origem

terça-feira, dezembro 04, 2018

A luz que nos deu

Goleámos o Feirense no passado sábado por 4-0 no final de uma semana muito sui generis e afastámos a pressão que estava sobre nós, pelo menos no imediato. Depois de uma 1ª parte esforçada, mas sem grandes oportunidades, abrimos o livro na 2ª e voltámos a realizar uma boa exibição. Já não era sem tempo!

A entrada do Zivkovic para o lugar do Cervi foi a única das “mudanças” prometidas pelo Rui Vitória, mas só criámos uma verdadeira oportunidade de golo na etapa inicial pelo Pizzi num livre directo, bem defendido pelo Caio Secco. Durante toda a 1ª parte, ambos os topos estiveram em silêncio (excepto à passagem dos 30’) em protesto por tudo o que se tem vindo a passar. Vieram do 3º anel as vozes que, de vez em quando, iam puxando pela equipa.

A 2ª parte não poderia ter começado melhor com o Jonas a inventar o primeiro golo logo aos 49’, na sequência de um centro do Grimaldo na esquerda, com um toque a fazer levantar a bola e depois um remate cruzado de pé esquerdo sem hipóteses para o guarda-redes. Apesar de estar mal classificado, o Feirense não tinha muitos golos sofridos, mas depois deste nosso tento ruiu como um baralho de cartas. Dois minutos volvidos, o Rafa ganhou bem uma bola sobre um defesa, centrou para o Jonas, mas a bola não foi rasteira o que dificultou o toque do nosso avançado, que a fez ainda tocar no poste, quando estava sozinho perante o guarda-redes. No entanto, e depois de um golo (bem) anulado ao nosso nº 10 por fora-de-jogo, fizemos o segundo aos 63’, num autogolo do Bruno Nascimento, que inseriu a bola na baliza na tentativa de não a deixar chegar ao Jonas, depois de um cruzamento do Rafa na esquerda. Cinco minutos depois, o próprio Rafa aumentou para 3-0 na melhor jogada do desafio: combinação na esquerda entre Zivkovic, Pizzi e Jonas, com este a centrar para a área, onde o Caio Secco não blocou e o Rafa marcou na recarga. Com o jogo ganho, o Rui Vitória começou a fazer substituições e foi o Seferovic a fechar o marcador com um golo à ponta-de-lança aos 89’: centro do Zivkovic na esquerda, o suíço tenta chegar à bola de carrinho, mas não consegue, o guarda-redes não a agarra e o Seferovic levanta-se rápido e marca à meia-volta. Foi uma bela forma de terminar a partida!

Em termos individuais, destaque para o Rafa, pelo golo e pela assistência para o que acabou por ser um autogolo, para o Zivkovic, que também participou activamente em dois golos e para o Jonas por ter papel preponderante noutros dois, um enquanto marcador. O Fejsa subiu imenso de forma, fartou-se de cortar bolas no meio-campo e a equipa pôde jogar muito mais à frente do que tem sido habitual. Isto aliado a uma maior dinâmica de parte de todos, a não deixar o Feirense respirar, especialmente na 2ª parte, deu o resultado que deu. O que é de questionar é o que se passou nos últimos dois meses para não ter sido assim, sendo os jogadores e o treinador os mesmos. Se era tão fácil quanto ligar a luz, poderiam ter avisado muito mais cedo!

Veremos quanto tempo aguenta este balão de oxigénio e se esta exibição terá continuidade nos próximos tempos. É que vêm aí uma série de jogos até final do ano civil e não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar mais pontos, dado que a nossa 2ª volta irá ser muito mais difícil do que a primeira.

Sem comentários: