origem

segunda-feira, setembro 17, 2018

Salvio

Vencemos o Rio Ave no sábado por 2-1 e, como no outro jogo houve um empate a zero entre o Paços de Ferreira e o Aves, estamos na frente do grupo A da Taça da Liga. Isto pode parecer informação pouco relevante, mas como no ano passado nem uma vitória conseguimos nesta competição...

O Rui Vitória fez alterações (poucas) certamente já a pensar no jogo frente ao Bayern Munique e, por isso mesmo, jogaram o Svilar, Conti, Yuri Ribeiro, Alfa Semedo e Rafa. O Rio Ave não se limitou a defender e o jogo foi bem disputado, com a posse de bola muito repartida. Infelizmente tivemos em campo uma das piores arbitragens que me lembro desde há muito tempo: o sr. Rui Oliveira é de uma incompetência (vamos ser simpáticos que a época ainda agora começou...) atroz! Conseguiu enervar o público presente, dado que só havia faltas contra nós. Pior: lances que nem faltas eram proporcionaram amarelos ao Alfa Semedo e Salvio! Aos 21’ inaugurámos o marcador num penalty marcado pelo Salvio a castigar um derrube ao Seferovic. No estádio, não consegui ver e mesmo na televisão não dá para ter a certeza se houve toque ou não, mas, pela tendência do sr. Rui Oliveira no resto do jogo, de certeza que foi falta! Até ao intervalo, o Rio Ave poderia ter empatado, mas o Jardel fez um corte providencial e o Gedson rematou ao lado numa óptima jogada do Salvio na direita.

A 2ª parte não poderia ter começado melhor com o 2-0 a surgir logo aos 50’ através do Rafa, num remate com a parte exterior do pé direito, depois de uma arrancada bestial do Salvio e uma assistência perfeita. Pouco depois, boa jogada do Rafa na esquerda e assistência para o Seferovic atirar por cima. Logo a seguir (60’), o Rio Ave reduziu para 2-1 pelo Carlos Vinícius, depois de centro da esquerda, com o avançado a rematar à vontade na área. Até final, poderíamos ter aumentado, mas o Pizzi atirou por cima depois de nova jogada do Salvio na direita e o mesmo Salvio desmarcou muito bem o Gedson, também na direita, que centrou rasteiro, mas quando o Seferovic se preparava para encostar um defesa cortou a bola. Em cima dos 90’, apanhámos um grande susto, com um centro da direita e um mau cabeceamento do Bruno Moreira por cima, quando só tinha o Svilar pela frente. Teria sido inglório não termos ganho este jogo.

Em termos individuais, destaque óbvio para o Salvio: um golo, uma assistência e quase todas as jogadas de perigo passaram por ele. Está numa forma fantástica, talvez só equiparada às primeiras épocas na Luz, antes das malfadadas roturas de ligamentos. Quando os jogadores estão com confiança, tudo lhes sai bem e o Pizzi e o Seferovic são bons exemplos disso. Não foi o melhor jogo de ambos esta época, mas a boa forma está lá. Tal como o Rafa, cujos golos nos dois últimos jogos, lhe levantaram bastante o moral. Quantos às estreias esta época, não fiquei (outra vez) nada entusiasmado: o Svilar continua muito bem sem perceber quando deve ou não sair da baliza e, no cruzamento no final, andou aos papéis (é melhor mesmo que seja emprestado, porque no momento não é opção); o Conti será, na melhor das hipóteses, um Lisandro mais novo; o Yuri Ribeiro fez uma 1ª parte horrível (em que até dominar a bola era um problema irresolúvel), mas melhorou ligeiramente na 2ª (pode ser que seja como o André Almeida cuja estreia na equipa do Benfica também foi de fugir...). Referência igualmente para a estreia do Gabriel no meio-campo, na parte final do jogo, que mostrou que gosta de ter a bola.

Esta é a competição menos importante de todas, mas é oficial e temos um grande histórico a defender, portanto é bom que a levemos a sério. Até porque há dois anos que não a ganhamos...

Sem comentários: