origem

segunda-feira, março 08, 2010

Caminhada decisiva

Com os empates do CRAC frente ao Olhanense e, principalmente, do Braga em Setúbal, a partida frente ao Paços de Ferreira era fundamental para alargámos a diferença em relação àqueles dois e dispararmos em direcção ao título. Vencemos por 3-1 de uma forma que não merece contestação. Nada está ganho ainda, mas se formos de facto campeões, esta jornada vai ser relembrada no futuro.

Num passado mesmo nada distante, o que antecedeu este jogo era o suficiente para nos deixar nervosos e retirar-nos a lucidez. Mesmo na época do Trappatoni, tivemos algumas ocasiões para alargar a diferença para os perseguidores e falhámos na maior parte das vezes. Mas este ano, tudo é diferente. Precisamos de ganhar e entramos em campo com os dentes de fora. Sufocamos o adversário e só paramos quando a bola entra na baliza. Foi o que aconteceu mais uma vez nesta partida. Embalados pelos 42.971 espectadores, aos 17’ já ganhávamos por 2-0, com os golos do Rúben Amorim (12’) e Saviola. Só que o Paços de Ferreira foi das equipas que melhor futebol apresentou na Luz e, durante a 1ª parte, nunca deixou de nos criar problemas. Trocava bem a bola (é certo que nem teve tempo para o autocarro), não chegava a criar grande perigo, mas isso era principalmente devido ao facto de nós defendermos muito bem. Falhámos algumas oportunidades de matarmos de vez o jogo com o 3-0 e, especialmente, o falhanço do Saviola, isolado, custou-me bastante. Perto do intervalo, e de uma forma inesperada, o Paços reduziu. O David Luiz aventurou-se no meio-campo e depois fez falta na defesa, num cabeceamento do William, em que me pareceu que o Quim poderia ter feito mais. Ficou a meio caminho da decisão de sair ou não da baliza e a bola entrou.

O jogo já deveria estar decidido no início da 2ª parte, mas nós voltámos a entrar bem para alargar a vantagem. Ao invés, ao Paços faltou-lhe gás e deixou de ser tão incisivo neste período. O Cardozo falhou uma boa oportunidade ao permitir a defesa com o pé do guarda-redes quando estava isolado, o Rúben Amorim já tinha permitido uma boa defesa a esse mesmo guarda-redes e o Di María atirou a nossa habitual bola ao poste. Até que aos 58’ o jogo acabou com o golo do Cardozo, cujo remate beneficiou de um desvio de um defesa para entrar na baliza. O Paços baixou definitivamente os braços e nós poderíamos ter marcado mais golos, mas a pontaria hoje não estava muito afinada.

Individualmente há que destacar novamente o Di María, embora nalguns lances tenha utilizado individualismo em excesso, quando tinha colegas em melhor posição. O Saviola voltou a estar bem, marcou um golo e esteve nas nossas melhores jogadas. Também gostei do Cardozo e foi pena ter marcado só um golo. O Rúben Amorim está igualmente em muito boa forma e não destoa nada dos que são habitualmente titulares. O Fábio Coentrão está um senhor defesa-esquerdo. Quanto ao Airton, confirmou a exibição da semana passada e não há dúvidas nenhumas em relação ao que vale: joga prático e simples, o que se pede naquela posição. Enfim, toda a equipa esteve globalmente bem, tendo em conta que dos titulares faltaram o Javi García, Aimar e Ramires.

Hoje é um dia muito especial para mim. Faz quatro anos desde esta noite épica e o fim-de-semana desportivo não poderia ter corrido melhor. Espero que o Glorioso na 5ª e o Arsenal amanhã tornem esta uma semana absolutamente perfeita. E que a melhor prenda seja dada em Maio (ou, por este andar, ainda em Abril…)!

P.S. – Uma das coisas que correu por aí aqui há uns tempos foi o Benfica ainda não ter tido um teste verdadeiramente decisivo. Todos os adversários eram fracos ou estavam fora de forma. Bem, posso confessar que a minha confiança no Glorioso é tão grande que decidi correr o risco supremo: convidei o meu amigo J.M. a ir à bola. Como Jesus está connosco, achei que nada poderia correr mal (bem, na verdade na última vez que tinha ido, tinha corrido bem). Nem o J.M. poderia parar o Glorioso! Confirmou-se… :-)

6 comentários:

MB disse...

Para além do desempenho do Glorioso nas mãos de Jesus, penso que esta liderança com 3 pontos de avanço sobre o Braga e de 11 sobre os corruptos é também minha responsabilidade.

Passo a explicar: sabendo da minha sorte ao jogo, apostei na BWIN em que os corruptos ganhavam aos submissos. Resultado: Vitória dos submissos. Esta semana apostei no Braga, que não conseguiu ganhar. Na próxima jornada também vou apostar no Braga, para ver se a distância fica maior.

MikeSLB4Ever disse...

Parabéns!
Que contes muitos, e com saude, são os meus votos!

Para mim, dificilmente o fim-de-semana poderia ter corrido melhor:
No Sábado fui receber o meu emblema de prata (25 anos de Sócio), o CRAC empatou (bem podia o jogo ter tido menos 1 minuto que não se perdia nada...), e o CRAC-B também.
No Domingo... foi o que se viu: um BENFICA demolidor, nada preocupado - ao contrário de anos anteriores - com o facto de ter um jogo na próxima 5ª feira a contar para as competições europeias... e a verem-se abrir definitivamente as portas do título.
Com um fim-de-semana assim, só poderei contar - se tiver saude para lá chegar - daqui a 25 anos. Entretanto, espero que comemoremos vários títulos como aquele que se avizinha...

Saudações BENFIQUISTAS
MikeSLB4Ever

MB disse...

Grande falha, como pus-me a ler os posts relativos ao J.M. acabei por focalizar-me nas superstições e esqueci-me de dar-te os Parabéns! Que contes muitos títulos!

Abraço e vêmo-nos no Marquês (por falar nisso, tenho de meter férias para ir a Portugal no último fim-de-semana do campeonato)

mWo disse...

Grande post! ;)
Este ano muito dificilmente alguém nos pára! Rumo ao 32ºtítulo!! =)

Aproveito já agora para te desejar os parabéns Sérgio! Felicidades! ;)

E sim eu lembro-me! Há quatro anos atrás! Anfield Road! Liverpool 0-2 Benfica! Nunca me esquecerei desse dia em que chorei de tanta alegria!...Mas é por isso que somos todos benfiquistas né?!

AbraÇo e tás convidado a visitar o meu blog :

http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt

S.L.B. disse...

Muito obrigado aos três!

Parabéns também para ti, MikeSLB4Ever! Bem-vindo ao clube dos "emblemas de prata"!

MB: por este andar, terás que voltar ainda em Abril ;-)

mWo: fomos dois a chorar nesse dia... :-)

mWo disse...

http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt/4209.html

É para repetir não é Sérgio? ;)

SaudaÇões benfiquistas!