origem

domingo, abril 02, 2006

Economode

Mais uma vitória na véspera do jogo mais importante da época. Apesar de um mau início de jogo, com um golo sofrido muito cedo, a justeza do nosso triunfo em Belém por 2-1 é incontestável. Conseguimos dar a volta ao marcador ainda na 1ª parte e na 2ª, a exemplo do que já sucedera frente ao Braga, limitámo-nos a controlar (nem sempre bem) a partida, embora devido à vantagem mínima tivesse sido um jogo de algum sofrimento para os adeptos.
Finalmente quebrei o enguiço este ano! Tinha ido ver o Glorioso fora duas vezes (Manchester e Braga) e tínhamos perdido ambos os jogos, pelo que à terceira foi de vez. Ainda por cima tive o privilégio de ter a companhia do meu amigo D’Arcy, o que tornou o serão futebolístico quase perfeito (faltou só que os lagartos não tivessem ganho em Guimarães). Confesso que com o golo sofrido logo aos oito minutos (no estádio pareceu-me frango do Moretto, mas a TV mostra que o remate do José Pedro foi bem colocado, embora desse a ideia que o nosso guarda-redes se poderia ter lançado mais cedo) vi a minha vida andar para trás. Queres ver que eu dava azar ao Glorioso fora de casa?! Quando, pouco depois na sequência de uma excelente abertura do Miccoli, o Nuno Gomes demora séculos a rematar e por via disso deixa-se desarmar e lesiona-se com alguma gravidade (é quase certo que falhe Barcelona), ainda mais apreensivo fiquei. O jogo não nos estava a correr nada bem, mas eis senão quando o Beto faz a sua jogada da época, conduz a bola por entre três adversários e já dentro da área liberta no momento exacto para o Miccoli que, só com a recepção tira o defesa do caminho, remata em arco e obtém um magnífico golo. Poucos minutos volvidos, o Miccoli conduz um ataque e passa ao Karagounis que remata fora da área e estreia-se a marcar pelo Benfica. Mais uma vez no estádio pareceu-me que o Marco Aurélio teve algumas culpas, mas a repetição na televisão mostra que o remate é ligeiramente desviado por um jogador do Belenenses. Estava dada a volta ao resultado antes do intervalo e até ao final da 1ª parte poderíamos ter acabado com o jogo quando, na nossa melhor jogada, o Miccoli desmarca o Simão que remata cruzado (de ângulo já difícil) ao lado.

Como o D’Arcy e eu suspeitávamos, na 2ª parte o Benfica preparava-se para deixar correr o marfim à espera do fim do jogo. E assim foi. O Belenenses entrou muito pressionante e durante 15 minutos encostou-nos às cordas. Ao contrário do que seria desejável, nós nem sequer tentávamos o contra-ataque. Estávamos já com a cabeça em Barcelona, o que era uma atitude muito perigosa só com a vantagem mínima no marcador. O Koeman mexeu na equipa e para minha surpresa tirou o Karagounis e colocou o Geovanni. Trocou um médio por um avançado, quando eu esperava que saísse o Miccoli, até para o poupar para a próxima 4ª feira. Todavia, por esta altura o gás do Belenenses já se tinha esgotado, mas nós também não estávamos interessados em dar a estocada final na partida. O nosso único lance de perigo na 2ª parte foi uma boa jogada do Léo, a menos de dez minutos do fim, que culminou num remate em arco à barra, com o Marcou Aurélio a seguir a trajectória da bola com os olhos. No entanto, mesmo no último minuto de descontos o Belenenses tem uma boa oportunidade com o Meyong isolado na área a cabecear por cima. Era uma grande penalização para nós, mas era o que daria estar a fechar a loja com apenas 2-1.

Individualmente, o Miccoli destacou-se porque participou nos dois golos e mexeu com o nosso ataque todo. A sua qualidade é indesmentível, vale bem os cinco milhões de euros da cláusula de opção, mas o grande problema são as sucessivas lesões musculares que tem. Será um bom investimento? Confesso que estou indeciso. O Beto também fez um bom jogo e está decididamente a viver a sua melhor fase no Benfica. O Luisão foi imperial nas alturas, apesar de na 1ª parte ter sofrido um pouco com o Meyong. O Simão também está de volta à boa forma e a ajuda defensiva que deu na 2ª parte foi de louvar (magistral a forma como se desenvencilhou do Rui Jorge junto à linha lateral perto da nossa área). O Geovanni entrou muito bem no jogo e o resto da equipa esteve num nível razoável. Dada a lesão do Nuno Gomes, deveremos jogar com Simão, Miccoli e Geovanni na próxima 4ª feira, mas eu não sei se não guardaria um destes dois para a 2ª parte, já que a sua velocidade pode causar muitos estragos à defesa do Barça. Vai ser muito difícil e espera-se um sofrimento atroz, mas como diria o José Torres “deixem-me sonhar”.

P.S. – Acho piada como os treinadores adversários aproveitam o jogo frente ao Benfica para cascar nas arbitragens. Contra o clube regional (principalmente) e os lagartos são roubados até mais não, mas ficam sempre calados. Dos lances que o Couceiro reclama, o do Petit não me parece penalty, porque ele vai à bola ao mesmo tempo que o José Pedro (aliás, este na flash interview, quando questionado, nem sequer se lembrou desta jogada). O do Manduca foi mesmo à minha frente e pareceu-me que ele bateu com o ombro na bola. Na televisão fica-se com mais dúvidas, mas infelizmente não houve imagem desse lado para tirá-las. Mesmo assim, admito que possa ter sido penalty. Porém, a diferença de critério do Pedro Henriques da 1ª para a 2ª parte é que foi de realçar. Na 1ª deixou jogar como habitualmente, mas na 2ª cada vez que o jogador do Belenenses caía era falta. Aliás, o próprio Couceiro reconheceu isto.

10 comentários:

MAD*MAX disse...

Sempre ke posso passo por aki...
Apesar de te achar um pouco pessimista,hoje supreendeste-me pela positiva!
Apresentas um post lucido...

Basta um empate c/golos para encortar o nosso caminho rumo a Paris!!!
A isso chama-se esperanca!!!
De qualquer maneira,nao e o sonho ke comanda a vida?!

http://bancadadirecta.blogspot.com
Aparece...
Saudacoes desportivas
SLB 4EVER

S.L.B. disse...

Sou um pouco pessimista para não ter grandes desilusões. No entanto, posso dizer-te, Mad*Max, que estou estranhamente confiante para 4ª feira. Não te sei explicar racionalmente porquê, mas assim que se conheceu o sorteio dois resultados apareceram na minha cabeça (eu, que nem sou de grandes prognósticos): 0-0 e 1-1. No primeiro já acertei...

Apre disse...

Foi tão ESCANDALOSO O ROUBO AO BELENENSES que nem os comentadores da vermelha tv4 conseguiram escamotear os 3 penaltis que reconheceram não marcados a favor do Belenenses.
O Petit não toca na bola mas no pé do José Pedro que foi abalrroado por trás por 2 jogadores nem sabe o que lhe aconteceu, o o penalti na 1ª parte com o empurrão do Luisão ao Meyong, e a mão do Manduca!

LEVADOS AINDA MAIS AO COLO QUE NO RIO AVE!!!!

CORTO MALTESE disse...

Vou tentar ir... mas não prometo!
:(

Anónimo disse...

Tal como comentei no blog do d'Arcy, os teus cometários aos jogos do Benfica são para mim indispensáveis. Sobre o jogo, concordo inteiramente com o post. Espero que o Miccoli permaneça no Benfica, rezando para que as lesões deixem de o apoquentar.

VIVA O BENFICA!

S.L.B. disse...

A minha teoria confirma-se, Apre. Nunca te vi protestar assim quando és prejudicado contra os lagartos ou contra o teu próprio clube (regional). O Benfica é mesmo um bom pretexto para os teus 15 minutos de fama... O SL&Marinha é que tem razão: o José Pedro teve amnésia com o choque!

Bem Litrado: obrigado pelas tuas palavras.

tma disse...

S.L.B., começo por discordar com algo que escreveste no teu post: o jogo do Barça é o mais importante da época... Errado!! O jogo mais importante da época será a final em Paris :-P

Quanto jogo que inspirou este post, devo dizer que tevemos sorte com o "economode"... Em ocasiões anteriores não nos demos tão bem, e realmente só é compreensível pq assumidamente a aposta do Benfica é a CL (pergunto-me mesmo se não será a aposta principal - em detrimento do campeonato - a partir do momento em que ultrapassámos a 1ª fase...).
A partir do lance da lesão do Nuno Gomes e até final da 1ª parte, o Benfica revelou o seu potencial, com o Miccoli a mostrar que é um jogador claramente acima da média. 5 milhões de euros não é muito para a sua qualidade, pelo que, se não fosse a tendência para se lesionar (talvez explicável pelo facto de não ter feito a pré-época em condições), eu diria que seria uma excelente contratação. O lance do golo (1-1) está ao alcance de poucos...
Na 2ª parte, e apesar da insatisfação manifestada pelo Koeman relativamente à atitude dos jogadores, não havia muito a fazer, pois as suas cabeças já estariam a pensar em 4ª feira... E a lesão do Nuno Gomes também terá deixado os jogadores algo apreensivos.
Volto aqui a repetir que, quanto a mim, o principal defeito do Koeman é a capacidade para motivar os jogadores para os jogos do nosso campeonato... Por vezes também não fará as melhores opções tácticas, mas se os jogadores não correm, de nada vale a preparação táctica dos jogos.
Concordo completamente contigo quando escreves "Era uma grande penalização para nós, mas era o que daria estar a fechar a loja com apenas 2-1." De facto, seria frustrante, sendo o Benfica claramente superior, desbaratar a vitória, mas a atitude na 2ª parte podia perfeitamente ter comprometido.

Inevitável (ou não, ou não, mas eu não resisto...) será falar da arbitragem. O tal lance do Zé Pedro, que ele não se lembra, também me pareceu penalty (após ver a repetição)... E a repetição do lance do Manduca também dá a ideia que joga a bola com a mão. Parece-me que o Belenenses terá razão para reclamar desses lances... No entanto, o lance que origina a lesão do Nuno Gomes também me parece ser lance para penalty, pois com uma perna o Sandro Gaúcho faz-se À bola, mas com a outra, faz-se ao Nuno Gomes... Ou seja, ainda que o Sandro tenha tocado na bola antes de derrubar o Nuno Gomes, a verdade é que o derrube não decorre do facto de o Sandro ter chegado primeiro à bola, mas da forma violenta com o se fez o lance e "varreu" tudo o que estava à frente, e "traçando" a pernda do Nuno Gomes (tendo como consequÊncia provocado a sua lesão).
A ausência do Nuno Gomes será o aspecto mais preocupante para 4ª feira, mas tal como em Liverpool, sem o Petit, e com o ManUtd, sem uma série de titulares, tenho a convicção que o Benfica vai ultrapassar a adversidade (a juntar ao poderio e favoritismo do adversário).
Sabendo perfeitamente que o Barcelona é claramente superior, curiosamente, tal como tu, também me lembrei de quando, há 20 anos atrás, contra uma Alemanha claramente superior, e portanto, contra todas as previsões, o José Torres dizia "deixem-nos sonhar". O que é certo é que o sonho tornou-se realidade.
E sonhar não custa nada... E espero que, tal como há 20 anos atrás, na 4ª feira se torne realidade (aliás, seria bonito dedicar uma possível vitória o José Torres...)

tma disse...

Quanto ao comentário do Apre e outros que abundam por aí do mesmo calibre, fazem-me acreditar cada vez mais que estes anti-benfiquistas são quem mais rejubila com as vitórias do Benfica em jogos em que, alegadamente, existem decisões de arbitragem que no cômputo geral acabam por beneficiar o Benfica. A sua ânsia por alimentar(em-se) (d)a "teoria do colo" é tão grande que, quando tal acontece, parece que são acometidos de orgasmos múltiplos (um por cada blog benfiquista que encontram). Querem tanto ter razão que nada melhor que uma jogada em que um penalty fica por assinalar contra ao Benfica, para poderem assim sustentar a sua "teoria".
Mas se fosse ao contrário, já não seria de certeza penalty: os lances que referi na área do Benfica, se fossem na do Belenenses e fosse marcado penalty, aqui d'el rei que o Benfica está a ser "levado ao colo".
A ânsia de tentar criar um sentimento de culpa aos adeptos do Benfica por apoiarem o seu clube, alegando por tudo e por nada que o Benfica é "levado ao colo", como ridícula tentativa de enfraquecer o enorme apoio que o Benfica granjeia pelo pais inteiro (e não só...),
atinge o seu clímax quando ocorrem lances onde por muito faccioso que um benfiquista seja, se torna difícil não reconhecer que o Benfica foi beneficiado nesse lance. Eu sinto-me desconfortável quando isso acontece. Mas ainda me sinto mais desconfortável quando se passa o contrário!!! E certamente não vou rejubilar com as situações em que o Benfica é prejudicado, só para poder dizer que os outros é que estão a ser levados ao colo!!! Tal como disseste, S.L.B., parece que há quem goste de aproveitar as situações em que o seu(?) clube é prejudicado para chamar a atenção dos outros e assim ter os seus 15 mins... Género: "eu tenho um blogue, venham lá visitá-lo, nem que seja para dizer mal, mas o que eu quero é receber muitas visitas... Vá lá, apareçam..."
Resta-me assim dizer que esta forma reles de anti-benfiquismo em mim tem apenas um efeito: sentir-me ainda mais orgulhoso de ser benfiquista e por apoiar o meu clube sempre que posso (o que não acontece com a frequência que gostaria porque muito mais importante que o Benfica é a minha família). E mais orgulhoso ainda porque, apesar de este campeonato não estar a correr da melhor forma, a realidade é que neste momento, CAMPEÕES SOMOS NÓS!!!

VIVA O BENFICA!!!!!!!!
Vamos ganhar ao Barcelona!!!!!!!

S.L.B. disse...

TMA: bons olhos te leiam! :-) E é verdade, a nossa família é mais importante que o Glorioso. Ainda por cima, tu, já com dois e um terceiro a caminho, tens a grande responsabilidade de educá-los para se tornarem naquilo que é verdadeiramente fundamental: serem tão benfiquistas como o pai! :-) A partir daqui, tudo o resto virá por acréscimo, já que sendo benfiquistas saberão como se constrói algo muito grande do nada, num caminho cheio de dificuldades, subindo a pulso, mas contando sempre com a solidariedade dos entes queridos. A génese e crescimento do nosso clube é uma verdadeira lição de vida.

Tens razão, deveria ter acrescentado o "até agora" à frase "o jogo mais importante da época" :-)

Estou como tu, estes antibenfiquistas que rejubilam mais com as nossas derrotas do que com as vitórias deles estão a tornar-me ainda mais benfiquista do que era (quem me conhece bem diz que é impossível, mas é verdade). E também eu estou confiante para 4ª feira.

MAD*MAX disse...

A minha opiniao em relacao ao jogo d'topico,e um pouco difrente "tma"!
Axo ke a unica coisa ke o Belenenses se pode keixar e a de ter "pago" e nao ter tido o proveito anunciado!!!
Nao sei se a loja da currupcao tem livro de reclamacoes!!!la marca resgistrada tem...
Depois da entrada sobre o Nuno Golos,tipo "fim d'carreira"!
Nao me restou duvidas ke tudo fizeram para tentar afastar o GLORIOSO de + 1 competicao,na qual essas ekipas nao entram e esses arbitros nao apitam...
Alem de afastarem(talvez defenitivamente) o trofeu de melhor marcador d'liga ao Nuno!
Se o jogo perigoso fosse sancionado e punido...
Depois dessa entrada salvo eu aos 12',Havia um penalty para marcar e a ekipe do restelo passaria a jogar c/10!!!
E ai talvez a historia d'jogo fosse outra!!!
Penso ke ta explicada a razao,da tal desacelaracao dos nossos jogadores na 2 metade do tempo...evitar sancoes desciplinares e lesoes a todo o custo!!!
Vou vesitar o teu blog...
Ja agora visita o meu!!!(onde colaboro)
http://bancadadirecta.blogspot.com
Aproveito para te dar os PARABENS,pelo rebento ke ai vem!

SLB,ainda bem ke te veijo(leio)optimista!!!
Acreditar,pode ser decisivo...

Saudacoes desportivas
SLB 4EVER