origem

segunda-feira, outubro 21, 2019

Normal

Vencemos o Cova da Piedade em Almada (4-0) na 6ª feira e qualificámo-nos para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. Foi uma vitória natural e expectável, mas que só se confirmou em pleno na 2ª parte.

Depois da paragem para as eleições e selecção, o Bruno Lage utilizou naturalmente grande parte dos titulares, até porque vem aí um jogo muito importante frente ao Lyon. No entanto, a 1ª parte foi muito lenta, na senda do que vínhamos fazendo até agora. O Cova da Piedade fechou-se muito bem na defesa, embora raramente tenha passado de meio-campo. Quando se esperava um nulo ao intervalo, abrimos o marcador em cima dos 45’ através do Pizzi, depois de uma boa tabelinha com o Carlos Vinícius, numa das poucas jogadas de jeito que fizemos na 1ª parte. O próprio Pizzi já tinha falhado escandalosamente um golo praticamente feito, em que foi isolado pelo mesmo C. Vinícius e permitiu a defesa do guarda-redes.

A 2ª parte foi bem mais tranquila, não só porque já estávamos a ganhar, como principalmente pelo facto de termos marcado o segundo golo logo aos 49’: bis do Pizzi, numa recarga a um remate do Raúl de Tomás, defendido para a frente pelo guarda-redes. A eliminatória ficou decidida e a dúvida era saber quantos golos marcaríamos. Aos 64’, fizemos o terceiro através do C. Vinícius na sequência de um engano do Caio Lucas, que conseguiu (ao menos uma vez na vida!) ganhar uma bola a um adversário na linha, tendo tirado partido de uma tabela involuntária com as pernas dele (claro... só assim é que conseguiu!). O jogo ainda deu para o regresso do Florentino, depois da malfadada lesão em Braga e fechámos o marcador já na compensação com novo golo do C. Vinícius, num remate muito forte, depois de uma boa insistência do entretanto entrado Gedson.

Em termos individuais, destaque para os marcadores dos dois golos, Pizzi e C. Vinícius, com o brasileiro a manter uma média muito interessante de golos por minutos. Tirando os golos, o melhor para mim foi o Samaris, com muito mais dinâmica do que em jogos anteriores, sempre em cima do lances e a recuperar inúmeras bolas. O Raúl de Tomás continua com uma relação difícil com a baliza, ou é o guarda-redes, ou um defesa ou o remate que é fraco demais, ou tem mais azares que os outros avançados todos juntos. É provavelmente tudo isso, mas lá que está a ser difícil marcar lá isso está. Quanto ao Caio Lucas, acho que já se pode dizer que preenchemos o mínimo exigível no âmbito da “quota Carrilho” e em Dezembro poderemos desejar-lhe “boa sorte para o resto da carreira”. Não dá mesmo.

Veremos o que nos reserva a próxima eliminatória da Taça, mas agora está na altura de nos concentrarmos na Champions, porque vem aí um jogo decisivo para a continuidade nas provas europeias e seria muito mau que assistíssemos à Europa no sofá em 2020. O que será o desfecho mais provável caso não ganhemos ao Lyon.

Sem comentários: