origem

sábado, agosto 29, 2009

Sorteio da Liga Europa

Mesmo sendo cabeças-de-série, ficámos num dos grupos mais forte desta Europa League. Mas, se queremos ter pretenções de ganhar a competição (como eu acho que podemos ter), há que estar preparado para qualquer adversário. Everton, AEK Atenas e Bate Borisov são quem nos calhou em sorte.

O mais conhecido e teoricamente mais difícil é o emblema de Liverpool que, ao menos, irá garantir uma boa receita de bilheteira para os nossos cofres (e para os cofres de todos os vendedores de cerveja de Lisboa...). Acho que temos potencial para lhes ganhar, apesar de tradicionalmente não termos muita sorte com equipas inglesas (o Manchester United e o Liverpool nos últimos anos foram excepção). Os gregos são uma equipa que vive na sombras dos gigantes locais Olympiakos e Panathinaikos e, apesar do ambiente sempre complicado, somos favoritos nos dois jogos. Quantos aos bielorrussos, atenção, porque eles no ano passado empataram os dois jogos com a Juventus para a Champions. Não podemos facilitar e espero que os jogadores não se esqueçam tão cedo do jogo em Poltava...

Um aspecto que nos favoreceu foi a ordem dos jogos: começamos em casa com o teoricamente mais fraco para conseguirmos logo os primeiros três pontos. Os jogos com os ingleses são os do meio da competição, o que é bom, porque o 5º e o 6º jogo são, respectivamente, depois da ida ao WC e antes da recepção ao CRAC. Portanto, ainda bem que nos livrámos de defrontar a equipa mais forte nessas datas. Só é mau ir à Bielorrúsia em Dezembro, mas já fomos a Donetsk nessa altura e ganhámos. Terminamos o apuramento em casa frente ao AEK Atenas, o que nos dá teórica vantagem no caso de ainda estarmos a lutar pela qualificação.

Mas isto é tudo teoria, na prática é que se vai ver se temos estofo de campeão ou não. No ano passado, também fiquei contente com o grupo que nos calhou e depois foi a desgraça que foi.

Sem comentários: