origem

segunda-feira, maio 08, 2006

Horrível

Escolhemos o último jogo da época para fazer a pior exibição do ano. Perdemos 3-1 em Paços de Ferreira e vamos ter que começar a nova época mais cedo para jogar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. É difícil arranjar palavras para descrever o que vi, já que foi tudo tão mau que nem dá vontade de escrever. Para um ano tão irregular como este não poderíamos ter acabado pior. E como a última impressão é a que fica…

O Sr. Koeman resolveu tirar mais um “coelho da cartola” e colocar a titular o Karyaka que não jogava há quatro (!) meses. Mantivemos os três trincos da semana passada, mas desta vez jogámos com quatro defesas. Tivemos as habituais dificuldades em transportar jogo e o Miccoli voltou a estar muito sozinho na frente. Durante a 1ª parte, o Karyaka foi curiosamente dos menos maus juntamente com o italiano. Esta aparente aleatoriedade com que o Sr. Koeman escolhe os jogadores de certeza que não espanta só os adeptos. Porque é que o Karyaka esteve quatro meses sem tocar na bola? Porque é que aparece, e logo a titular, no último jogo da época? Da 1ª parte salvou-se o grande golo do Manuel Fernandes (que se estreou a marcar no campeonato…) e uma boa jogada do Miccoli que cruzou para o russo falhar o 2-0 perto da baliza.

Na 2ª parte só as camisolas é que entraram em campo. O Sr. Koeman diz que uma das coisas que nos perturbou foi o facto de o Paços de Ferreira ter retardado o reinício do jogo em quatro minutos! Sem comentários… O Paços de Ferreira entrou com muito mais vontade, chegava sempre primeiro à bola e foi sem surpresa que os golos apareceram. O 1º logo aos cinco minutos resultou de um lance inacreditável do Moretto. Se o golo sofrido pelo Ricardo na semana passada foi um grande frango, o que dizer deste? Foi a 1ª vez que vi um guarda-redes deixar passar a bola por baixo do corpo quando sai aos pés do avançado e chega primeiro à bola. Não deu para acreditar! Finalmente o Moretto sofre um golo num erro clamoroso. É que dá pelo menos um desses por jogo e até agora tinha sido bafejado pela sorte. Cheguei a pensar que havia ali algo de sobrenatural. Logo a seguir o Miccoli desmarca-se e permite uma grande defesa ao guarda-redes. E foi o nosso canto do cisne aos 10 minutos da 2ª parte!

A partir daqui o Paços pressionou mais e marcou o 2º golo num remate de longe em que me pareceu que o Moretto se lançou tarde à bola. No entanto, as maiores culpas vão para o nosso meio-campo, que deixou o adversário rematar à vontade. Entretanto, já tinham entrado o Mantorras e o Marco Ferreira para os lugares do Karyaka e Beto, mas a nossa produção não melhorou. E eis senão quando o Sr. Koeman volta a inventar: tirou o Miccoli para colocar o Marcel! O treinador do Paços deve ter respirado de alívio. O Marcel voltou a ser igual a ele próprio com a camisola do Benfica, ou seja uma nulidade absoluta. Já perto do fim, o Manuel Fernandes pôs-se a brincar perto da nossa área, perdeu a bola e o Paços marcou o 3º golo, num lance em que a bola ainda é desviada pelo Ricardo Rocha (como de costume). Foi o culminar de uma exibição lamentável onde faltou quase tudo: garra, querer, classe, determinação, vontade.

Ficam ainda mais algumas questões no ar: porque é que o Simão e o Nuno Gomes foram convocados se nem sequer saíram do banco perante o nosso paupérrimo jogo? Será que nos vamos dar ao luxo de dispensar o Quim e ficar com o Moretto? Enfim, o balanço da época será feito num outro post, mas pelo que vi hoje se o Sr. Koeman se for embora não ficarei nada triste. Estou-lhe muito agradecido pela nossa campanha na Champions e por ter morto alguns borregos cá dentro, mas não estou a ver que tenha condições para continuar para o ano.

10 comentários:

D'Arcy disse...

Já nem sei o que pensar. Por norma não sou adepto de grandes mudanças, mas a ponta final de época horrível que temos vindo a fazer começa a deixar-me muito apreensivo. É que quem eu gostava que viesse (Camacho) não vem de certeza, e mudar por mudar, nem sei o que é que nos pode sair. Ainda aparece por aí algum Zaccheroni, ou algo do género.

Galaad disse...

Exactamente a análise que fiz no meu blog sob o titulo "Miserável adeus... até para o ano" Está lá postado, mas por outras palavras o que tu disseste!!! Dá lá um salto e comenta...

Koeman RUA, jÁ!!!!!!

www.eternobenfica.blogspot.com

antitripa disse...

Blogger notice:

"Estimado owner este blogger encontra-se em black out e já agora em Nedish Out!"

bogalho disse...

Scolari ou Erickson....e pro ano limpamos tudo

guitar disse...

Inenarrável final de festa. Infelizmente a festa dos outros!
Perder em Paços é incrível, mas perder assim, dando a ideia de que desde a entrada em campo só podiam era mesmo perder, é intolerável. O golo do Fernandes foi um número fora do filme de terror a que assistimos.
Felizmente que, a esta hora que escrevo, o Tintin já era...
Mas, atenção a culpa não foi só dele. O Veiga tem tanta ou mais culpa, o Vieira continua a vender kits pelo mundo enquanto a equipa anda à deriva e não se comporta de acordo com aquela camisola. Revolução é preciso! De filosofia, mentalidades, regras, qualidade e liderança. E não estou a querer dizer com isto que o Vieira deve ir embora. Mas que deve impor-se ao Veiga, mandar se souber e saber escolher (ou pedir ajuda de quem sabe) para o futuro, não tenho dúvidas. Vamos ver quem será o treinador, questão essencial. Se o Veiga continuar a ter tudo na mão, não haverá Camacho, nem Scolari, nem outro qualquer que tenha vontade de decidir. Se a razão, por fim, vier ao de cima, espero que não vão inventar um rapaz jeitoso ali ao Campeonato de Chipre ou da Áustria...
Depois, os jogadores são a segunda decisão crucial. Metade da equipa não vale nada, mesmo comum treinador melhor, alguns irão saír (decerto os melhores). Quem vem, quem vem? Se o mesmo aescolher for o dos reforços de Inverno estamos fritos. Não há coração que aguente.
Acho que com esta notícia de hoje (saída do Koeman) começámos bem a próxima época. Mas vamos ver o que nos reserva o defeso e como vai a equipa chegar à pré-eliminatória da Champions. E com quem iremos jogar. Ir à Liga é FUNDAMENTAL pelo dinheiro e pelo prestígio.
Em quem apostas? Se o Veiga ficar aposto no Trap de volta (espero que não) ou no Scolari. Se o Veiga saír, de caras no Camacho. E que sabe se não ficamos pelo Jesualdo?
Estou em pulgas para saber. Só espero que não se repitam os 2 últimos anos e a escolha seja feita nas véspera da partida para estágio ou mesmo depois.

Cá estaremos para discutir o assunto

S.L.B. disse...

Guitar: o Scolari não deve ser, porque o Mundial acaba no dia 9 de Julho, a nossa época tem que começar mais cedo por causa da Champions e não o estou a ver anunciar em pleno torneio que vem para o Benfica.

Por mim, a escolha é clara e reitero o que disse há um ano atrás: CAMACHO. Se tivesse que escolher entre ele e o Veiga nem pensaria duas vezes. A 2nd best choice seria o Eriksson. Sempre que nos treinou ganhámos campeonatos e fomos a finais europeias.

P.S. - O Trapattoni... NÃÃÃÃÃOOOO!!!! E o Jesualdo já cá esteve e não teve sucesso (nem mão no balneário). Gosto dele, mas não para treinar o Benfica.

juan cabanillas disse...

s.l.b.

The horror, the horror! E eis que o erro ortográfico surge! O drama, a tragédia, o horror. Arghhhh!

k ataque de estupidez e esse? es ganda tone

Pedro Neto disse...

Uma vergonha, mas ao menos já não temos lá o Tintin no comando, resta esperar que a vassourada chegue ao Director do Futebol.

S.L.B. disse...

juan cabanillas: kada 1 tem az suaz pankas. tu ez bueda cul a eskrever, eu n. passienssia.

Juan cabanillas disse...

alem de seres ganda tone, ja ias pa escola aprender portugues