origem

domingo, fevereiro 05, 2006

Massacre infrutífero

Nem sempre a melhor equipa ganha. A nossa derrota por 3-1 em Leiria tem duas explicações: Costinha e falhas defensivas. Criámos mais oportunidades, jogámos melhor, fomos massacrantes em grande parte do jogo, mas mesmo assim saímos derrotados. Estes são os jogos que mais me custam perder. Os profetas da desgraça virão provavelmente culpar o Koeman, os jogadores, o presidente ou sabe-se lá quem mais. Mas quem tem dois olhos na cara, sabe ver e não se deixe contaminar pelas opiniões que saem na comunicação social pode verificar que acima de tudo tivemos muito azar neste jogo.

O Koeman trocou cinco jogadores em relação ao jogo contra os lagartos e viu-se a diferença. Com o Nelson à direita, o Léo à esquerda, o Manuel Fernandes no meio-campo, o Marcel com o Nuno Gomes na frente e dois extremos nas alas fizemos uma meia-hora inicial do melhor que se tem visto esta época. Infelizmente em apenas dois lances, a U. Leiria atira uma bola ao poste e faz um golo contra a corrente do jogo. Até aí também nós tínhamos rematado à barra pelo Manuel Fernandes, o Nuno Gomes falha um golo incrível logo nos minutos iniciais e o Costinha tinha começado o seu festival a remates do Robert e Marcel. O resultado ao intervalo já era muito injusto. Na 2ª parte também entrámos bem, só que a U. Leiria teve um lance perigoso logo no início num contra-ataque em que o Moretto volta a sair mal da baliza e o Maciel falha um golo isolado. Logo a seguir o Costinha volta a fazer uma defesa incrível a um remate do Robert, mas pouco depois o Luisão tem uma fífia descomunal e dá-se o 2-0. Trememos um pouco, demorámos algum tempo a recompormo-nos, mas voltámos a carregar nos últimos 20/25 minutos exercendo uma pressão sobre a baliza adversária em que só por manifesto azar não marcámos mais de um golo. O Marcel tem mais um bom cabeceamento para outra defesa impossível do Costinha e noutro lance, desmarcado pelo Nuno Gomes, tenta o chapéu, mas o guarda-redes leiriense volta a desviar a bola da baliza. O 2-1 chega a pouco menos de 10 minutos do fim, num grande golo do Manduca a corresponder a um excelente passe do Robert. Ainda acreditei no empate e o Marcel teve-o nos pés, numa óptima iniciativa individual em que passa a bola por cima da defesa, mas infelizmente remata por cima só com o Costinha pela frente. A três minutos do fim outro contra-ataque da U. Leiria resulta no 3º golo com grandes culpas do Nelson, que pára a pedir o (inexistente) fora-de-jogo em vez de tentar perturbar o remate do Maciel. Estou convencido de que se o Nelson tem ido à bola, o Maciel não teria feito golo. Uma situação DEFINITIVAMENTE a rever.

Cheguei ao fim do jogo com um sabor amargo na boca. Tudo fizemos e merecíamos tê-lo ganho. Lutámos bastante, mas cometemos erros indesculpáveis na defesa Curiosamente foram os jogadores da espinha-dorsal que pior estiveram. O Luisão tem grandes culpas no 2º golo, o Nuno Gomes pouco fez e não pode falhar um golo daqueles logo no início do jogo, o Simão passou ao lado da partida e só nos minutos finais deu um ar da sua graça. Só se salvou o Petit que no seu estilo habitual tentou empurrar a equipa para a frente, mas viu-se muito só na luta a meio-campo, já que o Manuel Fernandes fez um jogo irregular. O miúdo é muito melhor que o Beto a transportar a equipa para a frente, mas tem que ter mais atenção às compensações defensivas (para o comentador da TVI passou de bestial a besta da 1ª para a 2ª parte. Ahhh, coerência!). O Nélson teve uma entrada desastrada no jogo, tendo falhado completamente as primeiras intervenções, mas depois lá recuperou e fez uma partida razoável, assim como o Léo. O Robert fez o melhor jogo pelo Benfica até agora, mas tem mesmo que jogar à esquerda. Ainda por cima com o Simão numa fase de menor fulgor há razões para que as suas posições sejam trocadas. O francês sempre que rematou à baliza fê-lo com perigo, o que também aconteceu quando cobrava as bolas paradas. O Manduca, que entrou para o lugar do Léo (numa substituição muito arrojada do Koeman, mas que se impunha já que estávamos a perder por 2-0), pouco se viu, mas marcou um excelente golo.

Infelizmente, é muito provável que esta derrota faça esvaziar a química entre os adeptos e a equipa. É sempre assim quando há maus resultados, independentemente da forma como jogámos. A fronteira entre bestiais e bestas é muito ténue e, emprenhados pelos ouvidos através da comunicação social e sem sentido crítico, os adeptos geralmente voltam costas à equipa quando ela mais precisa. Na próxima 4ª feira temos um jogo importantíssimo com o Nacional para a Taça. Com os bilhetes a preço único de 5€ para sócios e 10€ para não-sócios é preciso uma razão de força maior para não se ir apoiar a equipa. Estou muito curioso para ver quantos adeptos estarão no estádio. Ao menos estas alturas dão para se perceber quem são os verdadeiros benfiquistas…

4 comentários:

Anónimo disse...

De facto, concordo que o Benfica até fez um bom jogo em que criou oportunidades, rematou, pressionou mas...não marcou. Custa mais perder assim dado que o Benfica merecia ter ganho o jogo mas futebol é isto e não há que procurar bodes expiatórios ou profetizar a desgraça. O Benfica perdeu mas até jogou bem, pelo que vamos em frente. Nã posso no entanto deixar de tecer os seguintes comentários:
- Manuel Fernandes errou passes em demasia e isso deve ser corrigido. Não pode arriscar tantas vezes o passe;
- Fiquei com a ideia de que Moretto poderia ter defendido a bola de outra forma que não para os pés do único jogador do Leiria ali presente. Moretto parece ter perdido o fulgor de outros tempos. Será só impressão minha?;
- Não concordei com a subida do Luisão no último quarto de hora do jogo. Uma equipa que perde por 2-1 a 10 minutos do fim não precisa de jogar apenas com um central, dando azo a que o adversário aproveite qualquer lance de contra-ataque, como se veio a verificar. Penso que já havia gente que chegue na frente. Talvez isso tenha custado pelo menos o empate.
- Este Costinha faz questão de chatear cada vez que defronta o Benfica. Enfim...;
A verdade é que o Benfica até jogou bem. Se voltasse a jogar com a U. Leiria da mesma forma que o fez, de certeza que venceria.
VIVA o BENFICA!!!
PS: os comentários da TVI são de facto uma verborreia de disparates que oscilam ao sabor dos golos. Perfeitos imbecis.

Anónimo disse...

Em 2 fins-de-semana foi tudo para o lixo. Podíamos ter deixado os lagartos fora de tudo e com a moral em baixo e agora estão á nossa frente e cheios de moral. O Porto estava já borrado de medo e agora pode ficar a dizer-nos adeus de longe,se ganhar amanhã.
Jogo esquisito, este de Leiria. Estivémos muito melhor que contra os lagartos, o que não era difícil.Primeira meia-hora muito boa em termos de fluidez de jogo, mas pouca sorte e muita falta de tranquilidade e também de classe (SIM CLASSE) ditou o resultado ao intervalo. Entrada boa, outra vez, na 2ª parte, mas outra "burrice" quase matou o jogo. Renascimento ainda a tempo e nova parvoíce, para jogo decidido.
Não me venham agora dizer que tudo é culpa do Koeman! A defesa voltou ao que muitos queriam. O Beto saíu como muitos clamavam, para a entrada do "genial" Fernandes que deu enorme barraca nos passes. Na frente saíu o Geovanni como muitos pediam e a dupla de ataque foi aquela que os sócios queriam, por larga maioria.
Mas o problema foi outro. Houve vontade, movimentação, até espectáculo nalgumas fases. Mas faltou discernimento, sentido prático e, volto a dizer, CLASSE.
Uma equipa com jogadores que se dizem ser de grande qualidade NÃO PODE, pura e simplesmente, falhar golos como o Gomes aos 4 minutos de jogo, nem oferecer outros como o do Luisão ou o do Fernandes. Durante jogos seguidos vi, e comentei com os meus parceiros de bancada, como os defesas preferiam atrasar para o guarda-redes quando estavam em aperto, como por exemplo o Chelsea faz por ORDEM de Mourinho. Ontem decidiram fintar em lugares proibidos. PORQUÊ? Será que ninguém foi capaz de lhes relembrar que isso era proibido contra uma equipa rápida como o Leiria? Isso leva-me a falar outra vez do Koeman. Entre os meus companheiros de cativo, sou sempre acusado de defender o homem. Mas francamente eu pergunto: será que ele preparou o jogo? O que foi que ele disse antes? Só falaram do Assis, do Liedson, do Simão e do derby? Alguém se lembrou que o Leiria é sempre uma chatice para nós e os nossos defesas se dão mal com a velocidade dos adversários? DUVIDO.
Análise individual. Para mim, Leo foi um dos melhores. Marcel não esteve mal e Robert também. Fernandes e Luisão não podem fazer o que fizeram (o primeiro mais que uma vez). Gomes e Petit foram fracos. O Nelson estava a dormir no 3º golo e também no 2º podia ter lá chegado. Mas a velocidade de Outubro esfumou-se. Tentem saber porquê. Simão voltou a ser uma desgraça. Se calhar estou a ser injusto, mas penso que está em Inglaterra há muitos jogos. Mas se joga sempre, ao contrário dos outros, porquê mudar. Por fim, reconheço que me enganei na avaliação (que fiz por cima) do Moretto. Ontem pareceu-me mal batido no primeiro golo e, no segundo, um grande guarda-redes talvez tivesse agarrado aquela bola. Pronto, achei que ele poderia fazer a diferença quando a defesa falhasse, mas não, não é mesmo uma segunda edição do Michel Preudhomme. Manduca entrou bem, para o seu lugar certo, a extremo.
Outros factores: Costinha foi inacreditável. Como sempre, anda a distribuir frangos pelos campos todos e depois faz a melhor exibição que vi em todo o campeonato até agora. Já no ano passado foi a mesma coisa, se não me engano.
Em resumo, falta de sorte (que não de atitude), jogo mal preparado, falta de classe, erros infantis, impróprios de um candidato, tanto a defender como a atacar. É demais para se poder ganhar um jogo, a não ser que os outros sejam mesmo muito maus ou o treinador adversário esteja a dormir. E o "místico", goste-se ou não do estilo, não dormiu durante a semana.
Isto está mau e vamos ver o que vai acontecer na 4ª feira, onde já agora convinha não saír da Taça, quanto mais não fosse pela moral das tropas.
Vá lá que para o próximo fim-de-semana vem o Penafiel. Mas nunca fiando.
Abraço

GR1904 disse...

"...os adeptos geralmente voltam costas à equipa quando ela mais precisa" by S.L.B.

Isto é uma pura verdade e ontem viu-se quando estávamos a perder que os adeptos do Benfica assobiavam os jogadores (Luisão principalmente dps do falhanço q originou o 2º golo do Leiria). Mas tb os compreendo, porque não acho que o Benfica tenha jogado por aí além. Fico sim, com a sensação, que depois do jogo contra os lagartos, qq exibição que o Benfica fizesse contra o Leiria, só podia ser boa. Ontem saí do estádio desiludido com o resultado e com a impressão que a exibição contra os lagartos, se calhar, não foi por acaso. Há ali qualquer coisa que não está bem.

CORTO MALTESE disse...

Eu vou lá estar. Por 10€, clro... ainda ninguém me ofereceu o kit!
Boa vitória p'ra nós!
Eu vou estar mesmo atrás do banco dos suplentes!