origem

domingo, fevereiro 02, 2020

Stressante

Vencemos o Belenenses SAD na 6ª feira por 3-2 e, com o habitual passeio do CRAC em Setúbal (4-0), iremos a Mordor no próximo sábado com sete pontos de vantagem. Foi uma partida em que não soubemos gerir a vantagem que obtivemos antes do intervalo e que se tornou bastante complicada.

Não entrámos muito bem na 1ª parte, parecendo algo amorfos. De tal maneira que na primeira meia-hora, só um livre do Grimaldo pôs à prova o André Moreira. Também num livre, o Silvestre Varela obrigou o Vlachodimos a uma óptima defesa. Aos 31’ adiantámo-nos no marcador depois de um slalom fantástico do Taarabt, que passou por entre cinco jogadores adversários, abriu na esquerda, o Cervi colocou a bola na cabeça do Carlos Vinícius que atirou à barra, mas teve o grande mérito de ir atrás da recarga e rematar cruzado, sem hipóteses para o guardião contrário. Um golão! Pouco depois, foi o Rafa a obrigar o André Moreira a uma das melhores defesas do encontro. Aos 38’, alargámos a vantagem na sequência de um canto do Pizzi na esquerda, cabeça do André Almeida no segundo poste para o meio e o Taarabt a fuzilar o guarda-redes. Chegávamos ao intervalo com o jogo bem encaminhado.

No entanto, na 2ª parte assistimos a uma cópia do que se passou em Paços de Ferreira, ou seja, desacelerámos bastante com dois golos de vantagem. Com a diferença que o Beleneses SAD mostrou ser mais perigoso que os pacenses e poderia ter reduzido logo dez minutos depois do recomeço, mas o desvio ao segundo poste do Licá saiu felizmente ao lado. O Vlachodimos foi importantíssimo para manter as nossas redes invioladas por mais do que uma vez, mas nada pode fazer aos 70’ num centro da esquerda do Varela e autogolo do Ferro a meias com o Licá. Um pouco antes já o Chiquinho tinha entrado para o lugar do Pizzi e foi o mesmo Chiquinho a dar-nos alguma tranquilidade aos 78’, ao fazer o 3-1, depois de um passe do Rúben Dias para o meio, toque primoroso do C. Vinícius a isolar o nº 19, que contornou o guarda-redes e não se desconcentrou com a presença de um defesa, atirando para a baliza deserta. Parecia que podíamos respirar até final, mas aos 87’ o Rafa fez aparentemente falta na área sobre o Varela e o Licá reduziu para 3-2. Até ao último apito do árbitro, ainda permitimos que o Belenenses SAD se acercasse da nossa baliza com algum perigo, tendo-nos valido a saída da área de cabeça do Vlachodimos numa das vezes.

Em termos individuais, destaque para o Taarabt por ter enchido o campo, especialmente na 1ª parte, valorizada com um golo e a participação fundamental noutro. Também o C. Vinícius foi essencial, pois fez um golo e uma assistência. Gostei igualmente do Weigl, mais na 1ª do que na 2ª parte, porque deu imensa fluidez ao nosso jogo, libertando sempre a bola jogável para a frente. O Vlachodimos continua a ser dos jogadores mais fundamentais do plantel e é bom que rezemos a Eusébio para que nada lhe aconteça até final da época... Muito menos exuberante do que o costume esteve o Pizzi e o Rafa também já fez jogos melhores.

Antes da ida a Mordor, teremos a 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal frente ao Famalicão na Luz nesta 3ª feira. Escusado será dizer que temos obrigação de estar no Jamor em Maio. Assim sendo, e dado que a 2ª mão é já para a semana, apenas três dias depois de ir a casa do CRAC, seria de todo conveniente que fizéssemos um resultado que nos desse alguma tranquilidade (para tal, ajudaria muito que o Bruno Lage resolvesse jogar com um guarda-redes na Taça...).

Sem comentários: