origem

domingo, julho 16, 2006

Derrota inesperada

Contra todas as expectativas perdemos contra o Sion por 3-2 no último jogo de preparação em terras suíças. Algumas graves falhas defensivas prejudicaram a nossa exibição que, longe de ser brilhante, não merecia tal resultado. Por outro lado, pareceu-me que os jogadores acusaram algum (natural) cansaço e que o plantel reduzido que temos nesta altura, juntamente com algumas lesões, não permite fazer a rotação devida.

Claro está que se o Marcel tem cumprido a sua obrigação logo no primeiro minuto, depois de um fantástico toque de calcanhar do maestro que o isolou, o jogo teria sido provavelmente diferente. Só que isso não aconteceu e pouco depois um esquecimento imperdoável da defesa num lance de bola parada deixou o João M. Pinto sozinho frente ao Moreira e sofremos o primeiro golo. Estar em desvantagem num jogo de pré-época é um grande contra, já que para dar a volta é preciso pernas o que raramente acontece nesta altura. Mesmo assim tivemos algumas ocasiões para igualar, mas quando o Diego não cobriu como devia ser um jogador suíço, permitindo-lhe rematar à vontade fora-da-área, acabámos por sofrer o segundo golo, num lance em que me deu igualmente a ideia que o Moreira poderia ter feito algo mais. Antes do intervalo, o Mantorras mostrou porque é um jogador útil ao plantel e num remate colocado fora-da-área reduziu para 2-1. Marcel, vê lá se aprendes!

Na 2ª parte tentámos empatar, mas não fomos felizes. As substituições tiraram ritmo à equipa, já que desta vez o Paulo Jorge não entrou bem na partida e o Manduca continua a ser exasperadamente lento. Num contra-ataque rápido o Sion fez um 3-1, mas antes do fim do jogo ainda tivemos tempo para nos deliciarmos com o primeiro golo do maestro neste regresso ao Glorioso, num óptimo remate fora-da-área. A última jogada da partida justificou por si só o seu visionamento. O maestro pegou na bola, correu em direcção à baliza, tirou dois adversários do caminho e rematou colocado, só que o desmancha-prazeres do guarda-redes fez a defesa da noite. Este Rui Costa está, sem dúvida, mesmo velho!

Para além do maestro, que nos abre cada vez mais o apetite futebolístico para a época, gostei dos dois gregos, das movimentações do Miccoli nos 30 minutos que jogou e do facto de o Mantorras se ter assumido como o terceiro ponta-de-lança na hierarquia do plantel. Tenho receio que a falta de extremos se venha a tornar um problema, nomeadamente quando é preciso acelerar o jogo. E a saída do Geovanni e, provavelmente, do Simão tiram-nos capacidade de sermos velozes. O Diego não esteve tão bem como nos outros jogos, mas entre ele e o Beto não há dúvidas. O Tiago Gomes pode ter muito potencial, mas a defender é um susto e precisamos mesmo de um lateral-esquerdo que compita com o Léo. O Marcel justificou mais uma vez o absurdo de se ter dispendido dinheiro na sua contratação e leva-me a reconsiderar a afirmação no post anterior sobre a não-pertinência de arranjarmos outro avançado. A sua aquisição, principalmente tendo em vista o que ele (não) produziu o ano passado, torna-se um grande mistério.

P.S. – Tal lá como cá… Em Itália julgou-se o “calciocaos” em apenas três meses, antes de se ir a tribunal os principais suspeitos demitiram-se dos seus cargos, o governo sugeriu uma (absurda) amnistia por causa da conquista do Mundial, mas os tribunais decidiram mesmo mandar a Juventus para a Série B com 30 pontos negativos, juntamente com a Lázio e a Fiorentina ficando o Milan na Série A, mas sem participar na Champions. Cá, está tudo em vias de ser arquivado, um dos arguidos é recebido pelos deputados e acha-se normal que ele arranje prostitutas para árbitros sem ter contrapartidas. É um homem que gosta muito de ajudar os outros… Haja vergonha!

