origem

terça-feira, janeiro 31, 2017

Zero

Perdemos em Setúbal por 0-1 e ficámos só com um ponto de vantagem para o CRAC no 2º lugar. Parece quase impossível que ainda há três semanas tenhamos tido uma dupla vitória em Guimarães, que alargou a nossa diferença para seis pontos, com a perspectiva de ter quatro jogos em casa nos seguintes cinco e assim poder aumentá-la, e apenas três partidas depois estejamos agora nesta situação. Atravessamos indiscutivelmente a pior fase da época e o futuro não está nada risonho.

Claro que tudo poderia ter sido diferente se os remates do Mitroglou e do Cervi não tivessem passado a rasar o poste nos primeiros cinco minutos. O V. Setúbal demonstrava muito mais garra do que nós na disputa da bola e marcou o golo na primeira vez que foi à nossa baliza: escorregadela comprometedora do Lindelof e, na sequência da jogada, há um centro para a área, o Luisão ficou nas covas e o Zé Manuel (emprestado pelo CRAC) cabeceou sem hipóteses para o Ederson. Estávamos no 21’, mas tive logo a sensação de que, se não marcássemos até ao intervalo, as coisas ficariam muito feias. Tivemos um remate perigoso do Pizzi por cima e um cabeceamento em balão do Luisão que um defesa tirou sobre a linha, mas na maior parte do tempo não conseguíamos imprimir velocidade no ataque, o que, com o V. Setúbal bem posicionado defensivamente, tornava tudo muito complicado.

Para a 2ª parte, entrou o Rafa em vez do apagado Cervi, mas à semelhança do encontro frente ao Moreirense entrámos completa e incompreensivelmente a dormir! Continuávamos com duas velocidades, lentos e parados, e nem chegávamos à área contrária. Só a partir dos 60’ começámos a ter oportunidades, mas sobram dedos de uma só mão para as contabilizar. Um desvio do Mitroglou por cima, quando só tinha o Bruno Varela pela frente, e outro remate de primeira também do grego à figura já nos descontos foram as duas melhores chances que tivemos. Muito, muito, muito pouco para quem tinha obrigação de ganhar.

Em termos individuais, é praticamente impossível destacar alguém. Talvez o Zivkovic tenha sido o menos mau. O Fejsa reentrou na equipa depois da lesão, mas errou uma série de passes, os centrais foram batidos infantilmente no golo, o André Almeida fez das piores exibições dos últimos tempos, mas o nosso grande problema é o estoiro físico do Pizzi e do Jonas. O 21 tem sido a nossa grande figura até agora, mas ontem esteve péssimo e foi patética a maneira como jogou praticamente ao pé coxinho durante grande parte da 2ª parte, quando ainda só tínhamos feito uma substituição! Incompreensível! Ainda para mais, estando lesionado, também não se compreende como não aproveitou para limpar os amarelos, já que é muito duvidoso que jogue para a semana. Quanto ao Jonas, está longe de estar na sua melhor forma física, o que não é de espantar dado que perdeu grande parte da época.

Eu percebo que 30M€ sejam muito difíceis de recusar, mas veremos se esta saída a meio da época de quem nos fez esquecer do melhor jogador dos últimos dois anos durante a 1ª volta não nos irá custar o 36... É que não estou a ver ninguém no plantel com a capacidade rompedora do Gonçalo Guedes, a aguentar fisicamente com os adversários e com alguma capacidade de remate de fora da área. Outra questão muito preocupante é a posição 8: o Pizzi não vai dar para a época toda, o André Horta passa muito tempo lesionado e não há mais ninguém! Vejo nuvens muito negras no nosso horizonte..

P.S. – Independentemente da nossa miserável exibição, não pode ser deixado passar em claro um penalty do tamanho do mundo no último minuto de compensação sobre o Carrillo: entra na área, puxa a bola para trás sobre a linha de fundo e é passado a ferro por um adversário! O Sr. João Pinheiro apitou... para o final do jogo! QUE ROUBO! E já nem falo do amarelo ao Nuno Pinto, que deveria ter sido vermelho, logo aos 57’ por entrada duríssima sobre o Luisão... Aquela célere reunião do Conselho de Arbitragem com os clubes, a pedido do CRAC e da lagartada, já começa a fazer os seus efeitos. Desde aí, já tivemos um 3º golo do Boavista irregular e agora este penalty mais que evidente não assinalado. A coisa promete...!

1 comentário:

Anónimo disse...

A verdade, infelizmente, é que já não vamos lá...
Com Rui Vitória, que não consegue gerir a situação (porque é, mesmo, muito fraquinho...) e com a equipa a jogar como está, sem força, psicologicamente débil, e para mais sem atitude, não sei quando é que vamos voltar a ganhar um jogo...