origem

quarta-feira, abril 14, 2010

O olfacto e o tacto

Vencemos a lagartada por 2-0 e demos um passo fundamental para a conquista do tão desejado (e mais que merecido!) título. Faltam sete pontos para sermos campeões e, nesta altura, acho que já ninguém acredita que não o sejamos. Espero que os únicos que tenham dúvidas sejam os jogadores, porque são eles que vão ter que conquistar esses pontos no campo. Estamos quase lá, mas ainda falta o “quase”. Seguindo a lógica, e com dois jogos em casa, apenas precisaremos de um ponto num dos dois fora. Mas, se conquistarmos os 12 que ainda falta, tanto melhor!

Ao invés do que é habitual, entrámos muito mal na partida e fizemos uma das piores primeiras partes que me lembro esta época. Os lagartos surpreenderam-nos com uma pressão muito alta, o que nos impedia de ligar uma jogada. Claro que o facto de o Saviola ainda não ter recuperado e o Aimar estar no banco não ajudava nada o nosso jogo. O Jorge Jesus resolveu testar os limites dos lagartos e disse-lhes: “mostrem lá o que valem, porque nós vamos entrar em campo com 10”. E assim foi, até ao intervalo jogámos claramente com um a menos. Eu até percebo a colocação do Aimar no banco, já que não está no seu melhor em termos físicos, e o Weldon também recuperou de uma lesão recentemente, mas sinceramente custa-me ver o Nuno Gomes na bancada e o Éder Luís a titular. Esperava muito honestamente estar errado, mas o brasileiro continua a dar-me razão… Voltando ao jogo, nós só criávamos lances de perigo nas bolas paradas e mesmo assim não tivemos nenhuma clara situação de golo, aliás como os lagartos cujo domínio não se traduziu em oportunidades.

Na 2ª parte, o Jesus achou por bem acabar com a brincadeira e entrar finalmente com 11 em campo. O jogo virou completamente com a entrada de El Mago. O domínio dos lagartos evaporou-se e, durante quase toda a 2ª parte, eles mal se aproximaram da nossa baliza. Ao contrário de nós, que começámos a pressioná-los cada vez mais perto da área. Um remate do Carlos Martins à entrada desta anunciou o nosso golo. Surgiu aos 67’ pelo Cardozo que, mesmo inferiorizado fisicamente (levou um pontapé no tornozelo um pouco antes), marca golos: boa jogada do Rúben Amorim na direita, centro largo que encontrou o Fábio Coentrão na esquerda, este fez um centro-remate que o paraguaio desviou para a baliza. Logo a seguir teve que ser substituído pelo Kardec. O mais difícil estava feito, mas era fundamental ter uma vantagem mais alargada para nos pormos a salvo de qualquer imponderável. E foi o que aconteceu aos 77’, quando o Aimar isolado marcou um golo de grande classe depois de fintar o Rui Patrício. Até final, controlámos completamente a partida, mantendo os lagartos fora da nossa área, e a nossa vitória é mais que justa.

Individualmente há que destacar o Aimar, pois claro. Revolucionou o nosso futebol e o próprio jogo. Ainda por cima, marcou um golo. A defesa também esteve muito bem, com o Rúben Amorim a substituir muito bem o Maxi Pereira. O Cardozo fez um jogo muito esforçado, marcou um golo “à ponta-de-lança” e acabou por sair lesionado. Gostei bastante da entrada do Kardec, que confirma cada vez mais a boa impressão que tinha dele: lutador e com bom jogo de cabeça. O resto da equipa esteve sofrível na 1ª parte e bastante bem na 2ª, e o melhor exemplo disso é o Javi García. O Di María parece-me estoirado e o Éder Luís continua a ser… o Éder Luís.

Já se fala por aí que “cheira a título”. Mas entre o olfacto e o tacto vai uma grande diferença. Neste caso, uma diferença de sete pontos. E só quando pudermos colocar as mãos no troféu é que devemos festejar. O jogo em Coimbra vai ser muito importante para confirmarmos que este ano nós não damos hipóteses nenhumas. Bem podem falar das eliminações da Liga Europa, do cansaço, do que quiserem, que nós somos indiscutivelmente a equipa mais forte e a que merece mais ser campeã.

P.S. – Sinceramente não acho que a entrada do Luisão seja para vermelho directo. Os pés dele vão rente à relva e dá-me a impressão que ele escorrega. De qualquer maneira, a lagartada não tem mesmo noção do ridículo. Estão a 26(!) pontos de nós e querem fazer um escarcéu da arbitragem deste jogo. Houve erros? Claro que sim (o Miguel Veloso também poderia ter ido para a rua, por exemplo), mas não tiveram nenhuma influência no resultado.

10 comentários:

sloml disse...

Está quase, quase. E ainda vamos ser campeões em pleno dragão... Era lindo!

MB disse...

Realmente o Éder Luis está-se a mostrar bastante fraquinho. Não vejo como é que o Nuno Gomes poderia fazer menos do que aquilo.

É curioso que nem sequer se fale no penalty clarissimo sobre o Cardozo (o homem é pontapeado dentro da área e nada foi assinalado), mas já sabemos como é que os submissos são.

Importante também que o Benfica tenha antecipado o jogo contra a Olhanense, pois finalmente vou poder voltar a ir à Luz (a última foi contra o Vitória de Guimarães para a Liga).

Anónimo disse...

Está quase. Só falta mesmo o quase.

Concordo com a análise que fazes. Acho que o eder luis para já é mais um flop, mas vamos dar tempo.

David Luis e Luisão fazem uma dupla de centrais fantástica. Ainda para mais quando o Luisão jogou em inferioridade fisica.
Sobre as lamentações da lagartagem, é mais do mesmo, além do veloso também o moutinho podia e devia ter ido tomar banho mais cedo por uma entrada muito dura sobre o ramires.
O veloso teve 2 entradas para vermelho.

Abraços
Nuno

Anónimo disse...

Esta de nao ter qualquer esperanca no Eder Luis e tipioca de quem no ano passado dizia para vender o Di Maria depressa e a qualquer preco...

Pedro Valente disse...

É isso mesmo, Sérgio: o JJ resolveu brincar com os lagartos e durante a primeira parte andou a engordá-los para depois os matar. Mas, sim, podia ter feito tudo isso com o Nuno em campo.

MikeSLB4Ever disse...

Mais uma jornada gloriosa!

Mais um obstáculo ultrapassado!

Mais uma vez a lagartagem a saír cabisbaixa de nossa casa, vergada a mais uma derrota, e a 26 (!!!) pontos do Glorioso!

Força BENFICA!
Rumo ao 32º!

S.L.B. disse...

Anónimo: agradeço que me digas em que parte deste blog é que está escrito "vender o Di María depressa e por qualquer preço"... O que disse no passado, e mantenho (porque era verdade na altura), é que ele tinha o "remate mais ridículo da história do futebol" (era um exagero, sim...?! não é para ser levado 100% à letra..., mas lá que ele não sabia rematar à baliza era óbvio). Este ano, e o próprio Jesus já o disse, fez trabalho específico de remates à baliza e a diferença é notória. Entre "remate ridículo" e "vender depressa e a qualquer preço" vejo uma enorme diferença, mas fico à espera que me ilucides sobre este aspecto.

Quanto ao Éder Luís, serei o primeiro a vir aqui dar o braço a torcer e terei MESMO todo o gosto nisso, se ele mostrar que é jogador para o Benfica. Já teve mais minutos que o Airton e Kardec e ainda não fez nada (ok, um golo com bastante sorte num ressalto, tudo bem, mas até o Beto marcou um ao Man Utd e acho que estaremos de acordo ao considerar que não era um jogador para nós, certo?). Continua a ter enormes dificuldades num movimento básico que é dominar a bola e por isso as minhas esperanças nele, até porque já tem 24 anos, são muito diminutas. E custa-me ainda mais, porque acho que o Nuno Gomes é bastante mais útil que ele.

Mas se tu és daqueles que acha que qualquer Rojas e Escalona basta ter a camisola do Glorioso vestida para ser automaticamente um génio fica com a tua ideia que eu fico com a minha...

António Pista disse...

Podem inscrever em lápides, a Liga Sagres 09/10 é o 33º Campeonato Nacional conquista na história do Sport Lisboa e Benfica!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

S.L.B. disse...

Está aí um a mais, não? O 33º será o da Liga 2010/2011... :-)

Nano_Neutel disse...

Boa vitória do Benfica contra o SCP. Peço calma aos eufóricos, pois 7 pontos ainda é alguma coisa, e não me parece que o Braga vá desarmar facilmente...

Resta jogar bem como temos feito esta época e quem sabe, ser campeão em pleno Dragão, acho que para mim era a cereja no topo do bolo do campeonato desta época, mesmo que o "Senhor das Trevas" continue a falar de campeões dos túneis...ridículo.

FORÇA SLB!