origem

quinta-feira, setembro 07, 2006

Dez homens e um atrasado mental

Eu sei que é preciso não ter nenhumas noções de honradez, fair-play e decência, e ser mestre em cacetadas e jogo sujo, para se aceitar representar o clube regional, mas o Scolari poder-se-ia abster de convocar jogadores desse clube que ainda por cima têm Q.I. de símios. Graças ao Ricardo Costa, não conseguimos melhor que um empate (1-1) na casa da Finlândia no primeiro jogo de apuramento para o Euro 2008. Quando tudo se conjugava para que demonstrássemos na segunda parte a nossa superioridade, eis que o neurónio do Ricardo Costa não lhe transmite a informação que não estava a jogar pelo seu clube e aos 54 min. deixa-o fazer uma entrada por trás no meio-campo (!), quando já tinha um amarelo. Resultado: foi obviamente expulso e inviabilizou uma provável vitória no jogo. Fez-me lembrar não sei quem, que parece que também andou pelo mesmo clube, num jogo há não muito tempo. Deve ser contagioso…

Portugal entrou muito mal na partida e cada lance de bola parada era uma situação de perigo para a Finlândia. Foi sem surpresa que marcaram o primeiro golo logo aos 20 minutos, numa jogada em que a nossa defesa ficou a dormir, com o inefável Ricardo Costa a ser batido facilmente e a deixar o adversário centrar à vontade. No entanto, reagimos bem ao golo sofrido, principalmente através do Nani (estes jovens lagartos nascem como cogumelos, é impressionante…), já que o Cristiano Ronaldo era invariavelmente batido sempre que tentava driblar o terceiro (!) adversário. Quando o Deco despertou para o jogo, perto do final da primeira parte, construiu uma excelente jogada e desmarcou o Nuno Gomes que, isolado, fez um excelente golo, desviando a bola do guarda-redes. Mais uma vez mostrou ao Scolari que tivesse ele sido titular no Europeu e Mundial e possivelmente teríamos ido mais além, já que pelo menos jogaríamos com 11… Na segunda parte, e depois da expulsão, pouco podemos fazer, mas o que é certo é que os finlandeses também não criaram grande perigo. O Petit foi muito importante no meio-campo, ao cortar uma série de bolas, e o Deco e o Cristiano Ronaldo também seguraram muito jogo. O Ricardo fez duas boas defesas, mas lá largou a bola do costume a um cruzamento. Felizmente, o árbitro assinalou falta.

Também não acho que tenhamos jogado assim tão mal como disseram a maioria dos comentadores, mas o resultado poderia ter sido bem melhor. No entanto, quando não se joga com 11 jogadores desde o início é complicado ir mais além… Espero que isto sirva de lição ao Scolari. Ricardo Costa?! Por favor…

1 comentário:

tma disse...

S.L.B., como deves calcular, ontem tinha coisas bem mais interessantes em que pensar do que o jogo da selecção :-)
Ainda assim consegui ir acompanhando o jogo. Gostei muito do golo do Nuno Gomes, não só pelo golo em si, mas tb pq foi o NG a marcá-lo...

A minha opinião em relação ao Ricardo Costa é ligeiramente diferente da tua: as pessoas que são portadoras de atraso mental não merecem ser confundidas com esse arruaceiro acerebral que é o Ricardo Costa (que ainda para mais, depois de mandar uma tesourada em que qq cidadão comum sabia o que ia acontecer a seguir, ainda contesta a decisão do árbitro...)
Mas a culpa não é dele. É do Scolari, que por muitas qualidades que tenha (e tem), continua a fazer da selecção uma instituição de solidariedade social...

Parante isto, a vontade é mesmo dizer: "o resultado não foi nem bom nem mau, antes pelo contrário"...