origem

segunda-feira, setembro 03, 2007

A subir

Vencemos hoje o Nacional na Madeira por 3-0 conseguindo assim a primeira vitória para o campeonato. O resultado foi justíssimo mas escasso, já que tivemos pelo menos mais duas flagrantes oportunidades (Cardozo e Nuno Gomes) para marcar. O Nacional mostrou muito pouco e a continuar assim é um sério candidato a descer de divisão.

Com a lesão do Nélson, recuou o Luís Filipe para defesa-direito e entrou um dos novos reforços uruguaios, o Maximiliano Pereira, para o lado direito do ataque. Entrámos muito bem na partida e deveríamos ter marcado logo aos 2’, quando depois de uma óptima jogada do Di Maria (já não há dúvidas que é um GRANDE reforço), o Cardozo isolado frente ao guarda-redes permitiu a defesa deste. Foi um falhanço inacreditável, pior do que o do Nuno Gomes frente ao Guimarães. Mas o paraguaio redimiu-se aos 17’ quando aproveitou uma má reposição do Diego Benaglio, guarda-redes do Nacional, num pontapé de baliza livre na sua área para dominar de peito e ainda fora-da-área conseguir batê-lo. Marcámos relativamente cedo e pensei que poderíamos ter um jogo descansado. Infelizmente isto não aconteceu na 1ª parte, porque a partir daqui praticamente deixámos de atacar, não conseguindo manter a posse de bola nem construir jogadas. Deixámos o Nacional aproximar-se da nossa área e o Quim por duas vezes salvou-nos do empate. Estávamos na ronha de uma maneira incompreensível, porque não se pode fazer a “gestão” de um resultado de 1-0. O que vale é que o nosso treinador não anda a dormir e no final da partida disse isso mesmo, que não tinha gostado nada da nossa 1ª parte.

Os primeiros 8’ da 2ª parte não trouxeram grandes modificações no desenrolar do jogo, mas a partir daqui tudo mudou. Começámos finalmente a “jogar futebol” (tal como disse o Camacho) e as oportunidades foram surgindo. O Di Maria fez um bom centro para um remate por cima do Nuno Gomes, outro para um falhanço incrível do mesmo Nuno Gomes de cabeça e o Maxi Pereira numa boa jogada individual teve um bom remate defendido pelo guarda-redes. Pouco depois o Nacional teve o único remate perigoso num lance em que há um empurrão nítido ao Katsouranis (aliás, a arbitragem do Sr. Bruno Paixão foi muito habilidosa, qualquer encosto a um jogador do Nacional era falta). Aos 70’ o maestro mostrou porque é que ainda é muito cedo para se pensar nele como director-desportivo para o ano que vem. Tirou três(!) adversários do caminho e rematou cruzado fora da área para o 2-0. Eu sei que a época é longa e ainda está muito no início, mas prefiro vê-lo no campo do que na secretária. Não acharei lógico que se reforme um jogador que ainda é titular da equipa. O jogo estava ganho, mas a equipa continuava a trocar bem a bola e a sair para o ataque. A 15’ do fim outra boa iniciativa do Maxi Pereira resultou num penalty indiscutível a nosso favor e o Cardozo aproveitou para fazer o seu 2º golo, com um remate que fez a bola bater na rede e depois sair da grande-área! Até final, tivemos mais hipóteses pelo Di Maria, com recarga do Cardozo, e pelo Cristián Rodríguez (que entretanto tinha entrado), mas o resultado manteve-se.

Individualmente há que destacar o Cardozo (dois golos e mais dois remates perigosos), o Katsouranis (que senhor na defesa!), o Rui Costa (a classe do costume), o Petit (mais uma vez o meio-campo foi todo dele, especialmente na 2ª parte) e o Di Maria (que promete ser um caso sério, só lhe falta ter um bocado mais de timing a soltar algumas bolas) . Mas toda a equipa esteve em bom plano no 2º tempo e o Miguel Vítor fez mais um jogo sem grandes problemas (excepção feita ao amarelo que levou por uma entrada a destempo). O Maxi Pereira esteve muito discreto nos primeiros 45’, mas gostei do que vi na 2ª parte: bom domínio de bola (e algumas delas eram bem difíceis), passa sempre pela certa, incorpora-se bem no ataque e não tem medo de rematar à baliza. Ah, e tem a grande vantagem de ser mesmo extremo-direito! O Cristián Rodríguez só jogou meia-hora em vez do Nuno Gomes (que ou começa a marcar golos rapidamente ou arrisca-se a perder o lugar na equipa) e pelo menos mostrou que não é cepo. Há que vê-lo durante mais tempo.

