origem

segunda-feira, março 07, 2005

Nacional - 0 - Benfica - 1

O Nuno Gomes é dos meus jogadores preferidos. Sempre lhe admirei o espírito combativo, a generosidade, a técnica, a capacidade para fazer tabelinhas (como poucos pontas-de-lança a nível mundial sabem fazer) e a capacidade concretizadora. Todavia, nos últimos tempos, a sua moral tem andado muito em baixo. A falta de golos que tem revelado, desde que voltou para o Glorioso, é certamente o maior motivo para este abaixamento de forma. Claro está que, desde que voltou, ainda não conseguiu fazer uma época completa sem lesões. Mas a sua maneira de jogar tem vindo a alterar-se e, a meu ver, com consequências negativas. Hoje em dia usa e abusa das tabelinhas e remata muito menos vezes do que antigamente. Aliás deve ser dos pontas-de-lança mundiais com maior grau de eficácia, porque quando remata à baliza é quase sempre golo. O que, concretizando menos de 10 golos/época, demonstra a pouca quantidade de vezes que visa a baliza. Ainda por cima, o seu remate é geralmente bastante colocado, pelo que não percebo porque é que não tenta com mais frequência. Isto tudo para dizer quanto fiquei contente pelo golo de ontem (ainda por cima de cabeça) e quanto fiquei triste pela sua (nova) lesão, que o vai impedir de jogar nos próximos jogos.

Quanto ao jogo, acabámos por ter sorte no penalty falhado pelo Adriano (inacreditável a forma como o Quim faz falta num lance em que o jogador adversário iria ficar quase sem ângulo para marcar; Moreira, onde estás?!) e no penalty não assinalado. Aliás não percebo porque é que o Dos Santos insiste em fazer penalties em jogadas sem grande perigo (já em Bruxelas o fez). De qualquer maneira, seria uma grande injustiça não ganharmos o jogo depois de pelo menos quatro oportunidades claríssimas (Simão, Geovanni, Petit e Nuno Assis). Fizemos um jogo bastante bom, na sequência do jogo do Dragon. Jogamos bastante melhor fora do que em casa e estamos a sair muito rápido para o contra-ataque, ao contrário do que tínhamos feito até há bem pouco tempo, o que nos permite criar lances de bastante perigo. Será que entrámos no bom caminho?

P.S. – O Sokota marcou quatro golos na equipa B. Mesmo sabendo que não continuará para a próxima época e que, se calhar, irá para um clube rival quem é que perde mais em não o ter na equipa principal? Ele, que continua a receber o ordenado, ou o Benfica que tem o Delibasic (que nem convocado é) para o substituir?

Sem comentários: