origem

sexta-feira, abril 02, 2010

Justo

Vencemos o Liverpool por 2-1 e estamos em vantagem na eliminatória. Como se previa foi uma partida extremamente difícil, mas a nossa vitória é inquestionável. É claro que a expulsão do Babel aos 30’ ajudou a que fôssemos dominantes, mas mesmo antes disso já éramos nós que estávamos por cima do encontro. E na 2ª parte praticamente só houve uma equipa em campo.

Entrámos bastante mal e sofremos um golo escusado logo aos 9’ num livre “à Camacho” que defendemos muito mal. O Agger rematou completamente sozinho quase na pequena-área. Foi um rude golpe, porque era fundamental não sofrermos golos, mas a equipa conseguiu recompor-se e começou a acercar-se com perigo da baliza do Liverpool. O Cardozo iniciou a sua senda de golos falhados de forma incrível, mas também o Ramires e o Aimar tiveram oportunidades de marcar. À meia-hora aconteceu o tal lance da expulsão do Babel, que colocou a mão na cara do Luisão depois de este ter feito uma falta por trás sobre o Torres (e levado o amarelo). Sinceramente pareceu-me uma expulsão um pouco exagerada. Até final da 1ª parte, continuámos a pressionar, mas os ingleses lá conseguiram chegar ao intervalo em vantagem.

Na 2ª parte, o Liverpool praticamente abdicou de atacar e nós elevámos o ritmo. O Cardozo tem um enorme falhanço de cabeça na pequena-área depois de um canto do Di María, mas redime-se pouco depois ao atirar uma bomba ao poste num livre directo. A bola ressalta para o Aimar que é carregado na área. Penalty indiscutível que o Cardozo marcou muitíssimo bem aos 59’. Alguns minutos depois, o paraguaio é derrubado na área com um pé no ombro, mas o árbitro não marcou o respectivo penalty. Aos 76’ o Liverpool teve a sua grande oportunidade de golo, mas felizmente o Torres rematou ao lado quando estava só com o Júlio César pela frente. Três minutos mais tarde, uma arrancada do Di María na esquerda foi cortada pela mão num carrinho do Carragher. Os árbitros de baliza demonstraram finalmente a sua utilidade. Desta feita, o Cardozo marcou em jeito e enganou o Reina. Até final, conseguimos controlar o ataque dos britânicos, mas já não tivemos pernas para ir à procura de novo golo.

Individualmente acho que o melhor do Benfica foi o Javi García. Fartou-se de lutar, apanhou com o Gerrard durante grande parte do 1º tempo e raramente falhou um passe. O Aimar melhorou muito na 2ª parte, mas ainda não voltou à forma de início da época. Ainda por cima, com a inoportuna lesão do Saviola, teve que jogar numa posição mais adiantada. O Cardozo também merece destaque por ter tido a coragem de marcar dois penalties numa partida que não lhe estava a correr nada bem (já para não falar no histórico dele nas últimas grandes penalidades…). O Coentrão voltou a fazer uma excelente partida a defesa-esquerdo e será um escândalo se não for o titular da selecção no Mundial. A dupla de centrais foi amarelada (o cartão do David Luiz foi muito escusado) e teve alguns problemas com o Torres. O Júlio César teve grandes culpas numa saída falhada que só não deu golo, porque houve um fora-de-jogo no lance, mas o Liverpool acabou por não o pôr muito à prova. O resto da equipa esteve num plano regular, mas o Maxi Pereira e o Di María terão feito dos jogos menos conseguidos desta época. Ah, e aqui fica um recado ao Carlos Martins: uma coisa é rematar à baliza e outra é fazer passes para os colegas. Não se pode fazer ambos a 80 km/h… Quanto aos substitutos, gostei bastante da entrada do Nuno Gomes cuja movimentação criou alguns problemas à defesa do Liverpool (aliás, acho que, com a lesão do Saviola, o capitão é a escolha mais óbvia para o onze), não tanto do Rúben Amorim, não tão desequilibrador quanto desejava, e o Airton esteve poucos minutos em campo.

Vamos ver o que sucede em Anfield para a semana. Mas antes disso temos uma partida muito difícil na Figueira da Foz. Não teremos muitos dias de recuperação e isso é o que mais me preocupa. É fundamental vencer a Naval, mas dava algum jeito que o Braga não ganhasse ao V. Guimarães para termos alguma margem de manobra. É que se eliminarmos o Liverpool julgo que nos poderemos considerar como um dos grandes candidatos a vencer a “Euroliga”. E era tão bom fazermos esta dobradinha

P.S. – Acho a presença dos No Name Boys imprescindível nos nossos jogos. O seu apoio é constante e na maior parte das vezes são eles que puxam pelo resto do estádio. Agora, não compreendo mesmo nada como é possível haver elementos que fazem o que fizeram hoje. Atirar petardos para o campo, para perto do árbitro de baliza é absolutamente lamentável, mas fazê-lo ainda por cima numa altura em que nós estávamos por cima do jogo é simplesmente estúpido. Quebrou completamente o nosso ritmo e ajudou o Liverpool. Iremos levar uma multa pesadíssima da Uefa e só espero que o nosso estádio não seja interditado. Não percebo porque é que há pessoas que se esquecem do cérebro em casa antes de ir ao futebol…

2 comentários:

Anónimo disse...

Estimado SLB

Penso que este foi dos jogos mais complexos do Benfica esta temporada. Considero que a abordagem tactica ao encontro foi bestial, ao contrario do jogo com o Marselha em casa, que o Jesus foi surpreendido pelo posicionamento do Lucho e obviamente fomos inferiores, no meio-campo com 3 homens no miolo o Marselha abusou.

Neste jogo a diferença foram a troca dos alas, Ramirez e Di, que confere mais coesão ao interior do Meio-Campo e mais pressão no adversário. Me agradou muito a dinamica da equipa, troca de alas, saída de lateral defensivo, entrada de outro ponta menos fixo, de um 4+4+1+1 ate um quase 3+5+2. Deve ser aqueles jogos que ao vivo só se vê meio campo.

Dos jogadores do SLB, gostei bastante do Fabio Coentrão (que defesa certinho, com controle de bola optimo - mas esquece a selecção pois o vassalo do PC nao vai levar nenhum jogador do SLB), do Cardozo ( falhou dois golos, mas teve a confiança de marcar dois penalties decisivos - é de admirar) e o Javi Garcia ( que trinco moderno, com um posicionamento impecavel, discute todas as bolas, muito bom).
Não gostei do Ramirez ( a pagar 1ano e meio seguido a jogar 4feira e domingo) e do Maxi ( que me lembre a nao conseguir cruzar uma boa bola).

O arbitro foi no geral mau, porque se mostrava vermelho ao Babel, teria de mostrar 2º amarelo ao Luisão, - embora para mim era lance para só amarelo a cada um. Não pode marcar penaltie e nao mostrar o segundo amarelo ao Insua. Não pode nao marcar o penaltie sobre o ombro do Cardozo.
Enfim muito mau, mesmo. O sr. Benitez que reveja o Barcelona-Benfica de 2005 para ver o que é forçar um penaltie com mão.

Tenho esperança que o Jesus jogue em Anfield com o Aimar e sem Carlos Martins, metendo o Eder Luis ou o Weldon. Sem Saviola temos de ter rapidez no contra-ataque e muita disponibilidade para correr. Vai ser dificil mas penso que vamos ter oportunidades e marcar, arrisco no empate 1-1.

Ultimo paragrafo para os NN, não sou a favor de claques organizadas, só servem para promover violencia e intolerancia, mas respeito que exista uma linha de raciocinio diferente da minha. Mas o que jamais posso aceitar é estupidez, então a ganhar 2-1 o ignorante vai mandar um petardo para o jogo parar 5m? Alem de que podemos ter o Estádio interditado. Estupidez reina....

Aquele Abraço,

HD

NM. disse...

Não gostei da atitude do nosso adepto , e foi altamente reprovada por todos que estavam á sua volta