origem

sexta-feira, setembro 28, 2018

Roubo de Capela

Empatámos em Chaves (2-2) e é quase certo que, não só vamos perder a liderança do campeonato, como vamos receber o CRAC para a semana um ponto atrás deles na classificação (jogam em casa com o Tondela). Num jogo que esteve quase para não se realizar, por causa do dilúvio que o obrigou a atrasar uma hora, o Sr. João Capela foi absolutamente decisivo para o resultado final.

Com os extremos do jogo anterior (Salvio e João Félix) lesionados, entraram, como seria de esperar, o Rafa e o Cervi, tendo o Grimaldo felizmente recuperado da lesão frente ao Aves. As coisas não poderiam ter começado melhor para nós, quando numa recuperação de bola o Seferovic fez uma abertura brilhante para o Cervi na esquerda, este correu e centrou para o Rafa entrar de rompante, e fazer o 1-0 logo aos 3’. Contra todas as expectativas, o que se viu a seguir fez parecer que o golo fez melhor ao Chaves do que a nós, já que fomos empurrados para a nossa área durante grande do primeiro tempo. Nessa altura, valeu-nos o Vlachodimos com duas intervenções brilhantes, que permitiram que fôssemos para o intervalo em vantagem. Quanto a nós, tivemos somente mais uma grande oportunidade num remate do Gabriel, ligeiramente desviado pelo guarda-redes Ricardo para o poste, na sequência de um livre para a área. A pior notícia não só da 1ª parte, como do jogo todo, foi a lesão do Jardel num sprint, que o obrigou a ser substituído pelo Conti. Vamos lá a ver quanto tempo vai ficar de fora…

A 2ª parte foi completamente diferente, porque estivemos muito melhor do que o Chaves, que raramente se conseguiu aproximar com perigo da nossa baliza. Infelizmente foi neste período que sofremos os golos. Culpa também nossa que não soubemos matar o jogo quando tivemos oportunidades para isso: remate cruzado do Cervi ao lado e, principalmente, dois lances do Seferovic, só com o guarda-redes pela frente, sem conseguir concretizar. Foi pena até porque o suíço foi dos melhores em campo com participação directa nos nossos dois golos. O Gabriel, que também já tinha um amarelo, saiu tocado, entrando o Gedson, e quando nada o fazia prever o Chaves empatou. Não me parece que tenha existido falta do Cervi, mas o livre era muito longe da área. Incompreensivelmente, até porque o Ghazaryan mostrava que ia rematar à baliza, colocámos somente dois(!) jogadores na barreira. Naturalmente que a bola passou ao lado dele e por entre o Pizzi e o Fejsa, que também não a tentaram cortar. O Vlachodimos acabou por ser surpreendido e atirou-se mais tarde do que devia, não conseguindo evitar o empate aos 75’. O Rui Vitória fez logo entrar o Jonas para o lugar do desta vez inoperante Pizzi, mas foi o Rafa a conseguir colocar-nos novamente na frente aos 85’: passe no círculo central do Rúben Dias, o Seferovic abriu as pernas e com esse movimento isolou o Rafa, que fuzilou o guarda-redes à sua saída. (Até qu’enfim que o Rafa já marca golos isolado!) Respirávamos de alívio, mas o jogo ainda não tinha terminado… O Sr. João Capela, que tinha deixado passar duas faltas claras sobre o Cervi na esquerda, entrou em campo e expulsou com vermelho directo o Conti por uma entrada aos 88’. O nosso central tentou cortar a bola, mas como tinha chovido imenso acabou por escorregar e derrubou o adversário SÓ com uma perna! E isso faz toda a diferença! Não foi uma entrada a pés juntos e foi derivada do estado do relvado. Era obviamente amarelo (a expressão do comentador na TV foi “entrada desastrada”) mas o Sr. João Capela (aquele que fez isto no ano passado, lembram-se?) resolveu equilibrar o jogo, expulsando o Conti. Recordo que já tínhamos perdido um central e, portanto, acabámos a partida com o Fejsa na defesa e o Gedson e Jonas(!) no meio-campo. Nos 5’ de descontos, conseguimos manter a bola longe da nossa baliza durante grande parte do tempo, mas aos 94’, numa jogada que envolveu boa parte da equipa, o Ghazaryan também bisou com um remate cruzado do lado direto e empatou definitivamente o jogo. O Sr. João Capela conseguiu os seus desideratos e matou dois coelhos numa cajadada: não só não ganhámos, como vamos ter que jogar contra o CRAC com o quarto central do plantel, que ainda não se estreou na equipa! Muitos parabéns para ele!

Em termos individuais, óbvio destaque para o Rafa pelos dois golos e porque está muito mais interventivo no jogo da equipa. Também gostei da envolvência do Seferovic com o nosso jogo atacante, mas ficou a dever-nos dois golos. O Conti ainda me tem que provar que não é um novo Lisandro, mas não deveria ter ido para a rua. O Vlachodimos foi brilhante na 1ª parte, mas provavelmente poderia ter feito mais nos golos, especialmente no primeiro. Todos nos outros estiveram num nível mediano, com o André Almeida a fazer uma 1ª parte horrível, mas a subir na 2ª.

Iremos agora a Atenas sem o Jardel e receberemos o CRAC no próximo domingo, possivelmente com o Lema a estrear-se na equipa. Em jogos equilibrados, pode haver sempre uma Capela a fazer pender o jogo para determinado lado. Cabe-nos a nós sermos mais eficazes nas oportunidades que criamos para não deixarmos que isso nos roube pontos. Mas lá que fomos terrivelmente prejudicados nesta partida, isso é indiscutível.

Sem comentários: