras, se não os ultrapassarmos. Os turcos foram a última bola a sair, sendo a penúltima o BATE Borisov. Poderíamos, de facto, ter tido mais sorte, mas se em Fevereiro estivermos a jogar o que estamos agora, o nome do adversário é indiferente...

Sem comentários: