origem

domingo, fevereiro 01, 2009

São Pedro

Um golo do salvador Mantorras permitiu-nos derrotar o Rio Ave (1-0) numa partida marcada por um dilúvio bíblico que não tenho memória de ter existido no novo estádio. É claro que já houve jogos à chuva, mas ininterrupta durante 90’ é a 1ª vez. Nestas condições era difícil que o encontro fosse muito bem jogado, mas valeu pela entrega dos jogadores.

Perante a lesão do Suazo e o inacreditável castigo ao Katsouranis (por dizer o que toda a gente viu: que o Benfica – Nacional foi um roubo), o Quique resolveu apostar no Cardozo e Nuno Gomes, deixando o Aimar no banco, e no Carlos Martins a fazer companhia ao Yebda. O Reyes ficou igualmente no banco, mantendo o Di María a titularidade. Não entrámos nada bem na partida, com a maioria dos jogadores a ter dificuldade em perceber que, naquelas condições, o jogo rasteiro era quase impossível de ter sucesso. No entanto, tivemos uns óptimos 10’ finais da 1ª parte, em que atirámos uma bola ao poste pelo Cardozo, com uma recarga inacreditável do Di María (de longe, o pior jogador da equipa), que conseguiu atirar para fora com a baliza completamente à mercê, e um livre do Carlos Martins que proporcionou ao guarda-redes adversário a melhor defesa da partida.

Na 2ª parte pressionámos mais e o Rio Ave abdicou dos tímidos contra-ataques da 1ª. A solução passava quase sempre por jogar com a bola no ar, porque o relvado ia ficando cada vez mais impraticável. Um bom centro do Maxi Pereira proporcionou ao Cardozo a segunda bola ao poste (está cá com um galo...) e aos 66’ o Quique decidiu-se pela entrada do Mantorras (estreia no campeonato) para o lugar do Nuno Gomes. E o angolano só precisou de 4’ para deixar a sua marca na partida. Boa assistência de cabeça do Cardozo e uma óptima protecção da bola, seguida de rotação, para um remate rasteiro para o fundo da baliza por parte do nº 9. Foi o delírio nos 21.398 resistentes à chuva, frio e vento que marcaram presença no Estádio da Luz. Até final ainda apanhámos dois sustos (erros do Luisão e Moreira, que iam custando a vitória), mas felizmente o adversário revelou a pontaria consentânea com o último lugar que ocupa.

Individualmente há que destacar naturalmente o Mantorras. De facto, há qualquer coisa de sobrenatural nele. Dizem as estatísticas que marca um golo a mais ou menos cada 120’, o que é uma média excepcional para quem, ainda por cima, não é titular. O homem entra, o público e a equipa galvanizam-se, e não raras vezes mete a bola na baliza. Mais palavras para quê? É óbvio que tem lugar neste e nos futuros plantéis do Benfica até acabar a sua carreira. A mística também passa muito por aqui. Gostei igualmente bastante do Cardozo (duas bolas aos postes, a assistência para o golo e uma inesgotável capacidade de luta) e espero que o Quique se tenha convencido de uma vez por todas que ele TEM que ser titular. Outro que esteve em bom nível foi o Carlos Martins, que na 1ª parte foi dos poucos que percebeu que a bola tinha que ser jogada pelo ar por causa do estado do relvado. No entanto, há que ser justo e dizer que toda a equipa batalhou imenso e que isso compensou o pouco futebol que apresentámos, mas também acho que naquelas condições era difícil fazer melhor.

O ridículo futebol português em que vivemos não nos permite saber se iremos jogar na 4ª feira para a Taça da Liga e contra que adversário. No entanto, teremos isso sim uma partida importantíssima no próximo domingo. Iremos à pocilga defrontar o CRAC. Na pior das hipóteses, estaremos um ponto atrás deles, o que é uma melhoria significativa em relação às últimas épocas. Como este ano temos jogado bastante melhor as partidas teoricamente mais difíceis, tenho curiosidade em saber como será a nossa exibição. Espero é que não haja influências exteriores a decidir o curso do jogo. Que é como quem diz, o Sr. Lucílio Baptista. Alguém quer apostar que vai ser ele o árbitro?

3 comentários:

Pedro disse...

Tens razão, o boi preto vai ser a Lucy do BES.

Rui disse...

Eu só queria ver o Benfica ir ganhar a pocilga 4-0, se isso acontecer peço ao SLB qu coloque este comentário como introdução a abordagem do jogo frente ao CRAC! É uma fezada que eu cá tenho, vamos la ver!!!

Covilhã, 01 de Fevereiro de 2009

S.L.B. disse...

Rui: assim o farei com todo o prazer, mas eu já me contentava com 1-0... :-)