origem

domingo, fevereiro 19, 2006

Péssimo ensaio

Começou muito mal a nossa semana decisiva com a derrota por 2-0 em Guimarães. Pior do que a derrota foi a exibição do Benfica que não criou tantas oportunidades de golo como nos últimos jogos e nunca demonstrou verdadeira capacidade para ganhar. Não estava com um bom pressentimento para este jogo, porque quer se queira com não, com o Liverpool e o clube regional aí à porta, os jogadores poderiam encarar esta partida de ânimo mais leve. Por outro lado, o Guimarães estava motivado com a vitória da semana passada no Marítimo e tem uma massa adepta que empurra o clube. Para (não) ajudar à festa, choveu copiosamente durante o encontro todo, o que em termos teóricos não era nada benéfico para o nosso tipo de jogo, como se veio a confirmar.

Se foi por causa destas condicionantes ou não, o que é facto é que entrámos pessimamente na partida e a primeira meia-hora foi de domínio absoluto do Guimarães. O Moretto fez duas boas defesas e há dois cabeceamentos para fora de jogadores do Guimarães, que saltaram à vontade na nossa área, antes do primeiro golo num remate de sorte de 30m. O Ricardo Rocha ainda tenta cortar de cabeça, mas acaba por dar um efeito à bola que entra na baliza. Reagimos lentamente, mas acabámos por marcar um golo pelo Marcel que infelizmente estava fora-de-jogo. Antes disso, há um lance do Léo que me parece de penalty, já que ele foi empurrado por um defesa e pouco depois o Guimarães deveria ter ficado a jogar com 10, porque o Cléber tem uma entrada violenta sobre o Nuno Gomes que seguia na direcção da baliza, apesar de estar ladeado de dois defesas. Enfim, pormenores que infelizmente não chegam a ser as coincidências que refiro no post anterior.

Na 2ª parte entrámos melhor e mantivemos alguma pressão sobre o Guimarães. Todavia, não criámos grandes oportunidades de golo, sendo as duas mais flagrantes do Nuno Gomes, que se as tivesse marcado, como era sua obrigação, talvez o resultado tivesse sido outro. O Guimarães praticamente não existiu na 2ª parte e da única fez que foi lá à frente matou o jogo a 20 minutos do fim, aproveitando um mau corte o Ricardo Rocha que acaba por estar ligado aos dois golos. Pouco depois entrou o Karagounis e ganhámos alguma consistência no meio-campo, mas já era tarde demais. Não fizemos um jogo bem conseguido e considero que o Koeman cometeu dois erros: o Beto deveria ter jogado no lugar do Manuel Fernandes que, ameaçado pelo 5º amarelo, foi muito menos lutador do que é costume o que se reflectiu na suavidade que o nosso meio-campo revelou; o Karagounis deveria ter entrado de início, já que ficou mais uma vez demonstrado que precisamos de um jogador que saiba transportar a bola para a frente e colocá-la jogável nos avançados. Por falar em avançados, jogámos com 10 porque o Marcel continua a ser um corpo estranho na equipa. Fez um jogo razoável em Leiria e daí para cá tem sido uma nulidade. Por outro lado, se o Koeman já sabia que ia jogar com dois pontas-de-lança, porque é que não convocou o Mantorras para o ter no banco?! Em vez disso, o Koeman optou por convocar o Karyaka que não joga há dois meses. O resultado é que só fizemos duas substituições e o angolano teria sido muito útil para entrar para o lugar do inofensivo Marcel. Incompreensível…

Na próxima 3ª feira recebemos o Liverpool e as perspectivas não são as mais animadoras. Hoje vi um pouco do jogo deles contra o Manchester para a Taça e teremos pela frente um adversário que simplesmente não dá espaços para jogar. A velocidade terá de ser a arma principal, mas a falta do Geovanni pode deitar tudo a perder (aliás, o Rafa Benitez já mostrou contentamento ao saber desta ausência). Atravessamos uma fase má na altura crucial da época. Os jogadores mais importantes como o Simão e o Nuno Gomes estão em baixo de forma e três derrotas nos últimos quatro jogos do campeonato não auguram nada de bom. Haverá outro milagre como o do Manchester?

7 comentários:

MBA disse...

Gostava de dizer que sim, mas... duvido muito... :-(

tma disse...

Acabei por não seguir com muita atenção o jogo, já que estava em casa de um casal amigo, mas deu para perceber perceber quão mal o Benfica jogou.
Pior do que um péssimo ensaio, as esperanças de renovação do título (para mim o objectivo mais importante da época) ficaram bastante reduzidas. E por este andar, corremos o risco de nem em 2º lugar ficar...

tma disse...

Já agora, não se compreende a eternidade que o Nuno Gomes demorou na jogada em que apareceu isolado na direita... É sintomático do estado em que a equipa se encontra, sem força nem confiança...
3ª feira lá estarei para tentar ajudar a equipa a sair dessa situação... Talvez seja o jogo que a equipa precisa para recuperar o ânimo: mesmo que não ganhe, espero que mostre que é capaz de jogar contra os melhores da Europa.

Pedro Malaquias disse...

Contra o Manchester não houve qualquer milagre, mas sim 1 equipa que mostrou o que valia. O SLB tem o melhor plantel dos últimos anos, basta demonstra-lo.

Sinceramente, e + 1 vez, acredito na vitória na 3a feita (a derrota do fds contribuiu para esta fé); vamos lá ver se acerto outra vez.

3-0 para o SLB, com 1 das melhores exibições dos últimos anos.

Anónimo disse...

Boa sorte, provem que estas NOTICIAS DA BBC não vos abatem...

Anónimo disse...

Eu gostava de regressar um pouco atrás no historial da equipa esta época. Início horrível, Outubro a subir, Novembro péssimo, Dezembro excelente (com a moral da vitória sobre o MAN UTD), Janeiro a começar a caír e Fevereiro UM HORROR. Ou seja, uma gritante irregularidade, indicadora clara de falta de consistência no jogo e na atitude.
Porque, embora tenha sido com os lagartos que a casa começou a vir abaixo, já antes como eu te tinha aqui dito, os resultados foram melhores que as exibições, por exemplo, com a Académica, o Gil e até o Paços. Curiosamente o nosso melhor jogo foi em Leiria, onde perdemos infantilmente.
Não vi o jogo do Penafiel porque estava fora, mas parece que não foi grande coisa. Sábado foi mesmo uma vergonha. Há que dizê-lo! Na primeira parte 11 a 2 em remates para o Guimarães, várias defesas do Moretto e ZERO oportunidades de golo. Ou melhor UMA, que o Gomes quase fez passar despercebida. O que é isto?
Lentidão exasperante, ausência total do jogo, criatividade nula, não se construíu uma jogada, tirando aquela que já referi. Diz-me como é possível ganhar jogos assim? Nem sempre há milagres como em Barcelos.
Segunda parte menos má, mas igualmente sem chama, sem talento e sem ninguém saber o que anda a fazer dentro de campo. De quem é a culpa? Não sei. Acho que o treinador não é grande espingarda, mas também os jogadores me parecem em contra-corrente. Ou seja não estão para dar o litro por aquele treinador. Com a vinda dos reforços e a gestão polémica das titularidades, acho que o Koeman perdeu o balneário! Espero que não seja assim, mas tenho medo de ter razão, porque então ACABOU...
Dos jogadores, Fernandes, Marcel, Marco Ferreira, Gomes foram nulidades absolutas. Simão e Petit lutaram mas estão fisica(psíquica)mente limitados. Rocha infeliz no 1º golo e desastrado no 2º. O resto, medíocre na melhor das hipóteses.
Sinceramente, se não houver um terramoto, o campeonato já foi e o segundo lugar vai a caminho. Se calhar, o 3º, o 4º etc. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos. Se ganharmos amanhã e no domingo, renasce a esperança e, mais importante, sobe a moral. Mas que há doença no balneário, isso há. A gripe das aves chegou antes do tempo...
Talvez me engane, mas acho que com o Liverpool vamos jogar bem mdelhor. Depois veremos. Mas se assim for, fico contente por um lado, e piurso por outro, porque isso só revela que para os nossos jogadores o que conta é a "montra" da Champions. E isso, num clube como o Benfica não pode ser!
Neste momento, estou convicto que existe embrulhada da grossa entre o Koeman e o plantel. Provem-me lá o contrário.

Abraço e boa sorte para amanhã. Venha lá o Benfica das camisolas berrantes.

tma disse...

Apre (que não pensas noutra coisa que não no teu Belenenses...): "notícias" como essa da "BBC" (que apesar de ser um recauchutamento de piadas gastas misturadas com dois factos verídicos - a presença do Benfica nos 1/8 da CL e a derrota de Vigo - até está bem conseguida e com uma certa piada) servem precisamente para nos fortecermos!