24 comentários:

Anónimo disse...

isso...desculpem a derrota com o sion através do pinto da costa ser recebido por deputados.

desculpar por estarem cansados é treta, as outras equipas tambem jogam, e a falta dos internacionais muito menos desculpa, porque com ou sem eles, o benfica não é nenhuma equipa B para perder com o sion.

uma coisa concordo, não nego que há corrupção neste país, incluindo porto, mas olhem para voces tambem, como se o vieira e o veiga fossem uns santos. "santos" só o fernando.

se todos os corruptos fossem apanhados, metade dos dirigentes iam presos.

Anónimo disse...

PS: vi o jogo, e o rui costa, de facto, promete muito.

Bakero disse...

Quanto ao Marcel, lembro-me de ouvir o presidente da Académica a referir que se o Benfica não comprasse o passe do jogador no final da época passada, pagava uma indemnização choruda! Claramente um negócio estúpido por parte do Veiga...
Quanto às diferenças enter o calciocaos e o apito dourado...custa-me dizer, mas é a diferença entre um país do 1º mundo e um do 3º mundo, entre um país com os ditos cujos no sítio e outro em que até na assembleia da república baixam as calças e colocam-se a jeitinho para a benção do papa...

antitripa disse...

Eh pá.....queres ver que já estamos em crise?????? Dasse!!!!De facto este plantel terá um destino triste: O SUCESSO! O bloco do meio campo trará grandes azias ao povo dragarto e isso já se sente.
saudações

S.L.B. disse...

Anónimo: por acaso viste-me a relacionar a derrota (num jogo particular!) com o facto desse senhor ter sido recebido por deputados?! Tens que aprender a ler melhor os posts...

Essas generalidades tipo "todos eles são corruptos" dão muito jeito, não dão? Diz-se "à boca cheia", mas provas, nada! Que eu saiba nem o LFV nem o Veiga estão indiciados por corrupção no Apito Dourado, mas tu deves fazer parte da PJ...

Anónimo disse...

dedicado á grande equipa do antitripa:


época 2005/06:

Melhor Guarda-Redes: Helton (FC Porto)
Melhor Defesa Central: Pepe (FC Porto)
Melhor Defesa Lateral: Léo (Benfica)
Melhor Médio Defensivo: Paulo Assunção (FC Porto)
Melhor Médio Ofensivo: Lucho Gonzalez (FC Porto)
Melhor Avançado Extremo: Quaresma (FC Porto)
Melhor Ponta de Lança: Liedson (Sporting)

rui costa é muito bom...mas ele não é a equipa toda.

Anónimo disse...

oh slb, provas contra o pinto da costa tb não há, é só conversas e paleio de jornais, o gajo tá preso ? não! voces é que QUEREM tanto acreditar que o sucesso do porto é devido a uma suposta corrupção para se sentirem melhor com o insucesso do vosso, para culparem alguem que não vocês. e se em vez de procurarem esses vieira´s e veiga´s, que tambem na imprensa já foram motivos de suspeita, principalmente o veiga, deviam era procurar bons jogadores, e não os "oferecer" ao porto, como deco e maniche, para nao falar de terem trocado o mourinho por um toni. erros que se pagam caro, mas não é a culpar os outros, culpem voces proprios, arranjem melhores jogadores, e um dia poderão ter uma lista como a de cima, no nosso tempo.

Anónimo disse...

a prova é que o tal apito dourado so serviu pa imcriminar o gondomar, e se a justiça apanha corruptos como o vale azevedo, porque não apanha o pinto da costa? ou o homem é muito esperto, ou então talvez não seja tão corrupto como voces pensam. já reflectiram na hipotese de estarem errados? que todos os mitos de viagens e putas e frutas, nao passam disso, de mitos exagerados por uma imprensa sensacionalista.

o pinto da costa já foi acusado de tudo, já foi investigado, com 6 milhoes de benfiquistas em portugal, existe uma grande probabilidade de os encontrar em lugares altos na justiça central. como é que o pinto da costa está livre então ? é tão fácil acusa-lo e investiga-lo ainda mais. ou querem dizer que a justiça tambem está corrupta pelas maos dele ? ja agora vao dizer que a uefa está corrupta pelas mãos dele, senao nunca tinhamos ganho nada naqueles 2 anos?

é tudo corrupto ?

Anónimo disse...

mas volto a dizer, tenho a certeza que nem tudo é perfeito nos bastidores do futebol...mas talvez não ao nível que tanto querem que seja.

S.L.B. disse...

Ó Anónimo, o que veio nos jornais são TRANSCRIÇÕES de conversas telefónicas que constam do processo, não há nada inventado! E ele não vai ser julgado, porque aparentemente não se conseguiu provar que o clube regional tenha sido beneficiado no jogo contra o Estrela da Amadora, em que ganharam por 2-0, apesar da "fruta e café com leite". É o que eu digo, ele só arranjou as "meninas" porque é bom samaritano... Tal como pagou a viagem ao Brasil ao Sr. José Amorim, perdão, Carlhos Calheiros, só por "simpatia"...

Vai atirar areia para os olhos dos outros! Se achas tudo isto normal e não é por isso que se ganham campeonatos, isto diz tudo acerca da tua (falta de) inteligência!

Anónimo disse...

"inocente até prova em contrário" conheces ?

com ou sem corrupção, uma coisa é certa, pelo menos aquele presidente é INTELIGENTE ao ponto de não ser apanhado, enquanto que outros, já se sabe! se o homem é corrupto, não é nada de que me devo orgulhar, mas se o homem já foi ilibado do processo apito dourado (encomendado pelo benfica para ser campeão em 2005, mas isto sim é normal não?), já é tempo de se calarem, senão vão procurar no dicionário o que é ILIBADO.

pra vocês a lógica é a seguinte:

tempo da ditadura = justiça no benfica
tempo da democracia = corrupção no porto

isto porque é o que vos convém dizer, porque preferem por em causa o sucesso dos outros para esconder o vosso insucesso.

arranjem jogadores melhores, e joguem á bola, em vez de estarem sempre a chorar e a esconder-se atrás de teorias de mau perder.

até prova em contrário, o porto foi o justo campeão, e foram a maioria dos seus jogadores os eleitos como melhores da liga, se isto não basta, enfim!

quem não consegue ver isto, que vá viver para a italia, lá é que é bom pelos vistos!

Anónimo disse...

e o tal jogo com o amadora, varios jornalistas chegaram a dizer que nesse jogo se alguem foi prejudicado FOI O PORTO. até parece que é preciso roubar para ganhar o merda do amadora, ainda mais no tempo do mourinho,deco,ricardo carvalho,paulo ferreira, maniche, costinha, em que se calhar a taça uefa e a liga dos campeões tambem foi roubada nao ??!?!?!

porra, sinceramente olhem pa equipa, para os jogadores do porto, e digam-me sinceramente se eles jogam mal e se é preciso faltas e penaltis para o porto vencer jogos

alias, se for para ir por aí, basta ver que o benfica teve 5 penalidades a seu favor, 2 contra, e o porto teve 3 a favor e 1 contra.

engraçado, para uma equipa que precisa de roubar tanto, xega a ter um saldo de 2 penaltis a favor e o benfica 3 penaltis a favor. ena pá, uma roubalheira descomunal! este porto só marca de penaltis! ufa! ladrões este porto!

o sporting entao, com 8 penaltis a favor e 4 contra, tem um saldo de 4 penaltis a favor!

mas os ladrões, são o porto! até naquele jogo com o maritimo, em que o arbitro marca penalti e dps consulta com o fiscal e anula o penalti(e muito bem, para mais tarde nao marcar um que era mesmo penalti), ena pá, o arbitro esqueceu-se de roubar para o porto! foi um lapso! todos sabemos que para o porto ganhar precisa de penaltis e livres!

por isso, vamos ignorar que o porto marcou 54 golos e sofreu apenas 15, o que interessa são os 3 penaltis a favor do porto, que foram uma autentica roubalheira contra os 8 do sporting e os 5 do benfica!

(nem preciso de falar dos penaltis e livres a favor do benfica em 2005, preciso?)

Anónimo disse...

mas prontos, bora lá dizer, somos os ladrões, bla bla, putas, viagens, etc etc... e não sabemos jogar á bola é isso...bla bla... tudo roubado...

Anónimo disse...

(ah, o tal fiscal do jogo com o maritimo, foi o mesmo que anulou um golo ao rio ave com o benfica, para depois o benfica marcar um golo ilegal logo de seguida)

depois o jogo com o belenenses, tb foi tudo normal...

quando é a vosso favor, são sempre erros humanos, aconteceeeee...

mas a favor do porto: ATENÇÃO, LADRÕES, SEMPRE!

Anónimo disse...

para uma equipa que precisa de estar sempre a roubar, até andamos a roubar bem pouco! deviamos ter tido uns 10 penaltis a favor!

ah...mas será que nao foi preciso o arbitro ajudar com penaltis, talvez porque os jogadores do porto JOGUEM Á BOLA, FAÇAM JOGADAS, E MARCAM GOLO ? seráááá?

fica a duvida para os "inteligentes"..

GR1904 disse...

Para o ed: andas com muita necessidade de explicar certas coisas.

Anónimo disse...

para voces, é preciso fazer um desenho ás vezes, aos anos que passam a vida a falar na mesma merda, e ainda nao compreenderam a verdade absoluta nesta guerra de "o meu clube é melhor que o teu", de que voces foram ultrapassados, e ainda nao tiveram a decencia para o aceitar, tanta é a vossa negação. queres um desenho ?

Anónimo disse...

Já agora, não me querendo intrometer muito nesta conversa. Parece que anda tudo muito confuso. De facto, tenho de concordar que o Porto também joga à bola, sabe jogar à bola, tem bons jogadores, por vezes é beneficiado, outras prejudicado, etc... tal como o Benfica e Sporting. Ganham campeonatos com mérito (no caso do último, outros nem por isso. Tudo isto são evidências mas aquilo que os portistas não podem negar é que não é normal ouvir-se o tipo de coisas que se ouvem sobretudo no que concerne ao Porto. São viagens pagas a árbitros, são putas para os mesmos senhores, são conversas de bastidores codificadas mas que toda a gente percebe nas entrelinhas (como convém), são ligações perigosas com Olivedesportos e outras afins, são conversas do tal Reinaldo do domínio público, bla bla bla... São tantos os factos que alguns hão de ser verdadeiros. As conversas telefónicas são transcrições oficiais que ninguém negou. Enfim, é muito fumo para não haver fogo. Não será obviamente só por isto que o Porto ganha, se calhar até poderia ganhar sem estas coisas como conviria mas sem dúvida que estas existem e se existem, os culpados devem ser condenados sejam eles de que clube forem. Isto é o que todos aqueles que gostam de futebol deveriam procurar, doa a quem doer. Tenho no entanto a esperança (se calhar sou anjinho) de que estas investigações poderão pelo menos ter posto termo a este tipo de situações. Serão pelo menos atenuadas. Assim, podemos falar exclusivamente de futebol e deixar estas merdas para trás, mas só depois do Pinto da Costa deixar a costa de vez, já que quanto a este não há dúvidas.

antitripa disse...

Hummmm....anda aquí pessoal muito nervoso......

Galaad disse...

É... os nervos imperam... Especialmente acima do Mondego!! Continuo sem perceber a obsessão que estas bestas tem pelos blogs dedicados ao Benfica...Querem destilar ódio? muito bem, mas destilem-no lá na vossa casa e não venhão conspurcar locais de devoção ao manto sagrado (sim, porque a(s) vossa(s) reles camisola(s) são ás riscas, o que sugere os presidiários...)

Anónimo disse...

eu não quero destilar ódio, eu gosto é de falar de futebol, mas quando se poem a falar das corrupções com esse mau perder todo, passo-me dos carretos!

e eu gosto de visitar vários blogs, nao com o intuito de descarregar ódio, mas nao consigo ignorar certas coisas!

e tb vao benfiquistas a blogs portistas...já se sabe, é a guerra do costume, mas tem coisas que não consigo ignorar, e tenho a certeza que tal como voces, sentem necessidade de defender o vosso clube não é verdade ?

se não gostam de mim, podem banir-me á vontade, já tou habituado pois sempre que não gostam do que eu digo (e principalmente quando ficam sem resposta para dar), banir é mais fácil.

Pedro disse...

Se gostas de falar de futebol não podes ser do clube de gaia. Pois nesse clube não há futebol mas apenas CORRUPÇÃO.

Facturas, viagens, cafés e fruta, quinhentinhos, agressões a jornalistas...tudo acontece nesse clubeco podre.
No dia em q o corrupto mor desaparecer o clubeco tb desaparece.
É q o Apito Dourado provou uma coisa: sem corrupção o gaia não é campeão.

Titulos conquistados honestamente é coisa q os azuis não conhecem!!!

S.L.B. disse...

Ed: não tenho por hábito banir comentários, a não ser quando eles ultrapassam certos limites. Por acaso, tu és alguém com quem se consegue conversar minimamente, o que sendo do clube que és até é de admirar. Não me levarás a mal, mas com a maioria de adeptos do teu clube não se consegue ter uma conversa racional, partem logo para o insulto. Adiante.

É significativo que os exemplos que dês de não-favorecimento do teu clube se cinjam à época passada. Deve ter sido das poucas épocas em que o clube regional não foi escandalosamente beneficiado, o que poderá ter a ver com o processo Apito Dourado. Por outro lado, os exemplos que dás de supostos favorecimentos ao Benfica (Rio Ave e Belenenses) aconteceram numa altura em que o campeonato já estava perdido e aí obrigadinho...

É esta protecção arbitral que vos fez ganhar tantos campeonatos nas últimas duas décadas? Não foi só, mas ajudou bastante. Claro que não se pode ganhar sem uma boa equipa, mas as coisas passavam-se sempre da mesma maneira: o clube regional era sistematicamente beneficiado nas primeiras jornadas, até a equipa ficar em forma e confiante com essas vitórias “ajudadas”. A partir daí, entravam nos carris até final da época e ganhavam o campeonato. Há “n” exemplos disso e os nomes de Carlos Calheiros, Juvenal Silvestre, José Silvano, José Guímaro, Fortunato Azevedo, Pinto Correia, Jacinto Paixão dir-te-ão certamente alguma coisa. Claro que o Benfica e os lagartos, especialmente na segunda metade da década de noventa, não tinham planteis à altura nem estabilidade directiva, mas não tenhas dúvidas que a maior parte dos campeonatos que o teu clube ganhou foi através do sistema “levado ao colo”. Provavelmente até poderiam ter ganho de maneira honesta, mas assim as coisas foram muito mais fáceis.

Podes tentar desviar a nossa atenção dizendo que “todos são corruptos” e o presidente do teu clube é que é esperto, mas não acredito que uma pessoa como tu ache normal a história das “meninas” e das viagens pagas “por engano” ao Brasil...

Anónimo disse...

Mas ainda há aqui gente que tem o desplante de vir falar no jogo do Belenenses? Devem ter visto outro jogo, pois esqueceram-se do seguinte:

-Derrube do N.Gomes na área do Belenenses que o lesionou. Cartão vermelho perdoado ao jogador do Belenenses e penalty perdoado ao clube.
-Pretenso penalty cometido sobre um jogador do Belenenses. No final,o reporter perguntou ao jogador azul: "O que achou do derrube na área?" Jogador: "Que derrube? Não sei do que está a falar". E o reporter insistiu e o jogador disse que não se recordava de nada.

AHAHAHAHAHAAHAAH. Fartei-me de rir com estes penalties que só dragartos é que vêem.