origem

domingo, fevereiro 09, 2020

Frustrante

Perdemos com o CRAC em Mordor (2-3) e vimos a nossa vantagem reduzida a quatro pontos (que na realidade são três, porque eles têm vantagem no confronto directo). Foi um resultado inglório, porque deu sempre a sensação de que fornecemos oxigénio a um adversário que estava quase a ficar sem ele.

Com o impedimento do Gabriel, o Bruno Lage colocou a esperada dupla Weigl e Taarabt no meio-campo, mas inovou ao tirar o Cervi e dar a titularidade ao Chiquinho, desviando o Rafa para a esquerda. E começámos a perder o jogo logo aí: o argentino tem sido dos nossos melhores jogadores, dá uma ajuda tremenda ao Grimaldo e, curiosamente ou talvez não, os três golos do CRAC surgiram todos pelo nosso lado esquerdo. Não entrámos nada bem na partida e cedo fomos encostados às cordas. Deixámos o caceteiro do Pepe surgir isolado na sequência de um livre e o que valeu foi a sua má pontaria de cabeça, mas logo aos 10’ ficámos em desvantagem através de um golo do Sérgio Oliveira depois de o Otávio ter trocado os olhos ao Grimaldo e centrado para a área. Reagimos bem e igualámos aos 18’ pelo inevitável Carlos Vinícius numa recarga a um bom cabeceamento do Chiquinho defendido para cima pelo Marchesín na sequência de um centro do Rafa na direita. Na televisão vê-se o nosso avançado mais do que em linha, mas o inefável VAR validou o golo por 5 cm! Não acabem com esta bosta que não é preciso...! O jogo equilibrou-se, mas o Sr. Artur Soares Dias começou a condicionar-nos no meio-campo com amarelos, nomeadamente ao Taarabt e Weigl. Se não percebo como é que ninguém responsável do Benfica instruiu o marroquino sobre as provocações que ia ter e para se afastar dela a sete pés, porque seria sempre um candidato natural a ver cartões, o alemão nem sequer tocou no adversário (acho muita piada o VAR servir para ver 5 cm de foras-de-jogo, mas para corrigir um amarelo claramente mal mostrado, que pode resultar num segundo amarelo e expulsão, já não serve...!). Claro que a nossa pressão no meio-campo baixou logo e o CRAC chegou novamente perto da nossa baliza, com um remate do Sérgio Oliveira ao lado. Aos 38’, num livre para o CRAC do lado direito a bola foi centrada para a área, o Soares empurrou o Ferro, cabeceou, o nosso jogador abriu os braços com o empurrão e, de costas para a bola, toca nela. O Sr. Tiago Martins no VAR (lembramo-nos muito bem dele, certo...?!) chamou o Sr. Artur Soares Dias e eles assinalaram o óbvio em Mordor: penalty para o CRAC! I N A C R E D I T Á V E L!!! O Alex Teles não deu hipóteses ao Vlachodimos. A um minuto do intervalo, novamente pelo lado esquerdo(!) da nossa defesa, o Marega bateu o Ferro em velocidade, cruzou para o meio e o Rúben Dias interceptou a bola para... dentro da nossa baliza. Chegávamos ao intervalo com uma desvantagem muito complicada.

No entanto, a 2ª parte começou bastante bem e reduzimos logo aos 50’ novamente pelo C. Vinícius, com um remate cruzado de pé esquerdo já dentro da área, depois de assistido pelo Rafa, que foi desmarcado num passe longo do Rúben Dias. O CRAC abanou claramente com o nosso golo e só através de contra-ataques conseguiu criar perigo, apanhando-nos em contrapé. Em contra-ataques e nas bolas paradas, claro, em que mais uma vez deixámos o Pepe sozinho na área, mas o remate saiu muito torto. O Taarabt estava a arriscar muito o segundo amarelo, tinha que sair, mas o Bruno Lago apostou na entrada do Seferovic. O suíço está claramente fora de forma e demonstrou-o mais uma vez, colocando-se em fora-de-jogo numa boa jogada do Rafa e não conseguindo chegar a tempo a um centro do C. Vinícius, o qual, se fosse ao contrário, teria certamente feito o empate (para além disto, no último minuto de compensação, deixou a bola ir para canto, arriscando-se a que o árbitro acabasse com a partida, em vez de rematar...!). Noutra ocasião, foi um remate do Chiquinho à entrada a área a dever ter tido melhor destino. Do outro lado, valeu-nos o Vlachodimos num remate do Luis Díaz e o Ferro a interceptar outro remate deste mesmo jogador já perto do final. O Bruno Lage fez ainda entrar o Samaris para o lugar do amarelado Weigl, mas já não percebi a entrada do Dyego Sousa aos 85’ em vez do lesionado André Almeida. Com três pontas-de-lança(!) em campo e o Chiquinho a defesa-direito, fizemos hara-kiri nos minutos finais. O jogo teve seis minutos de compensação e, caso conseguíssemos milagrosamente o empate, queria ver como conseguiríamos manter o resultado nesse tempo todo. Isto para além de, como é evidente, a bola não ter chegado em condições lá à frente, não só porque não havia ninguém para a pôr lá, como os avançados chocavam uns com os outros.

Em termos individuais, destaque somente para o C. Vinícius. Dois golos em Mordor não é para todos e só é pena que não tenham servido para nada. O meio-campo foi condicionado muito cedo, mas o Taarabt foi enquanto jogou o único que conseguia transportar a bola para a frente. O Chiquinho também subiu de produção quando recuou para lá na 2ª parte. Quanto aos menos, há uma série deles: Grimaldo fez das piores exibições defensivas de sempre, o Ferro foi um passador, o Pizzi continua a passar despercebido em 2020 e o Seferovic não acrescenta nada.

Tínhamos uma oportunidade de outro de dar quase xeque-mate no campeonato, mas ao invés permitimos o ressuscitar de uma equipa quase moribunda. No entanto, essa equipa só nos ultrapassará se nós deixarmos e deslizarmos não uma, mas duas vezes. Está tudo nas nossas mãos, mas antes de voltarmos ao campeonato teremos um jogo importantíssimo já esta 3ª feira em Famalicão. Uma não-ida ao Jamor especialmente depois do resultado deste encontro seria um revés enorme e poderia ter consequências muito negativas no resto da época.

Sem comentários: