origem

terça-feira, maio 03, 2005

O novo cartão de sócio

Recebi com bastante expectativa a carta enviada pelo Benfica aos associados a comunicar-lhes a renumeração por ocasião do lançamento do novo cartão de sócio. Baixei mais de 4.000 números, pelo que agora estou na casa dos 8.000. O meu irmão passou dos 28.000 para os 19.000, o meu pai baixou cerca de 1.000 e está na casa dos 1.500 e o meu avô passou dos 900 para os 300. Nada mau para uma família de benfiquistas!

Vem isto tudo a propósito da confusão que me faz ver adeptos do Benfica que não são sócios. E não estou a falar de pessoas que gostam do Benfica, mas que só vêem os jogos de vez em quando. Refiro-me àqueles que vêem os jogos todos e que muitas vezes até vão ao estádio. O discurso é quase sempre o mesmo: “porque é que eu hei-de dar dinheiro àqueles gajos?!” Alguns dos que pensam isto são, como dizia a Leonor Pinhão aqui há tempos, adeptos que quando o Benfica ganha dizem “ganhámos”, mas quando perde dizem “eles perderam”. Ou seja, são mais do Benfica nas horas boas e menos nas horas más.

É obrigatório um adepto ser sócio? Claro que não, mas ao sê-lo está a ajudar o clube de que diz gostar, a dar-lhe mais meios (através do pagamento das quotas) para que este lhe retribua em alegrias desportivas. Pode haver quem tenha a atitude política de não querer ser associado de nada, mas eu acho que quem não é sócio tem menos legitimidade para ir para o estádio e protestar com a equipa ou os jogadores. Protestar com quê, se não contribui com nada para que as coisas possam melhorar? É uma questão monetária? Vejamos: as quotas são 12,5€/mês, ou seja cinco maços de tabaco, ou oito dias a beber três bicas/dia, ou 2,5 bilhetes de cinema. Não me parece que sejam assim tão caras...

E, agora, o
novo cartão de sócio dará uma série de descontos que poderá compensar o dinheiro gasto nas quotas. Segundo os jornais, o Benfica já acordou parcerias com a Repsol (3 cêntimos de desconto por litro), McDonald's, BES, BIC, Tranquilidade, CTT, TBZ e outros a anunciar brevemente. Brevemente será lançado o "kit novo sócio", a 55€ (4 meses de sócio + 5€ da emissão do cartão). A campanha permite ao adepto associar-se e ainda usufruir de dois bilhetes para dois jogos na Luz (excluindo contra o clube regional e lagartos) e uma visita guiada ao estádio. E, claro, os bilhetes de jogo para sócios são consideravelmente mais baratos dos que os para não-sócios.

“Porque é que hei-de dar dinheiro àqueles gajos?” Temos que ser justos e considerar que esta direcção está a fazer um excelente trabalho no clube: novo estádio e complexo desportivo (dois novos pavilhões, piscinas, etc.), dívidas antigas saldadas, equipas mais competitivas nas modalidades amadoras (por exemplo, dobradinha no voleibol e no futsal). E, em relação ao que mais nos toca, compare-se a equipa de futebol destes últimos 2/3 anos com as de meados/finais dos anos 90....

Pertencer ao maior clube português e a um dos maiores do mundo? Como é que se pode recusar?!

Sem comentários: