origem

quinta-feira, março 13, 2008

Péssimo

Eu sei que existem atenuantes (esta semana não foi nada fácil), mas confesso que estou extremamente desiludido com a derrota em Getafe (0-1) que nos eliminou da Taça Uefa. Sinceramente estava à espera da qualificação, mesmo depois da derrota (1-2) na Luz, por uma razão muito simples: o 9º classificado da liga espanhola, que faz a sua estreia nas competições europeias este ano, estava sem 10(!) jogadores. D-E-Z! Fazendo as contas ao contrário, a nós só nos faltavam três titulares (Luisão, David Luiz e Cardozo). Por isso, contava que pudéssemos passar, ou que pelo menos não perdêssemos a partida. Mas nem uma coisa nem outra...

É óbvio que a culpa não é do Chalana. A exibição de hoje, excepção feita aos primeiros 25 minutos, veio na senda do que temos feito nos últimos tempos. Tudo muito denunciado, tudo muito devagar, tudo sem inspiração nenhuma. Alinhámos com dois pontas-de-lança de início, mas o Nuno Gomes não pode estar em forma depois de um mês de baixa e duvido que tenha feito mais que três treinos com o Makukula. O Maxi Pereira voltou ao meio-campo, porém é exasperante a forma como sistematicamente renuncia aos duelos individuais: cada vez que tem um jogador pela frente, passa para o lado ou para trás. No entanto, há que dizer que a entrada do Di María para o seu lugar na 2ª parte só nos prejudicou, porque o argentino está num forma horrível, farta-se de perder bolas e insistir em anódinas jogadas individuais, e perdemos o controlo do meio-campo com a saída do uruguaio. O Petit também não está nem podia estar a 100% e o Rui Costa não aguenta duas vezes 90 minutos em três dias. Como o C. Rodríguez está longe do que já fez, pode depreender-se que a nossa exibição foi muito fraca. Podemos sempre argumentar que, se a bola do Makukula ao poste aos seis minutos tem entrado, o jogo seria diferente, mas em 90 minutos criar duas verdadeiras oportunidades de golo (juntamente com o remate do Rui Costa na 2ª parte) é muito pouco.

Saímos de forma inglória de uma competição em que tínhamos obrigação de ir mais longe. Ainda por cima com duas derrotas. Tenho bastante medo que a época se arraste penosamente até final, quando ainda temos dois objectivos a cumprir. Desejo sinceramente que este ano ajude a uma profunda reflexão sobre o nosso futuro desportivo, porque foram cometidos VÁRIOS erros básicos que nos conduziram a este triste estado. Melhores dias virão (espero...).

9 comentários:

Pulha Garcia disse...

Rui Costa (o tal que a "malta" adora mas que ainda não se consciencializou que torna o meio-campo lento, pouco competitivo e que desaparece sempre nos grandes jogos), Maxi Pereira, Nélson, Edcarlos, Nuno Gomes...meia equipa medíocre e lenta (só esta noite porque ainda poderíamos falar de talentos como Luis Filipe, Nuno Assis, Zoro, etc) acham que vamos ganhar o quê? Não tragam alguém que mande uns berros no balneário e depois digam que o azar dura dez anos...

Anónimo disse...

A partir de hoje, por estes lados de onde estou, mutias cabeças vão rolar se se meterem comigo. O 'ataque' dos lagartos e tripeiros espera-se a qualquer momento por isso, vamos-nos por a pau porque comigo, sendo como sou, ou é pancada verbal ou fisica.

Um Benfiquista magoado, triste, deprimido e com vontade de dar cabo de alguém!

Rui Branco disse...

Carissimos, isto esta pelas pontas, ou metem o LFV a mexer, ou então isto acaba lá no fundo, para a semana Marítimo, ainda vamos ao Dragão e ao Bessa... uiii Nem quero imaginar!!! Isto vai ser a doer até ao fim!!! É tipo Titanic, muito bom e tal, mas...

BP disse...

Epa ja disse tudo o que tinha a dizer la no estamine. e nem tenho muita vontade de escrever. foi mau demais! nao aceito é que digam q a culpa do jogo do Benfica ser lento é do Rui Costa. Não aceito mesmo. Gostaria ele de ter alguem que se movimentasse ou percebesse os seus passes!

Anónimo disse...

Benfica: Petição de indignação

http://www.PetitionOnline.com/Glorioso/petition.html


Depois da exibição vergonhosa desta noite do Sport Lisboa e Benfica frente ao Getafe, decidi manifestar a minha indignação relativamente à actual situação do clube. Penso que muitos adeptos do Benfica partilham, neste momento, a mesma preocupação e, por isso, temos de fazer ouvir as nossas opiniões junto dos que têm poder de decisão dentro do clube. Os sócios, adeptos e simpatizantes são a alma do Benfica e não podemos permitir que certas situações continuem a acontecer de forma descarada e que conduzem à desmobilização em torno da equipa de futebol. Se não há uma onda de vitórias e títulos não conquistamos novos adeptos e o clube poderá entrar em queda em termos de popularidade.

O treinador espanhol José António Camacho falou em falta de motivação dos jogadores (inexplicável como isto pode acontecer) na hora da sua saída e o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, prometeu que o grupo iria dar o seu melhor no jogo contra o Getafe. Ora isso esteve muito longe de acontecer esta noite, dia 12 de Março de 2008.

Há jogadores que não podem continuar a representar o Benfica. São uma ofensa para a instituição pelo seu fraquíssimo rendimento. Luís Filipe, Maxi Pereira, Edcarlos, Makukula, Di Maria e Nuno Gomes serão os casos mais flagrantes.

Em termos de gestão de plantel, o guarda-redes alemão Hans-Jörg Butt nunca devia ter sido contratado. O ordenado chorudo que se paga a esse jogador dava para segurar outros atletas de muita maior importância. Defendo, como outros benfiquistas, que é preferível aumentar o salário a jogadores como Simão Sabrosa (saiu para o Atlético de Madrid) ou Fabrizio Miccoli (está no Palermo) do que ter três ou quatro futebolistas de nível medíocre no plantel. Depois defendo a aposta nos juniores (discordo relativamente ao excesso de estrangeiros no actual plantel – situação a rever) em vez de Maxi Pereira e companhia.

Depois, pessoalmente, até simpatizo com Pedro Mantorras. É um jogador que mexe com as bancadas e tem sido até talismã em alguns jogos, mas está na altura de dizer aos adeptos se Mantorras pode jogar ou não os 90 minutos. Caso contrário, o Benfica não pode continuar a ser o abono de família do futebolista. Parece-me claramente protegido pelo presidente Luís Filipe Vieira. Está na altura de sair.

Falando do Sr. Luís Filipe Vieira, disse que esta era a melhor equipa dos últimos 10 anos, mas não é isso que estamos a assistir, antes pelo contrário. Deve explicações claras aos sócios e não andar com rodeios, falando em segundos objectivos. É verdade que o Sr. Luís Filipe Vieira continuou com o trabalho de recuperação financeira do clube, iniciado por Manuel Vilarinho, mas o problema é que prometeu títulos nos últimos anos e que íamos dominar o futebol português.
Vencemos um campeonato com Giovanni Trapattoni e uma Supertaça Cândido de Oliveira com Ronald Koeman, mas Fernando Santos não ganhou qualquer troféu, sendo que esta época muito dificilmente conseguirá o único troféu disponível (Taça de Portugal). Estamos a jogar muito mal e é preciso mudanças de fundo. É preciso lembrar que estamos a 14 pontos do FC Porto, repito 14!
Os adeptos querem títulos, mas também penso que querem estar na luta até ao final, ter uma equipa competitiva e o Benfica não tem. Depois contratámos um avançado (péssimo) e um defesa-esquerdo (poderá ter alguma qualidade) na reabertura de mercado de transferências, mas não temos um único extremo-direito de raiz no plantel. Isto tem algum nexo? Que gestão é esta?

Coloco igualmente em causa a decisão do Sr. Luís Filipe Vieira de dar trabalho a adeptos de outros clubes. Existem benfiquistas tão ou mais profissionais do que certos elementos que estão à enriquecer à custa do Benfica. Diria mesmo a minar o clube. Está, na altura, de acabar com essa situação. O Benfica é dos benfiquistas.

Outra questão é a dos lesionados. Nos últimos anos temos tido bastante jogadores com lesões. É necessário tentar inverter esta situação, verificar o que está mal na preparação dos atletas, pois é um ponto essencial no futebol actual.

Por fim, ressalvo que não pretendo qualquer tipo de protagonismo com esta petição. Fiquei apenas bastante chateado com o jogo de hoje e espero que todos os benfiquistas manifestam a sua indignação em relação ao actual estado de coisas. Com outra capacidade de decisão, espero que os sócios (já fui também) compareçam nas Assembleias-Gerais e demonstrem a sua força, tal como fizeram recentemente. É que os presidentes, dirigentes, treinadores e jogadores passam, mas os adeptos continuam. Não vamos deixar morrer o BENFICA. FORÇA BENFICA. Subscrevam!

Saudações benfiquistas

Paulo disse...

Pior do que isto, é impossível. Foi um verdadeiro pesadelo e uma vergonha para todos nós.

O grandes culpados por esta gestão danosa do clube, têm de ser responsabilizados. Doa a quem doer!

tma disse...

A propósito da "lentidão" do Rui Costa, lembro-me sempre que o treinador do Copenhaga disse, no final do jogo da 1ª mão da pré-eliminatória da CL deste ano, que as jogadas do Rui Costa são demasiado inteligentes para os jogadores do Benfica...
(note-se que na altura o treinador ainda era o Fernando Santos - diga-se também que com o Camacho isto em nada melhorou).

Quanto ao resto: muito deprimente.

Tiagojcs disse...

Deprimente é o termo correcto realmente para adjectivar a exibição do Benfica , ou melhor as exibições do Benfica .

Não se percebe que chegando-se a esta altura seja possivel a actual realidade de um clube como o Glorioso .

que venha o Mozer ou alguem capaz de gritar , barafustar e relembrar os pregaminhos do Benfica a essa cambada de incompetentes

http://catedraldapalavra.blogspot.com

Sorrisos em Alta disse...

Espero que venham bem depressa!!!
Mas a esperança é pouca (até porque é verde, não é?) ;o)

Abraço benfiquista