origem

quarta-feira, maio 10, 2006

Tot ziens en dank u*

Na passada 2ª feira, Ronald Koeman foi para o PSV e consequentemente deixou de ser o nosso treinador. Foi uma decisão que não surpreendeu dada a época que fizemos. No entanto, e porque o que conseguimos na Liga dos Campeões foi muito importante para o clube, resta-nos dizer *adeus e obrigado.

O ano futebolístico acabou por ser um fracasso, já que só conseguimos juntar o troféu menos importante, a Supertaça, ao nosso palmarés (mesmo assim, é melhor do que certos clubes que “quase” ganham). Durante boa parte da época cheguei a pensar que o Koeman deveria ficar para o ano. Se tivéssemos conseguido o 2º lugar e estivéssemos na final da Taça (e a vencêssemos), para mim teria sido uma época positiva, mas nada disso aconteceu. As culpas não passarão todas pelo Koeman, mas pelo que se viu nos últimos jogos não havia condições para ele ficar. Por outro lado, jogámos sempre aos repelões durante o ano todo, raramente conseguimos uma sequência positiva de exibições (que não de resultados, felizmente) e não se notou nenhuma evolução no nosso jogo durante o ano. Na Champions mostrávamos uma coisa e no campeonato outra. Com os reforços de Janeiro, as expectativas do adeptos aumentaram e portanto a desilusão foi ainda maior. Deu a impressão que o Koeman se preocupou mais em valorizar-se na Europa (o que acabou por conseguir), do que em fazer-nos ganhar troféus internamente.

A principal razão pela qual fico contente por ele não ficar é a falta de liderança e as injustiças que cometeu perante alguns jogadores durante a época e que, penso eu, muito contribuíram para o insucesso. Enquanto o Camacho e o Trapattoni eram respeitados pelos jogadores, o Koeman nunca se preocupou com isso e a falta de solidariedade na equipa notou-se em campo durante alguns jogos. Para mim o momento-chave da época, e quando a começámos a perder, foi a inacreditável titularidade do Moretto com apenas três treinos, quando o Quim vinha de uma série de jogos sem sofrer golos e depois de se ter sacrificado a jogar estando lesionado. Já a titularidade do Miccoli e, principalmente, do Karagounis (um treino!) mal chegaram em Setembro tinha sido um mau prenúncio, mas enfim, eram ambos internacionais e de qualidade indiscutível. Mas agora o Moretto?! Vindo do V. Setúbal e há três anos suplente do Felgueiras?! Perfeitamente injustificável! Sempre tive as maiores dúvidas acerca desta decisão e, como se veio a provar, o Moretto é de longe o pior dos nossos três guarda-redes.

Por outro lado, há muitas decisões do Koeman que ficaram por explicar: o degredo do Nuno Assis e do Karyaka, a não-titularidade do Léo em determinada altura (contra os lagartos na Luz), o porquê das incríveis declarações sobre o Mantorras são apenas alguns exemplos. Tivemos uma oportunidade óptima para nos lançarmos para a conquista do campeonato, afastando definitivamente um rival, mas o Koeman resolveu dar uma tareia física antes do jogo contra os lagartos, subestimou-os (estava mesmo a ver-se que eles viriam à Luz fazer o jogo da época) e perdemos. Por outro lado, o Koeman chegou a dizer que a equipa estava muito cansada a determinada altura da época, mas se bem me lembro contra a Naval, e apenas quatro dias depois da jornada épica em Liverpool, ele fez alinhar 10 dos 11 titulares de Anfield!

Enfim, acho que foi melhor para ambas as partes que ele se tenha ido embora, porque se as coisas começassem a correr mal no início da próxima época, a sua margem de manobra seria muito reduzida. Quanto a substitutos, como disse num comentário ao post anterior, o que escrevi há um ano mantém-se: Camacho. Se vier o Eriksson também acho bem e não me importaria de ter o Scolari, mas não acredito que haja tempo para gerir essa situação por causa do Mundial. Não quero é nenhum português (Carlos Queirós e Fernando Santos deixem-se lá estar) nem nenhum italiano.

P.S. – Quanto às outras equipas, o Braga vai arrepender-se muito de ter trocado o Jesualdo pelo Carvalhal. Para o ano, vai lutar para não descer de divisão. Foi uma época “má” porque ficou em 4º lugar, depois dos grandes, e deveria ter ido à Liga dos Campeões?!?! É uma decisão tão brilhante quanto a que teve o Beira-Mar há dois anos ao dispensar o António Sousa e contratar um inglês qualquer. Viu-se o que aconteceu depois... Fiquei contente com as descidas do V. Guimarães e do Belenenses, especialmente por causa do Vítor Pontes e do Couceiro. Choraram por causa das arbitragens frente ao Glorioso, mas quando foram roubados frente ao clube regional estiveram caladinhos, já para não falar do “cordão humano” em Guimarães. Bem feito!

10 comentários:

Galaad disse...

Bem feito para o José Coveiro!!!

Pedro disse...

ò Deuses do Espólio Benfiquista, ò Soberanos das Relíquias Benfiquistas, este vosso seguidor vem, humildemente, perante vós, perguntar se haverá entre a Vossa Vasta Colecção uma música que passava bastas vezes no antigo e glorioso Estádio das Luz que tinha como refrão a frase "Eu sou o maior eu sou o maior,eu sou Benfica, eu sou Benfica".
Era o hit q antecedeu o "Benfica vencer vencer"

BP disse...

"deuses do espolio benfiquista"!!! LINDO!!! ehehe
quanto à saida de Koeman... já nem sei o que diga... parece que ja seria demasiadamente dificil ele ficar, mas por outro lado nao estou a ver ninguem que nos leve a conquistas já pro ano...
esperemos que nao
ABRAÇOS

S.L.B. disse...

Ó Pedro, do que me foste lembrar...! Não tenho essa música gravada, mas lembro-me perfeitamente dela. Especialmente de a ouvir logo a seguir aos lagartos nos terem vindo roubar o título na penúltima jornada em 85/86 e o oferecido ao clube regional. Saí do estádio a chorar e essa música estava a passar nos altifalantes. Fizeste-me regressar ao passado... :-)

antitripa disse...

Não se arranja não? Essa música?

Olha lá, companheiro, porque é que na colecção do 2006 falta um jogador à holanda? Ou é da minha caderneta?

Pedro disse...

Toca a procurar nas cassetes velhinhas lá por casa, no carro dos pais e avós...
:)

Galaad disse...

Pedro, eu tenho a música. Como posso fazer para te enviar? Se quideres mandar um mail vai a:

www.eternobenfica@gmail.com

Galaad disse...

Ou melhor... manda um mail para www.eternobenfica@gmail.com É o mail do meu blog que é o www.eternobenfica.blogspot.com

Diz qq coisa e organizamos a coisa

saudações

S.L.B. disse...

Antitripa: a Holanda tem menos um jogador que o resto das selecções, mas a caderneta é mesmo assim. Não me perguntes porquê... E há um espaço para um cromo comemorativo no lado de dentro da capa que me passaria despercebido se esse cromo não me tivesse saído numa carteira.

antitripa disse...

O mesmo me aconteceu com esse cromo e qual puto pensei logo em verificar se o poderia ir trocar por uma bola....aquelas magnificas senhas brinde fazem falta!