origem

sábado, janeiro 19, 2008

Lisonjeiro

Vencemos o Feirense por 1-0 e apurámo-nos para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Mas continuamos a exibir-nos a um nível muito baixo. E, tal como sucedeu com o Leixões no passado sábado, na 2ª parte, apesar de o Cardozo (que disparate foi aquele de oferecer a camisola a um adepto?!) ter marcado o nosso golo logo aos 49’, poderíamos perfeitamente ter sofrido pelo menos um. Eles tiveram mesmo uma oportunidade flagrante a 10’ do fim, numa das muitas ofertas do Butt. Em relação à nossa exibição, voltou a acontecer o habitual, uma das partes (1ª) foi melhor que a outra (2ª), sendo que nenhuma delas fosse alguma coisa de jeito.

Estamos muito nervosos e as coisas não saem bem. Não quero estar sempre a bater na mesma tecla, mas há uns quantos jogadores que não se percebe o que estão a fazer na equipa. Acima de todos, o Maxi Pereira que é de uma nulidade atroz. O Luís Filipe também se voltou a exibir ao seu nível habitual. O Di María precisa de ser menos intermitente e mais objectivo. Mas o que mais me espantou foi o facto de não termos alinhado com dois avançados de início. Caramba, estávamos a jogar contra o Feirense! Só o Rui Costa fazia qualquer coisa de jeito e na 1ª parte todo o nosso jogo passou por ele. Atirámos uma bola ao poste pelo regressado Katsouranis e, mesmo não jogando bem, merecíamos ter chegado ao intervalo a ganhar. O grego e o Nuno Assis também estiveram uns furos acima dos restantes companheiros.

Na 2ª parte, entraram logo de início o Adu e o Cardozo e saíram o Maxi Pereira (ena, ena!) e o Di María. Marcámos muito cedo, mas isso não serviu para nos acalmar e melhorar a exibição. Ao invés, foi o Feirense que começou a atacar e a criar oportunidades. Temos um grave problema: o nosso guarda-redes suplente (que se diz custar 100.000€/mês) faz o Moretto parecer o melhor do mundo! Não sei como é que vamos descalçar esta bota, já que dificilmente o conseguiremos colocar nalgum clube. É uma das várias incongruências que temos no plantel (juntando o seu ordenado com o do Zoro e oferecendo-o ao Simão, aposto que ele teria ficado). A sua exibição de hoje roçou o ridículo com três erros graves que nos poderiam ter custado outros tantos golos. Então aquela a 10’ do fim, depois de outro erro do Luís Filipe, foi de bradar aos céus. Nós não conseguimos matar o jogo e tivemos alguma sorte em não sofrer nenhum golo, já que houve uma bola que embateu na nossa barra (num dos erros do Butt). Na 2ª parte, o Feirense jogou de igual para igual em relação a nós.

Principalmente nesta altura o que mais interessava era ganhar e seguir em frente. Isso foi conseguido, mas estou a ver o panorama muito negro. Alguns jogadores fundamentais estão em má forma (Luisão), ou lesionados ou ambas as coisas (Petit) e não estou a ver como é que poderemos ganhar em Guimarães. Ainda por cima, os minhotos têm jogado sistematicamente com 14 durante muitos jogos (Setúbal – casa e fora - e frente ao Braga em casa, só para referir dois casos). Vamos esperar para ver, mas os tempos são tristes.

P.S. – Já agora, era bom que o sorteio da Taça de Portugal na próxima 3ª feira nos fosse simpático. O Atlético de Valdevez em casa, por exemplo.

3 comentários:

Bakero disse...

Dadas as circunstâncias actuais, a Taça de Portugal é muito importante para o Benfica, pois é a única possibilidade de acabarmos a época com alguma coisa palpável.

O problema é que com o Butt na baliza não há hipótese nenhuma de a ganharmos! Por isso espero sinceramente que Camacho se deixe desta rotação e jogue com o Quim nas próximas eliminatórias...

RIVUS disse...

Termina muito bem; também eu gostaria pois resido em Arcos de Valdevez e poderia ir ver o Benfica aqui na terra mas, por outro lado e como comentei hoje com um amigo enquanto ouvia o relato com o Feirense, se tal acontecesse iria com muito medo para o estádio da Coutada pois, conforme o Benfica está, até na Luz o Atlético de Valdevez seria capaz de nos ganhar. (Que tempos estes e até que profundezas do Orco o Benfica desceu! Nunca pensei que na minha vida algum dia iria ver tal descalabro!) Mesmo assim, venha esse jogo!

Anónimo disse...

"não estou a ver como é que poderemos ganhar em Guimarães"

Estou eu a ver como, não se preocupem - o benfica não pode ficar fora da europa, e isso não vai acontecer. O benfica vai ter entre 12 ou 14 em campo nesse jogo, podem ter a certeza.

regards