origem

quinta-feira, outubro 31, 2019

Melhoria

Goleámos ontem o Portimonense por 4-0 e, com o inesperado empate do CRAC no Marítimo (1-1), ficámos isolados no 1º lugar do campeonato, dois pontos à frente deles e do Famalicão. Foi uma partida que valeu essencialmente pela 2ª parte, já que a 1ª foi (infelizmente) muito parecida com as que temos vindo a efectuar.

Com a catrefada de jogos em poucos dias, o Bruno Lage fez cinco alterações no onze em relação ao Tondela: entraram o Jardel, Samaris, Gedson, Chiquinho e Carlos Vinícius para os lugares do Ferro, Florentino, Pizzi, Taarabt e Seferovic. E o que se pode dizer é que, apesar destas mudanças, durante a 1ª parte não se notou nada de novo. Dinâmica muito fraca, velocidade perto do zero, muitas dificuldades em criar perigo, foi tudo mais do mesmo. A boa notícia é que estamos melhor em termos defensivos, porque o Portimonense só teve uma verdadeira oportunidade, logo aos 11’ num remate rasteiro depois de um cruzamento da direita, que o Vlachodimos defendeu com os pés. Aos 17’ inaugurámos o marcador, depois de um canto do Chiquinho na direita, desvio do Gabriel ao primeiro poste e cabeçada forte do André Almeida ao segundo, sem hipóteses para o Ricardo Ferreira. E ficámos por aqui na 1ª parte, tal e qual como frente ao Tondela deixámos de jogar depois de marcar o golo.

A 2ª parte não poderia ter começado melhor com o 2-0 logo aos 47’: canto na direita novamente pelo Grimaldo, cabeçada em balão do André Almeida à barra, bola sobra novamente para o Grimaldo, que faz outro centro para o Rúben Dias se antecipar a um defesa e fuzilar o guarda-redes. A partir daqui, é natural que o jogo se tenha tornado mais fácil, mas o Benfica fez finalmente aquilo que não tem feito nos últimos jogos: saídas rápidas em transição desde a defesa, que naturalmente dão azo a oportunidades de golo. Parece simples, mas não o tem sido. Assim aconteceu pelo Chiquinho, depois de jogada do Cervi na esquerda, que rematou para uma defesa a dois tempos do guarda-redes. O Portimonense tentou respondeu, mas estivemos sempre bem na defesa, com o Vlachodimos a resolver as poucas bolas que lhe chegavam. Aos 63’, nova assistência do Grimaldo para novo golo do Benfica, com o C. Vinícius a deixar a bola passar ao seu lado em velocidade, a ganhar posição frente ao último defesa e a contornar o guarda-redes para fazer o 3-0. Decorrente do lance, sentiu uma cãibra, foi assistido e voltou ao campo aos 65’ para fazer o seu bis e o 4-0, desta feita depois de um passe de trivela do Chiquinho, com o brasileiro a rematar na passada. Até final, falhámos a manita pelo Gedson, com uma defesa do Ricardo Ferreira que se ia tornando num frango descomunal, e pelo entretanto entrado Jota, numa cabeçada por cima, depois de um centro largo do André Almeida.

Em termos individuais, destaque óbvio para o C. Vinícius com o seu bis, que lhe deve ter garantido o lugar de titular nos próximos jogos, para o Grimaldo, porque fez as assistências para os três primeiros golos, para o Samaris no meio-campo (não percebi porque é que depois do bom jogo na Taça ficou na bancada nos dois jogos seguintes) e para o Cervi, que vai melhorando de jogo para jogo (só lhe falta voltar a ser mais incisivo no ataque). O Chiquinho também esteve bem, especialmente na 2ª parte, mas precisa de afinar mais o remate. Quanto aos menos, novo jogo negativo do Gedson, que parece muito pouco à-vontade no lugar de extremo-direito.

Saímos todos satisfeitos do estádio e com desejo que isto seja a retoma exibicional tão ansiada. Teremos já no sábado a possibilidade de confirmar isto, com a recepção ao Rio Ave. Caso não aconteça, que ao menos ganhemos para manter a liderança isolada.

Sem comentários: