origem

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Completamente desnecessário

Segundo A Bola de hoje, o Quim terá pedido ao Koeman para sair do Benfica. Alguém tem dúvidas que, se contra o Paços de Ferreira tivesse jogado o Quim em vez do Moretto, a questão do guarda-redes não seria um problema? Será que o Moretto não compreenderia ficar no banco quando acaba de chegar ao campeão nacional e o seu colega guarda-redes, que foi titular durante grande parte da época da conquista do título e é suplente da selecção vice-campeã da Europa, não sofre golos há quatro jogos? Será que valeu a pena comprar esta guerra num jogo contra o Paços de Ferreira, 11º classificado do campeonato? Será o Moretto assim tão melhor que o Quim que justificasse esta opção? Em jogadores de qualidade semelhante, não seria sensato que fosse o que chega de novo que tivesse que provar que é melhor do que o que já lá está? Esta opção do Koeman abriu uma brecha na coesão do plantel e só espero que isto não tenha consequências no futuro. Seria ridículo termos uma época frustrante porque o treinador tem omeletas a mais e não consegue gerir não a falta, mas o excesso de plantel!

P.S. – Hoje há Taça frente ao Tourizense, uma equipa da III Divisão [correcção: é da II Divisão, o jornal O Jogo estava errado] (não me lembro da última vez que houve um jogo oficial do Benfica fora de casa não-televisionado). O Koeman já alertou os jogadores para este tipo de jogos. No ano passado tivemos o (mau) exemplo do jogo contra a Oliveirense, que ainda por cima foi na Luz. Espero concentração da nossa parte para que no fim não “haja Taça”. Até porque, bem vistas as coisas, esta competição é neste momento a que temos mais hipóteses de ganhar.

10 comentários:

antitripa disse...

Continuo a achar que o quim não está, nem nunca esteve a 100%. Quanto à taça....NEXT! Venha de lá essa Naval 1º de Maio!

GR1904 disse...

Acho que estás a ir na conversa dos media... o que vende são coisas destas, então com o Benfica como foco central, melhor ainda.

O Koeman até agora tem gerido bem o plantel e a prova de que a coesão e espirito de grupo existe, está no facto de continuarmos a ouvir, tal como o ano passado, jogadores a realçarem isso mesmo.

O único caso foi o Karyaka que disse umas verdades em relação ao país em que vivemos, mas devia era estar calado porque o conteúdo e a forma não lhe é nada favorável. Isto, no caso de ser verdade o que disse. A ver vamos...

D'Arcy disse...

Como sempre, estamos de acordo. Até porque escrevi algo muito semelhante no meu blog :)

tma disse...

tal como disse no comentário ao post anterior, e apesar de compreender a insatisfação do Quim e que a gestão do plantel é muito mais do que simplesmente pôr a jogar os que, num determinado momento, são os melhores, a verdade é que o bottom line será esse mesmo: em cada momento devem jogar aqueles que o Koeman considera os melhores... O Moretto tem características fisionómicas que lhe dão vantagem sobre o Quim, e eu diria que para o Koeman isso é importante... Tendo em conta a proximidade da recepção ao Cepórtêim (e também não falta muito para o Liverpool e para o Fócúlporto), o Koeman terá achado que a melhor forma de integrar o Moretto seria colocá-lo a jogar imediatamente.

E tal como mencionei no post anterior, e por muito que as opções do Koeman nos desagradem ou nos causem apreensão, deveremos sempre relativizar o que vem escrito nos pasquins (parafraseando o Koeman: a obrigação deles é informar, mas a do Koeman é preparar a equipa).

Vamos ver... ainda é cedo para tirar conclusões sobre esta decisão. O certo é que o Koeman sabe perfeitamente que ele está impedido de falhar, e se fez as opções que fez, foi certamente após ponderar sobre as mesmas. Mas como é evidente, também não deixa de me preocupar que a eventual insatisfação dos jogadores resulte em reacções negativas.

Já agora, parece que as declarações do Karyaka foram adulteradas pelo pasquim russo que as transcreveu, mas estou de acordo com o gr1904 que algumas desses declarações relativas a Portugal e a Lisboa (manipuladas ou não pelo dito pasquim), não deixam de ter algo de verdade...

S.L.B. disse...

GR1904: não estou a ir na conversa dos media, até porque o próprio Koeman confirmou que o Quim não estava satisfeito. Neste caso, não foi só uma invenção dos jornais.

O Karyaka já desmentiu a entrevista, mas alguma coisa se passou, caso contrário ele não seria suspenso do plantel.

tma disse...

SLB, a questão não se põe tanto na veracidade do que vem nos jornais, mas sim na forma como os mesmos empolam a questão.
Tendo em conta a gravidade destas situações, nunca poderíamos ficar indeferentes (nem os pasquins). Mas será importante, mesmo que nem todos tenhamos a mesma opinião sobre o assunto, que este não seja motivo para dividir os adeptos, nem que por causa do desacordo relativamente Às decisões do Koeman, o apoio à equipa seja afectado (não seria a primeira vez que algo do género aconteceria...). De qq forma, sei que esse não será certamente o teu caso, ou do D'Arcy. Mas o mesmo não se poderá dizer de adeptos mais influenciáveis pelos pasquins.

tma disse...

... no entanto, claro que não podemos, em caso algum, desvalorizar a insatisfação do Quim ou do Karyaka, mas convem também relativizar um pouco...

S.L.B. disse...

Parece-me que na questão Quim/Moretto haverá sempre defensores dos dois lados e não será por aí que o apoio à equipa se poderá ressentir. Já quanto ao caso do Beto, bastante mais consensual entre os adeptos, tenho medo que se possa converter num novo Michael Thomas. Apesar de muitos de nós subscrevermos o que disse o avô da Leonor Pinhão ("assobiar um jogador do Benfica é pior que cuspir na sopa"), há muitos benfiquistas que infelizmente não pensam assim.

GR1904 disse...

S.L.B., pelo que tenho lido dos teus posts, é raro o jogo em que não dizes mal do Beto e agora estás com receio que se torne num novo Michael Tomas... Muitas das vezes que se critica o Beto, em minha opinião, é de forma injusta. E vou mais longe: a destruir jogo não sei se não será o melhor dos trincos que o plantel do SLB tem. A pecha dele é a construir mas para isso está lá o Koeman que lhe deveria "ensinar" a dar a bola ao melhor colega que estivesse posicionado para dar sequência ao seu trabalho. Ele às vezes, ok demasiadas vezes, agarra-se à bola e isso tem de ser alvo de correcção. Não me esqueço que foi ele que nos deu a passagem à fase seguinte da champions e esse golo foi dos que mais comemorei nos ultimos tempos por sentir que ele tem sido injustiçado pelos adeptos. Quanto à citação do avô Pinhão, é isso mesmo... mas o terceiro anel tem destas coisas.

Quanto ao processo do Karyaka imposto pela SAD foi para averiguar a verdade dos factos. Está provado que ele deu uma entrevista, que está mesmo gravada. E todos sabemos que os jogadores do SLB estão proibidos de dar entrevistas, salvo autorização em contrario. Nesse aspecto, ele não cumpriu os regulamentos, daí o processo. Quanto às declarações, ele próprio já as desmentiu.

S.L.B. disse...

GR1904: asseguro-te que não tenho nada pessoal contra o Beto, até foi dos jogadores que mais me espantou na pré-época. O problema dele, tu próprio o dizes, é ao nível da construção de jogo, ou ao menos de colocar a bola jogável num companheiro, duas coisas que ele é sistematicamente incapaz de fazer. Quanto a mim, um trinco do Benfica não se pode limitar a destruir jogo (e aqui estamos em desacordo, melhor que o Petit, talvez mesmo a nível nacional, não há), tem que ser capaz de fazer algo mais. Claro que em relação ao ano passado estamos melhor, o Beto é nitidamente superior ao Paulo Almeida (o que não é grande elogio para ele...) e serve perfeitamente para substituir o Manuel Fernandes ou o Petit em caso de castigo ou lesão, mas estando ambos em condições não vejo a razão por que ele continua a ser titular. Além disso, o próprio Karagounis pode fazer essa posição de "nº 8". Manter o Beto na equipa com o Manuel Fernandes e o grego no banco é incompreensível. Isto não invalida que eu lhe esteja eternamente grato pelo golo que marcou contra o Manchester (como estou grato ao Mostovoi pelo golo que marcou na casa do clube regional para a Taça em 92/93). Só isso já justificou a contratação, mas daí a achar que ele tem qualidade para ser titular do Benfica vai uma grande diferença. Não é por mim que ele se transformará num novo Michael Thomas, mas se o Koeman continuar a insistir com ele, com os outros dois no banco, temo muito que isso venha a acontecer.