origem

sábado, agosto 04, 2007

Lento

Ok, eu sei que vamos ter dois jogos em três dias, mas a velocidade que apresentámos hoje (na continuação da que temos mostrado em jogos anteriores) no empate 0-0 frente ao Bétis é demasiado baixa para quem daqui a 10 dias vai jogar a 1ª mão da pré-eliminatória da Champions. O aspecto positivo é que não sofremos golos, mas em termos atacantes sentiu-se demasiado a falta do Cardozo (lesionado).

Padecemos de um mal congénito que é a falta de aceleração no meio-campo atacante, o que impossibilita a criação de desequilíbrios, já que damos imenso tempo à defesa contrária para se organizar. Na 1ª parte ainda tivemos duas ou três jogadas interessantes, mas não pusemos à prova o guarda-redes, porque os remates saíram invariavelmente ao lado ou por cima. Na 2ª estivemos pior, facto a que não será alheio as substituições que fizemos. Controlámos razoavelmente o ataque contrário que também não me pareceu muito forte, mas sentimos sempre imensas dificuldades para construir jogo atacante, quer no modelo 4-3-3 quer no 4-4-2 em losango. Falta um jogador que desequilibre em velocidade, que espero seja o caso do Di Maria ou do Adu.

Em termos individuais mais uma vez não houve ninguém que se salientasse muito. O melhor terá sido o David Luiz, que se mostra em bastante melhor forma que o Luisão, que hoje se fartou de complicar. O Manuel Fernandes é o nosso melhor reforço este ano e esteve a um nível semelhante ao dos jogos anteriores, o que é bom. O Nélson, finalmente com concorrência, vai ter que melhorar rapidamente, porque a continuar a oferecer bolas ao adversário na nossa zona defensiva perderá rapidamente o lugar para o Luís Filipe, que entrou bem na 2ª parte e fez dois bons centros (espero que sejam para continuar). O Petit só jogou a 1ª parte, mas entre ele e o Katsouranis, que o substituiu, não se notaram grandes diferenças. O Rui Costa, ao invés, jogou os 90’ e não esteve mal, mas a partir de metade da 2ª parte baixou claramente o nível. No ataque, o Dabao entrou de início, mas mostrou que ainda precisa de ser trabalhado. O Mantorras, que alinhou nos segundos 45 minutos, esteve mais em jogo, mas continua trapalhão. Como extremos alinharam o Fábio Coentrão e o Bergessio. O português voltou a mostrar bons pormenores, embora tenha que se mentalizar que é melhor rematar à baliza do que se atirar para o chão, enquanto o argentino me continua a desiludir. Provavelmente não será extremo-direito, mas é um jogador que joga demasiado ao primeiro toque, libertando-se rapidamente da bola, quando a posição em que alinha requer que por vezes a conserve mais. No entanto, há que dizer que luta durante o tempo todo. O Zoro, que entrou ao intervalo para o lugar do Luisão, até estava a fazer uma partida razoável (dentro do seu estilo varredor) quando teve uma lesão muscular e o Butt praticamente não teve trabalho. Nos penalties no final do jogo também houve empate 4-4, tendo o Butt defendido um e o Miguelito falhado o último que nos daria a vitória.

No domingo defrontamos os lagartos e é bom que a qualidade do nosso futebol melhore. Já se sabe que uma partida frente a eles nunca é somente mais um jogo e será bom que não repitamos a gracinha do ano passado.

P.S. 1 – Vamos defrontar o Copenhaga ou o Beitar de Jerusalém na pré-eliminatória da Champions. Os dinamarqueses estão em vantagem, porque ganharam por 1-0 e são os favoritos. Para além disso, têm mais rodagem, porque já vão com três jornadas no seu campeonato. Continuam com o Grønkjær e o Allbäck, mas nós d
efrontámo-los no ano passado e mostrámos que somos mais fortes. Qualquer que seja o adversário, temos OBRIGAÇÃO de o ultrapassar. É preciso conseguir um bom resultado na 1ª mão (em casa) para fazer uma viagem sossegada na 2ª.

P.S. 2 – O “seu a seu dono”. Disse aqui que achava que o Di Maria não seria o jogador que iria fazer comprar mais cativos. Mas o jogador que o presidente referiu nessa conversa, percebeu-se agora, era o Freddy Adu. E espero sinceramente que ele seja mesmo capaz de levantar o estádio.

Sem comentários: