origem

quinta-feira, setembro 26, 2019

Medíocre

Empatámos ontem 0-0 na Luz com o V. Guimarães na 1ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga. E bem podemos agradecer aos postes da baliza sul não termos sido derrotados, dado que vimos três(!) bolas a bater neles.

Como é habitual nesta competição, os treinadores fazem uma rotação do plantel, mas o que se pode dizer é que a maioria dos nossos jogadores falharam completamente o teste. A 1ª parte foi paupérrima, connosco a jogar em duas velocidades: devagar e parados. Só um cabeceamento do Jardel num canto deu a sensação de golo, enquanto na nossa baliza houve as tais três bolas nos ferros todas no mesmo lance!

Era obrigatório outro comprometimento dos jogadores na 2ª parte, mas só melhorámos efectivamente com as entradas do Rafa e Gabriel aos 60’ e 65’, respectivamente. O V. Guimarães tentou sempre marcar e nunca se limitou a defender o resultado, mas o Zlobin na baliza lá foi conseguindo resolver o que aparecia. Quanto a nós, a melhor ocasião foi numa óptima jogada do Tomás Tavares com centro para o Rafa, mas o remate deste foi interceptado por um defesa quando ia com boa direcção. Para os minutos finais ainda entrou o Raúl de Tomás, mas apesar de ter tido um par de oportunidades continua sem conseguir marcar.

Em termos individuais foram muitos mais os que se destacaram de forma negativa do que o contrário. Começando pelos positivos, os já referidos Rafa e Gabriel deram logo um outro ar à coisa, apesar dos poucos minutos em campo, o Tomás Tavares também não foi dos piores, o Rúben Dias não sabe verdadeiramente jogar mal e o Taarabt esforçou-se, mas está a começar a pagar a factura de tantos jogos seguidos (mas também quem o mandou andar a pastar durante quatro anos...?!). Ao invés, o Nuno Tavares esteve péssimo (salvou-se um par de centros), o Caio Lucas terá o mesmo sucesso no Benfica de outros craques como o Éder Luís, o Felipe Meneses ou o Filipe Augusto, o Samaris mostrou porque é que nem tem ido para o banco e o Jota precisa de crescer um bom bocado.

Um empate no único jogo em casa coloca-nos numa posição pouco confortável com vista ao apuramento para a final four. Seria bom que conseguíssemos disputar esta competição até ao fim, não só porque já não a ganhamos há três anos, mas também porque já a conquistámos mais vezes do que todos os outros clubes juntos. E seria bom manter esta média.

Sem comentários: