origem

quinta-feira, agosto 25, 2005

Sorteio da Liga dos Campeões

Seis anos depois voltámos a estar presentes num sorteio da mais importante competição europeia de clubes. Tivemos o azar de ser o melhor classificado, mas do último pote, o que não nos permitiu apanhar, por exemplo, o Thun, Rapid Viena ou o Artmedia Bratislava, que acabou por sair ao clube regional (que grande sorte que teve no sorteio, já que teoricamente vai disputar o 2º lugar do grupo com o Glasgow Rangers, que está perfeitamente ao seu alcance). No nosso grupo, o Manchester United deverá ser o 1º classificado e nós teremos que disputar os restantes lugares com o Villarreal e o Lille. Poderia ter sido pior, é um facto (não calhar nos grupos do Bayern/Juventus, Real Madrid/Lyon ou Liverpool/Chelsea foi bastante bom), mas o Villarreal tem uma boa equipa (Riquelme, Forlán e Sorin) e o Lille vem do campeonato francês. Espero que consigamos pelo menos o 3º lugar para irmos à Taça Uefa. Todavia, primeiro é preciso ver a qualidade dos reforços. Com o plantel que temos neste momento, não sei se conseguiríamos escapar ao último lugar. A lista dos nossos jogos é a seguinte:

14 Set (4ªf) Benfica - Lille
27 Set (3ªf) Manchester United – Benfica
18 Out (3ªf) Villarreal – Benfica
2 Nov (4ªf) Benfica – Villarreal
22 Nov (3ªf) Lille – Benfica
7 Dez (4ªf) Benfica – Manchester United


Se queremos ter algumas aspirações é fundamental ganhar o 1º jogo, que é contra a equipa teoricamente mais acessível e ainda por cima em casa. No entanto, este jogo vai ser poucos dias depois de visitarmos os lagartos. Vamos ver em que condições físicas e anímicas estaremos. Outras sequências complicadas vão ser a visita a Villarreal depois do jogo no Dragon e o jogo em Lille depois de visitarmos o Braga. O último jogo ser em casa contra o Manchester United tem vantagens e desvantagens: a vantagem é que o Manchester já deverá estar apurado e poderá não precisar do jogo para nada; a desvantagem é que se nós já estivermos eliminados, certamente não conseguiremos encher o estádio e perderemos a maior receita. Enfim, isto é tudo muito subjectivo, resta-nos esperar para ver o que acontece e torcer para que não sejamos o “Anderlecht” na Liga dos Campeões deste ano.

10 comentários:

MB disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
MB disse...

Se não vierem reforços, o mais importante elemento do Benfica irá ser a Luz, cheia e com adeptos a apoiar em força. Se assim não acontecer a coisa fica mais complicada.
Mas só o facto de não apanharmos a Juventus ou o Chelsea já sobre bastante as nossas possibilidades!


P.S. Luz = Estádio do Glorioso e Paris (cidade palco do Lille-Benfica)

Anónimo disse...

Concordo em absoluto, S.L.B.! E so o facto de n termos nenhuma equipa italiana é meio caminho andado! e n desesperam... nem que os reforços não venham, temos que ver k so a partir daí o Koeman vvai avançar pra testar movimentações de ataque de acordo com o que temos... tem k espremer o sumo da laranja... por agora está a dar importancia à coesão defensiva... tenhamos fé!

Anónimo disse...

o jogo não é em lille mas sim no Stade de France :)

tma disse...

De facto, prevê-se grande equilíbrio (e mesmo para o ManUtd não será líquido ficarem em 1º lugar - apesar de me parecer que este ano estão mais fortes que no ano passado). Tirando o Manchester, é impossível apontar favoritos à passagem de eliminatória.
BP, também concordo em parte contigo, mas o problema de espremer o "sumo da laranja" é que o sumo também tem de chegar para o campeonato. E com poucas "laranjas" (e algumas delas um pouco secas)...

Anónimo disse...

Ô benfica teve uma sorte DESCOMUNAL em ficar nesse grupo!

O FC Porto, teve a sorte que o seu estatuto europeu lhe permite, e ao contrário de vós só não estavam no Pote 1 por uma décima, como podes ver todos os indices dos clubes, o vosso ficou bem longe do ultimo do pote 3.

Boa sorte a todos.

Anónimo disse...

Não estou muito optimista para esta prova. Acho que vai ser sobretudo uma oportunidade para evoluirmos competitivamente com equipas mais fortes e para enchermos os cofres aqui e ali quando possível.

Temos que ver que os nossos jogadores actualmente - ao contrário do que sucedia nos tempos do Paneira, Valdo, Mozer & cia (já para nem falar dos que os antecederam no cargo) - não têm grande experiência europeia e por outro lado que a equipa tem alguns problemas estruturais (ausência de um ponta de lança matador, laterais muito discutíveis e sobretudo uma equipa com uma média de alturas baixa e de pouca força física, aspectos essenciais na Champions e mesmo na UEFA...basta pensar no CSKA).

Na minha opinião uma equipa tem que se habituar primeiro a conviver regularmente nas provas europeias, e ir contratando cada vez os melhores atletas, e só ao fim de alguns anos é que se vêm resultados europeus palpáveis. Foi com essa lógica que conseguimos os sucessos na Europa que conseguimos e é com essa lógica que os outros também conseguem.

Dito isto - e desculpem-me a franqueza mas acho que quanto mais depressa partilharmos este ponto de vista mais fácil vai ser concentrarmo-nos no campeonato Português que deve ser a nossa verdadeira prioridade...e mais fácil será não cobrar este mundo e o outro à equipa se porventura saírem da Champions prematuramente - aqui estarei para defender as nossas cores e lá estarei (em Old Trafford) para testemunhar o novo encontro de velhos gigantes...

SAUDAÇÕES DE GLÓRIA!!!

karadas disse...

Felizmente tudo se irá compor com os reforços anunciados por José Veiga. Como são todos jogadores de primeira água, não vai haver clube que nos resista. Seja ele, estrangeiro ou nacional;)

Anónimo disse...

O grupo dificimente poderia ser melhor, o que não quer dizer que seja bom. Nem falo no Man Utd, mesmo com a história da "bola é redonda",etc. Pior teria sido, no entanto, os espanhóis e italianos do pote 1. Preferia talvez o Panathinaikos no grupo 2, em vez do Villareal e, no pote 3, os belgas ou o Olimpiacos estão ao nível do Lille. Como o jogo lá é em Paris, antes o Lille.
Quanto a ficarmos perto do pote 3 onde tinhamos os presumíveis coxos (serão mesmo??), também no pote 4 estavam Udinese,Bétis e o Fenerbahce,que não é pior queLille.
Imagina só se tivessemos tido Barça ou Milan, Juve ou Chelsea, Werder Bremen ou Schalke.
O problema é que se não ganhamos à Académica, como é que vamos ganhar a estes? Reforços? Ao fim de 2 meses de patranhas e folclore pode ser que cheguem até dia 31. Mas tenho dúvidas. Já desde Julho que ouvimos que vêm no próximo fim-de-semana e é tudo conversa. O que o Veiga diz não se escreve...
Sem reforços, a laranja é mesmo muito seca, embora não possa ter muito menos sumo do que agora. Só que não há coelhos para tirar da cartola. Vamos ver se o tal Jô não é um barrete (esse parece o mais próximo de vir). Se viesse o Miccoli talvez houvesse alguma esperança, mas deve acabar em Inglaterra ou continuar no banco da Juve. Por mim, acho que só virá se a Juve for amiga e contribuir para o ordenado.
Para já, vamos ver como corre amanhã e se,pelo menos, conseguimos ganhar.
Tenho muita vontade de ir a Old Trafford mas não sei se consigo. Ai o coração!
Até amanhã

S.L.B. disse...

MB: se tivermos uma má prestação contra os "lagartos", lá se vai a 1ª receita da Champions. Infelizmente, os adeptos só aderem em massa nas horas boas...

TMA: acho que é muito difícil o Manchester não ficar em 1º lugar. As outras três equipas têm pouca experiência na Liga dos Campeões e isso poder-se-á revelar decisivo. Concordo em relação a teu comentário ao BP. O nosso "sumo" mal dá para o campeonato, quanto mais para a Liga dos Campeões.

Apre: com ou sem décimas, bastava que o Liverpool não tivesse tido a benevolência da Uefa (apesar de eu concordar que o campeão europeu deve ter direito a disputar o troféu, mas o problema é da Federação Inglesa), para o teu clube ficar no pote 1 e o Glorioso no 3.

Anónimo das 18:38: concordo a 100% contigo. Aliás, acho preferível o 3º lugar na Champions do que o 2º, porque apanhando um "tubarão" nos oitavos, seremos certamente eliminados, enquanto que na Uefa pode ser que consigamos ir mais longe.

Karadas: és muito pessimista! :-) Mas tens razão, os reforços já deveriam ter vindo há imenso tempo.

Guitar: o Panathinaikos, apesar de teoricamente mais fraco, tem mais experiência na Liga dos Campeões do que o Villareal. Despertaste em mim o "bichinho" em relação a Old Trafford...!