O campeonato vai parar duas semanas por causa da selecção e isso é bom para nós para se poder fazer melhor a integração dos novos jogadores, mas a 2ª parte de hoje deixou-me animado. E gostei especialmente das declarações do Camacho no final da partida ao não embandeirar em arco com a vitória e a colocar o dedo na ferida sobre a má 1ª parte. Parece que estamos a entrar no bom caminho e só é pena os quatro pontos que já desperdiçámos...


P.S. 1 – Grande vitória do clube regional em Leiria por 3-0. Já não lhes bastava não terem aceite adiar o jogo (claro, num clube não olha a meios para atingir os fins é de esperar tudo), como agora também lhes é permitido marcar golos depois de centros feitos de fora do campo, não é Sr. João Vilas Boas? Há ANOS que é assim: enormes ajudas no início do campeonato, que depois mais para a frente já ninguém se lembra (ou tenta não lembrar). Não é o meu caso. Ah, pela 2ª jornada consecutiva viu um jogador do clube que defronta na jornada seguinte (o Makukula do Marítimo) ser expulso: são daquelas coincidências que também só lhes acontece a eles...

P.S. 2 - Uma semana, dois campeões do mundo: Parabéns, Vanessa Fernandes!

6 comentários:

Anónimo disse...

NACIONAL – BENFICA
Ganhámos definitivamente um extremo -esquerdo. Ou muito me engano ou vamos aqui ter uma revelação com Di Maria. Quanto ao lado direito, ainda tenho esperanças em Luís Filipe.... Ah e parece que também ganhámos um ala direito....Aquela segunda parte de Maxi Pereira é de jogador.

P.S: Será impressão minha ou eu ainda não ouvi criticas às entradas de Quaresma e Bosingwa no jogo Porto – Sporting por parte dos dirigentes leoninos? Será impressão minha ou Quaresma teve mais uma entrada a matar a um jogador do Leiria? Será impressão minha ou Makukula (Marítimo) foi expulso e não pode jogar com o Porto? Será impressão minha ou já foram perdoadas duas grandes penalidades a adversários do Benfica: Nuno Assis no Bessa com o Leixões e cotovelada de Ezequias (jogador do F.C. Porto) e Fábio Coentrão com o Guimarães? Quanto ao primeiro caso, até não foi mau já que possibilitou que Camacho viesse para o Benfica.
Será impressão minha ou Pepe já tem dois cartões amarelos e um vermelho com pouco mais de um mês em Espanha? Curioso, não é?

Maluco do Futebol

Anónimo disse...

...Será impressão minha ou o porco da costa já está atrás das grades...

Ricardo disse...

Se queres fazer a perseguição àqueles que, de facto, mandaram (mandam?) no futebol, através de máfias e conluios, acho muito bem. No vídeo de cima, percebe-se bem a vergonha que foram os anos 90 no nosso futebol. Agora... com coerência. O FCP teve aos dois minutos um golo mal anulado ao Bruno Alves. Só com isenção podemos pedir a mesma. Abraço.

Anónimo disse...

Cada vez tenho mais pena de vcs.
Quanto mais sofres mais eu fco contente.

Anónimo disse...

Vocês benfas são realmente ridiculos...

Falam do golo cujo centro foi feito com a bola fora do campo mas não falam do golo anulado aos 3 min porque???

E se falam da expulsão do Makukula porque não falam então da expulsão do Gilmar??? Sabem contra quem vai jogar o clube do Gilmar??? Puta que pariu, deixem-se de merdas.. Foram expulsos e bem. Se vão jogar contra A ou B na jornada a seguir que se vai fazer? Processar quem sorteou os jogos da Liga?

Que cambada de intelectuais...

S.L.B. disse...

Anónimo (01:18): essa tua última frase é fantástica. Define-te enquanto pessoa...