origem

domingo, março 30, 2014

Irritado

Vencemos em Braga por 1-0 e demos um passo importantíssimo (quiçá decisivo) rumo ao tão desejado título. Para o conseguir, bastar-nos-á ganhar os três jogos em casa que faltam, mas até estar tudo matematicamente garantido estará sempre na nossa mente que também na época passada bastava ganhar em casa aos dois primodivisionários nas últimas três jornadas e aconteceu o que aconteceu.

No futuro, tudo o que importará é olhar para este resultado, mas como eu já disse se nem tudo é necessariamente uma catástrofe quando perdemos, também nem tudo está sempre bem quando ganhamos. E hoje as coisas não estiveram mesmo nada bem. Perante um Braga desfalcado de nove, repito nove(!) jogadores (como o Alan, Custódio, Nuno André Coelho ou Rafa, tudo titulares indiscutíveis), até entrámos bem na partida e o Gaitán falhou uma boa ocasião logo de início. Mas marcámos aos 13’ na sequência de uma boa iniciativa do Rodrigo e de uma boa movimentação na área do Lima, que lhe permitiu enganar a defesa e rematar sem oposição. O mais difícil estava feito e sinceramente a partir daqui esperei um jogo mais descansado, até porque o Braga também tinha jogado a meio da semana e nós fizemos as poupanças que fizemos no antro. No entanto, nada disto aconteceu: o Braga mostrava mais vontade do que nós e ganhava praticamente todas as bolas divididas. Felizmente, não conseguiu criar grandes situações de perigo, mas nós terminámos a 1ª parte com dois(!) remates feitos à baliza.

A 2ª parte foi melhorzita da nossa parte, mas sem nunca acelerar o suficiente para marcar o golo da tranquilidade. Tivemos algumas oportunidades, é certo, como uma cabeçada do Fejsa, um remate do Rodrigo por cima da barra e um chapéu do Lima que saiu mal, depois de um remate do Markovic defendido pelo Eduardo. No entanto, também do outro lado o Braga teve duas semi-oportunidades, uma das quais com o Oblak a tapar bem a baliza numa recarga de calcanhar. O problema é sempre o mesmo: se não matamos o jogo, pomo-nos a jeito de qualquer eventualidade. Como, por exemplo, o facto absolutamente histórico de o Sr. Pedro Proença não ter expulso por segundo amarelo o Fejsa a 10’ do fim, quando até o poderia ter feito (não percebo como é que um jogador do Benfica, já com amarelo, faz uma falta agarrando a camisola do adversário…!). Esta eventualidade que não aconteceu por acaso (foi a primeira vez na vida que vi o Sr. Pedro Proença a ter uma decisão destas a nosso favor) poderia ter-nos complicado e muito a parte final da partida. Outra coisa que contribuiu sobremaneira para a minha profunda irritação foi a questão do penalty já nos descontos: PORQUE RAIO DE CARGA DE ÁGUA É QUE FOI O RODRIGO A MARCÁ-LO?! Mas estamos a brincar, ou quê?! Com o Lima em campo, lá porque a falta foi sobre o Rodrigo tinha de ser ele a marcar?! Desde quando é que o Rodrigo marcou alguma vez algum penalty pelo Benfica? Quer dizer, não nos serviu de nada o que se passou em Barcelos, não foi? Pusemo-nos a jeito sem necessidade nenhuma (ainda houve um livre bombeado para a nossa área depois disso), ainda por cima porque um eventual golo do Lima aproximá-lo-ia da liderança dos melhores marcadores. Foi uma decisão ABSOLUTAMENTE INCOMPREENSÍVEL E INACEITÁVEL!

Em termos individuais, não se notou nada a folga que a maior parte destes jogadores teve na 4ª feira. Foi, portanto, para isto que quase pusemos em causa uma presença na final da Taça, foi? O Rodrigo estava a ser dos menos maus até falhar o penalty e o Lima foi decisivo por causa do golo. A defesa esteve bem (o Siqueira conseguiu controlar-se depois do amarelo ainda na 1ª parte), mas ao invés o Enzo Pérez não esteve em campo. Assim como o Markovic. O Gaitán foi muito intermitente e o Fejsa deve ter muito mais cuidado no futuro, porque hoje poderia ter-nos feito passar grandes dificuldades na parte final.

A exibição muito sofrível e a cena do penalty fizeram com que depois do apito final não conseguisse festejar logo uma vitória destas como ela merecia. E, também como já disse, só há uma coisa que me irrita mais do que um mau resultado do Benfica: é sair chateado de um jogo depois de um bom resultado nosso. Claro está que o mais importante foi conseguido, mas foi-o de uma maneira muito mais sofrida e sofrível do que deveria. Veremos a resposta que a equipa vai dar na Holanda na próxima 5ª feira, sendo que perante o que se viu hoje talvez não haja necessidade de tanto descanso de muitos titulares…

2 comentários:

the Portugeezer disse...

Pareces maluco... assim, tão azedo e critico...

Não te chateies, companheiro Benfiquista! Não te chateies com detalhes tão exigentes...

BENFICA CAMPEÃO!!!!

L. disse...

nuno andré não é titular indiscutível. só o passou a ser por lesao do vinicius, que hoje jogou.

mauro fez tantos jogos como titular como o custodio.

8 dos titulares do braga ontem eram ou titulares indiscutiveis ou titulares com regularidade.