origem

domingo, janeiro 27, 2008

Contra tudo e contra todos

Vencemos em Guimarães por 3-1 e reforçámos o nosso 2º lugar. Dois golos do Cardozo e um do Maxi Pereira deram-nos um triunfo muito justo, mas bastante problemático, já que tivemos que jogar contra 14.

Não percebo o porquê de os jogadores do Benfica não mostrarem este espírito de sacrifício em todos os jogos. Sem o Luisão e com o David Luiz a sair ao intervalo, conseguimos manter-nos coesos e a pressionar o V. Guimarães muito perto da área deles (principalmente na 1ª parte). Chegámos ao intervalo a ganhar milagrosamente (já explico porquê) por 2-0 e depois de sofrermos um golo aos 15’ da 2ª parte, conseguimos aguentar a pressão de tal modo que o V. Guimarães não criou praticamente mais nenhuma oportunidade flagrante. No último minuto, o Cardozo acabou com as dúvidas.

Individualmente merecem destaque o paraguaio, pelos dois golos (e espero que de uma vez por todas seja ele a primeira opção para marcar os livres) e por ter ganho inúmeras bolas de cabeça aos defesas, o Di María, pela brilhante jogada do 2º golo e por ter recuado bastantes vezes para ajudar o Nélson, e o Petit, que qual Fénix renasceu das cinzas e fez uma óptima exibição. Mas a equipa esteve em geral toda bem, sendo igualmente de destacar o Nuno Assis, que entrou muitíssimo bem e foi muito importante a segurar a bola na 2ª parte. Mesmo o Luís Filipe não esteve ao seu nível habitual, o que é obviamente um elogio.

No entanto, o grande destaque do jogo foi infelizmente o trio liderado pelo Sr. João Ferreira. Há bastante tempo que não via uma arbitragem tão VERGONHOSA! Como disse, foi um milagre termos chegado ao intervalo a ganhar. Fomos EXPOLIADOS de uma forma escandalosa, mas como ganhámos aposto que isto vai passar despercebido. E como nós, anjinhos que somos, não temos director desportivo nem nenhum porta-voz oficial, também não é preciso ser adivinho para saber que esta ROUBALHEIRA vai passar incólume até da nossa parte. O V. Guimarães tem sido de longe a equipa mais beneficiada deste campeonato e hoje ter-se-ia matado dois coelhos de uma cajadada. Ficavam eles no 2º lugar e a nossa distância para o clube regional aumentaria. Infelizmente para eles, o Cardozo & Cia estragaram-lhes a festa. Mas isto tem que acabar de uma vez por todas! O Apito Dourado nunca mais se resolve e estas vergonhas continuam a acontecer com maior ou menor periodicidade. Talvez só se lá vá com medidas drásticas, mas o que é certo é que isto começa a fartar. Senão vejamos:

- Nos dois únicos lances perigosos do V. Guimarães na 1ª parte, ambos os jogadores que remataram à baliza (Fajardo e Mrdakovic) estavam claramente em fora-de-jogo (claro está que os ORDINÁRIOS da Sport TV esqueceram-se de mencionar isso no resumo);
- Um lance em que o Cardozo ficaria isolado foi anulado por fora-de-jogo, quando estavam dois(!) adversários a colocá-lo em jogo;
- Foi assinalada mão ao Cardozo, quando a bola lhe bate nos cotovelos que estavam encostados ao peito. Claro que o paraguaio se preparava para isolar pela direita;
- Uma rasteira ao Rui Costa, que ficaria só com o guarda-redes pela frente, foi transformado de expulsão do adversário em amarelo a ele por simulação! E o maestro até teve que ser assistido fora do campo!
- O Petit leva amarelo quando a bola lhe ressalta do pé para o braço. Isto quando as entradas por trás dos adversários passaram incólumes (logo no 1’ houve uma sobre o Maxi Pereira) e quando um lance semelhante, mas ao contrário, não teve o mesmo tratamento;
- É assinalada falta ao Rui Costa na área do V. Guimarães, quando há uma disputa de bola dele com um adversário;
- Um atraso ao guarda-redes, na sequência de um cruzamento do Cardozo, não é assinalado e claro que os ORDINÁRIOS da TVI nem sequer mostraram repetição do lance;
- O jogador que marca o golo deles está fora-de-jogo no momento da marcação do livre. No resumo da Sport TV, o jornalista Pedro Ricardo Martins diz que, como a bola foi tocada pelo Luís Filipe, não é fora-de-jogo! Claro está que esse lagarto insuportável do Valdemar Duarte da TVI (que orgasmos que o homem tinha cada vez que a bola se aproximava da nossa baliza!) não disse nada.

Isto já para não falar nas faltas sobre o Cardozo nas disputas de bola que continuam a não ser assinaladas. Enfim, a equipa de arbitragem teve azar com o bom jogo que fizemos e que não lhes permitiu levar a deles avante. Mas isto é INADMISSÍVEL e vai ter que ter um fim mais tarde ou mais cedo. Tal como me comentava o Pedro F.F. ao intervalo, nós achamos que só quando jogamos bem e merecemos ganhar é que temos moral para falar destas VERGONHAS e não deixa de ter razão. O péssimo jogo que realizámos contra o Leixões abafou a inacreditável roubalheira do Sr. Paulo Costa. Ah, mas é verdade, esqueci-me. Mesmo que assim não fosse, isto ficaria sempre abafado porque não temos NINGUÉM que se levante e diga BASTA. O Camacho não faz isso, os jogadores não podem fazer porque senão são castigados e isto não é trabalho do presidente. Eles andem aí, mas nós continuamos a não denunciar as coisas. Tudo isto é lamentável!


[Adenda: pela pertinência das imagens, aqui fica o resumo de muitas das coisas que referi no post. Um abraço ao Bakero, o responsável por este autêntico serviço público.]


20 comentários:

Anónimo disse...

Nao nos devemos esquecer que o guimaraes tb foi prejudicado por um fora de jogo muito mal assinalado, que o cardozo devia ter levado um amarelo por uma entrada tardia junto à linha lateral na segunda parte, e que nelson devia ter sido expulso. Mas fora isso, parabens ao Benfica. Conseguiu uma vitoria fora de casa contra uma equipa superior, soube anular bem o caudal ofensivo do guimaraes na segunda parte e segurar o jogo.

Anónimo disse...

Não há duvidas de que recordar é viver.
E ontem recordei as arbitragens dos tempos heróicos de há vinte anos atrás em que estas actuações ficariam muito bem a Silvanos, Calheiros e outros que tais. Em que se consegue empurrar uma equipa para o seu meio campo e não a deixar sair de lá a poder de "faltinhas" a meio campo, pinceladas de vez em quando com outras mais graves.
Assim de cabeça lembro-me de três foras de jogo não assinalados ao ataque do Guimarães, dois foras de jogo mal assinalados a nós, o livre sobre o Rui Costa, o amarelo à mão do Petit, nenhum amarelo às três ou quatro mãos do Guimarâes, os mergulhos para a piscina nunca punidos e acima de tudo a maneira verdadeiramente vergonhosa como o arbitro consentiu ser pressionado durante grande parte do tempo.
A aliança para o Benfica não chegar sequer ao segundo lugar continua de pé.
...mas isto sou só eu a desabafar...

Jota disse...

Não é possível concordar mais contigo.
A inclinação do campo era uma coisa assombrosa, já para não falar da inenarrável locução dos tipos da TVI. O que era aquilo?!

Anónimo disse...

meu caro,
o Valdemar Duarte é um grande lampião. tão grande como eu e tu, possivelmente. palavra de quem o conhece bem.

Anónimo disse...

Meu caro anónimo, se o Valdemar Duarte é lampião, e debita sem se cansar aquelas pérolas de sapiência futebolística, então eu sou perito em física quântica.

madne0 disse...

Subscrevo o que disseram o S.L.B. e o xelb sobre o Valdemar "Besta monumental" Duarte. Não só é um péssimo comentador como, se é benfiquista, é um excelente actor. Sempre que o Guimarães ultrapassava o seu meio campo ele entrava em êxtase. Ridículo.

Anónimo disse...

Se o "comentador" da TVI é benfiquista... talvez sofra de alguma forma rara de daltonismo ou de cegueira ao encarnado!!!!!!!!
O árbitro, bem, nnnnnnnnnnnnnnnnnnao me lembro de alguma vez me ter irritado tanto. Fomos roubados a tôrto e a direito, a dourado e a prateado!
VERGONHA

Pedro F.Ferreira disse...

Quando muito esse tal Duarte seria benfiquista. 'Lampião' é linguagem de estrebaria que não entra em casa de gente de bem. Ou seja, isso é linguagem de osgas ou de andrades.

jose disse...

james disse...
Nao nos devemos esquecer que o guimaraes tb foi prejudicado por um fora de jogo muito mal assinalado, que o cardozo devia ter levado um amarelo por uma entrada tardia junto à linha lateral na segunda parte, e que nelson devia ter sido expulso. Mas fora isso, parabens ao Benfica. Conseguiu uma vitoria fora de casa contra uma equipa superior, soube anular bem o caudal ofensivo do guimaraes na segunda parte e segurar o jogo


2 amarelos para o Ghilas = 1 golo?
Entradas por tras do Guimaraes = Segue o jogo?
Nelson devia ter sido expulso = Rui Costa sofre falta, vai de maca, leva amarelo?
Guimaraes equipa superior = Levados ao colo pelo arbitro
Mas tas a brincar?
Superior so se for nas ajudas ate agora no campeonato. O resto, o resto sao estorias

Anónimo disse...

mais uma vez, reafirmo: o Valdemar é lampião, dos bons, daqueles que se irrita muito quando os andrades ou os lagartos marcam. o benfiquismo dele já lhe deu problemas na vida profissional.
e sim, também sou LAMPIÃO. só nos ofende aquilo que nós deixamos.

Anónimo disse...

Sim, é verdade, o Rui Costa só devia ter levado o amarelo quando voltou ao campo - 30 segundos depois. Coitadinho dele.

Acho que jogadores com personalidade nao fazem fitas.

Regards

S.L.B. disse...

O único erro a nosso favor foi o tal fora-de-jogo na 2ª parte, mas acho que foi MAIS que compensado pelo rol dos que nos prejudicaram.

O Valdemar Duarte é do Benfica?! Então, errou na profissão. Com esta capacidade de dissimulação deveria estar em Hollywood que seria certamente um dos candidatos aos Óscares. De "benfiquistas" como ele e o Pedro Proença, estou eu farto!

Anónimo disse...

SLB concordo em geral com a análise e em particular qto aos comentadores que são de revoltar um monge! Todos os adversários do Benfica são sempre fantásticos. O entusiasmo só aparece quando o Benfica sofre golos. Mas porque é que eu não tenho direito a ver jogos na minha tv só com o som do estádio sem comentadores a grunhirem aos meus ouvidos? E nem sequer é só na TVI, na Sport TV tb metem nojo aos cães...

Só não percebo os teus elogios ao Nuno Assis e muito menos ao Luis Filipe. Dasse! Pior era difícil.

Saudações de glória

Bakero disse...

Aqui têm um apanhado do "excelente" trabalho do João Ferreira para tirar dúvidas:

http://www.youtube.com/watch?v=f_FK9nqbmCo

E aí só está a 1ª parte!

Eu disse...

passe por aqui e defenda o seu clube registe-se

http://onossofutebol.queroumforum.com

S.L.B. disse...

Bom apanhado de imagens, Bakero. Falta-te só os dois foras-de-jogo não assinalados ao Guimarães (Fajardo e Mrdakovic) que foram as duas únicas ocasiões de perigo deles na 1ª parte.

Anónimo disse...

james - deixa de ser idiota. o rui costa choca joelho com joelho com o adversario. amarelo pq? ja o meireles distriuiu bem ate o ver a 3ª - es o tipico adepto corrupto que vive a custa da desonestidade.
esta no vosso sangue. nos compreendemos.

Os jogadores do Benfica protestam mais que os do porto? Não, protestam menos e sem a agressividade e impunidade, por exemplo de um pedro emanuel ou bruno alves.

Os jogadores do Benfica dão mais porrada que os do porto? Muito menos... apesar da tentativa racista que dizer que binya é um carniceiro, quando não chega aos calcanhares do agressor habitual bruno alves, quaresma, ou paulo assunção.

Mas eis que à 17ª jornada:

Rui Costa chegou aos 5 amarelos.
Luisão já lá chegou. Mesmo tendo estado 2 meses lesionado.
Binya já lá chegou. Em meia dúzia de jogos.
Katsouranis vai em 4, Di Maria também, Rodriguez em 3.
Agora perguntam-me pelo Petit. Tem 2 mas não fez nem metade dos jogos deste campeonato, por lesão.

Agora o clube da corrupção:

Lucho Gonzalez - 0 amarelos. Zero.
Bruno Alves. 1. UM! E por agressão selvagem (a décima nesta liga, por aí...) e só para safar ao sumaríssimo...
Meireles - 2
Pedro Emanuel - 2
Bosingwa - 2
Lisandro - 1
Fucile - 2

Todos eles jogadores que têm jogado nos jogos todos. Só mesmo quaresma para chegar aos 5, mas já com 3 vermelhos perdoados. Sektioui chegou aos 5 propositadamente por causa da CAN.

Anónimo disse...

acho que chamar aquilo um "choque" é exagerar um bocado. alias - só vi o contacto depois da repetição na tv. As fitas e procurar a expulsão do jogador da outra equipa não é comportamento digno. o rui nem teve nada que voltou ao campo logo a seguir.

e já agora, não é questão de os jogadores do porto isto e os jogadores do benfica aquilo - o que interessa aqui é ser honesto - e se o clube foi prejudicado entao mostrar porque. dizer que só o benfica foi prejudicado pela má arbitragem, mostrando videos que só mostram os erros contra o benfica, e não os erros contra o guimaraes, não é honesto.

o benfica foi mais prejudicado que o guimaraes, é verdade - agora fazer um video que faz parecer que foi propositado, quando o arbitro foi mas é totalmente incompetente, desculpa, mas não tem sentido.

regards

S.L.B. disse...

Pois, James, isso é tudo muito bonito, mas a "incompetência" deste árbitro já lhe deu para expulsar três (!) jogadores do Benfica no Bessa no ano passado e este ano prolongou o jogo em Leiria para além da compensação, até que o União marcasse um canto, que resultou aliás de um livre inventado à entrada da nossa área.

É uma chatice que a "incompetência" só suceda contra o Benfica...

Anónimo disse...

Pessoalmente, não achei que tivesse sido falta sobre o Rui Costa, e mesmo que tivesse sido seria um erro admissível. O que já não é admissível é o amarelo ao Petit (só para ele), a não marcação de várias faltas a favor do Benfica, e sobretudo os 2 foras-de-jogo ficcionados tirados ao Cardozo (não vá ele perder o rótulo de "contratação falhada" e começar a marcar tantos golos como o Lisandro).

Força Benfica. Eu acredito no valor da equipa que se está a formar.

Saudações de glória