origem

segunda-feira, setembro 23, 2019

Sofrimento

Vencemos em Moreira de Cónegos no passado sábado por 2-1 e continuamos igualados com o CRAC, que bateu em casa o Santa Clara por 2-0, à espera do que fará o Famalicão hoje no WC para saber se vamos ou não para o 1º lugar. Esperava-se um jogo complicado, dado que o Moreirense está a fazer um bom início de época, e o facto de aos 85’ estarmos a perder por 0-1 diz tudo…

O Bruno Lage voltou à fórmula habitual depois das mudanças europeias, mas nem por isso jogámos melhor. A 1ª parte foi bastante fraca, nunca conseguimos impor grande velocidade e só um lance de combinação entre o Seferovic e Pizzi permitiu a este ficar em boa posição, mas o remate saiu ao lado. Assim como um cabeceamento do Seferovic perto do intervalo que saiu igualmente perto do poste. O Moreirense não se limitava a defender, mas também não conseguiu criar grande perigo para o Vlachodimos. Em cima do intervalo, o Rafa levou uma grande pantufada (para mim, poderia perfeitamente ter sido vermelho, dado que o adversário não tinha hipótese de jogar a bola), aguentou até ao descanso, mas felizmente conseguiu continuar.

Exigia-se mais velocidade na 2ª parte, mas foi o Moreirense a abrir o marcador logo aos 48’ pelo Luther Singh, que surgiu nas costas da nossa defesa depois de um cruzamento largo da esquerda. Se as coisas já estavam complicadas, mais ficaram. Até porque nos desconcentrámos e o Nené só não fez o 0-2 pouco depois, porque o remate acrobático saiu por cima, apesar de estar em excelente posição. A partir da hora de jogo, começámos finalmente a tomar conta as operações, mas apesar de alguns remates (e tentativas de) não tivemos uma oportunidade flagrante até aos 70’, quando o Gedson (entretanto entrado para o lugar do Fejsa) apareceu isolado depois de um cabeceamento do Raúl de Tomás, mas não dominou bem a bola e permitiu a intercepção de um defesa. Logo a seguir, foi o de Tomás a rematar de recarga um livre seu e a fazer a bola sair ligeiramente ao lado. Conseguimos finalmente a igualdade a 5’ do final, num cabeceamento do Rafa, depois do alívio de um defesa, na sequência de um centro largo do Rúben Dias para a área. O Bruno Lage arriscou tudo, já tinha feito entrar o Caio Lucas para o lugar do Pizzi e depois do golo entrou o Jota saindo o André Almeida. Inacreditavelmente o Sr. Artur Soares Dias deu apenas 3’ de compensação, apesar de o Moreirense ter feito algum antijogo, mas lixou-se sobremaneira com o nosso golo da vitória aos 91’ num óptimo cabeceamento do Seferovic a um não menos brilhante centro do Jota. Selávamos assim uma vitória tremendamente difícil, mas estes jogos menos conseguidos que se acabam por ganhar são fundamentais quando se fizerem as contas no final.

Em termos individuais, não se pode dizer que tivesse havido um jogador que se destacasse muito dos outros. O Seferovic merece uma palavra por nos ter dado a vitória e o Rafa por ser ter feito o importantíssimo golo do empate, apesar de já ter realizado exibições melhores do que a de sábado. O Gedson mexeu com o jogo quando entrou e o Fejsa parece estar a subir de forma, apesar de emperrar sempre um pouco o nosso jogo atacante. O de Tomás continua a não conseguir marcar e nota-se a ansiedade por causa disso a cada toque que dá na bola. Espero que, quando entrar o primeiro, todos os outros entrem em catadupa.

Voltámos a não jogar bem, mas ganhámos. Já é a segunda jornada consecutiva em que isso acontece. Vamos entrar agora numa sequência de jogos consecutivos, com a Taça da Liga a começar, e haverá certamente a possibilidade de vermos outros jogadores do plantel em acção. Esperemos é que o nível exibicional suba, porque jogar mal e ganhar não costuma durar uma época inteira…

Sem comentários: