origem

segunda-feira, setembro 24, 2018

Convincente

Vencemos ontem o Aves por 2-0 e continuamos na frente do campeonato. Depois da derrota europeia a meio da semana, demos uma excelente resposta e fizemos uma exibição agradável, embora o resultado devesse ter sido mais avolumado.

O Rui Vitória surpreendeu e deu a titularidade ao Gabriel e João Félix, em vez do Gedson e Cervi. É bom que façamos alguma gestão do plantel para que todos tenham a rodagem necessária e ambos os que entraram foram dos melhores em campo. Tivemos um início muito forte e o João Félix marcou logo aos 4’, mas infelizmente estava fora-de-jogo. Por volta dos 15’, houve um toque nas costas do mesmo João Félix na área, mas o Sr. Rui Gomes Costa nem sequer foi consultar o VAR. O Salvio por duas vezes e o Pizzi também poderiam ter inaugurado o marcador, mas isso acabou por acontecer pelo inevitável João Félix aos 34’: grande abertura do Pizzi e o miúdo isolado perante o guarda-redes não falhou pela segunda vez, mas desta contou. Até ao intervalo, o Salvio noutra grande jogada atirou ao poste de pé esquerdo e o Vlachodimos teve de se aplicar num remate cruzado, naquela que foi a única ocasião do Aves.

Deveríamos ter ido para o intervalo com o jogo decidido, mas isso não aconteceu e, na 2ª parte, o Aves apareceu com outra disposição e teve logo uma oportunidade de início com um livre frontal muito bem defendido pelo Vlachodimos. Aos 50’, o João Félix colocou mal o pé esquerdo no relvado e teve de ser substituído. Foi pena, porque estava a ser o melhor em campo. Entrou o Cervi que acabou também por ser decisivo para o resultado final. No entanto, apanhámos um enorme susto antes com um mau passe do Jardel a permitir ao Baldé ter uma grande oportunidade, mas atirou ao lado com o Vlachodimos a fazer bem a mancha. Aos 62’, aumentámos a vantagem pelo Cervi, com um remate rasteiro de pé direito que ainda foi desviado por um defesa, depois de uma assistência do André Almeida na direita. Até final, ainda poderíamos ter aumentado mais o marcador, com oportunidades do Seferovic, num bom remate à meia-volta, e do Jardel a atirar de cabeça à barra num canto. O Aves poderia ter reduzido pelo entretanto entrado Derley, mas a bola picada sobre o Vlachodimos saiu felizmente torta.

Em termos individuais, destaque para o João Félix e não só pelo golo. Pelo toque de bola, vemos logo que temos ali jogador e esperemos que a lesão não o impeça de ficar de fora muito tempo. Outra lesão, bem mais preocupante, porque ao contrário desta as alternativas não existem, foi a do Grimaldo, que estava igualmente a fazer um bom jogo (com excepção da perda de bola de que resultou a oportunidade do Derley). Gostei muito do Gabriel, que não só consegue colocar bem a bola na frente, como recupera muitas delas e tem um bom remate. E, desde o Talisca, que não temos ninguém para rematar com perigo de fora da área. O Salvio fez uma boa 1ª parte, mas decaiu um pouco na 2ª. Outro que esteve em bom plano foi o Jardel, apesar do mau passe para a outra grande oportunidade do Aves na 2ª parte. Uma palavra para o regresso do Jonas, muito merecidamente aplaudido quando entrou.

A seguir aos jogos europeus, há sempre interrogações sobre a forma como as equipas se apresentam, mas a nossa exibição foi convincente. A minha grande preocupação no momento é a lesão do Grimaldo, porque é os jogadores mais insubstituíveis do plantel. Ainda por cima, já na próxima 5ª feira jogamos em Chaves, onde na época passada só ganhámos na compensação. E, na partida anterior a recebermos o CRAC, não podemos vacilar.

Sem comentários: