origem

segunda-feira, setembro 25, 2017

Melhor

Regressámos às vitórias no sábado frente ao Paços de Ferreira (2-0) e encurtámos a distância para três pontos da lagartada (1-1 em Moreira de Cónegos), mantendo os cinco para o CRAC (5-2 em casa frente ao Portimonense). O resultado é sempre o mais importante, mas a equipa fez uma exibição bastante positiva, com o senão de terem ficado uma meia dúzia de golos por marcar.

Entrámos muito bem na partida e o Jonas teve logo um cabeceamento semelhante ao do Bessa, mas mais à figura, permitindo a defesa do guarda-redes, Mário Felgueiras. Atirámos duas bolas ao poste (Grimaldo num livre e Jonas), mas aos 20’ inaugurámos finalmente o marcador com um remate de primeira do Cervi depois de assistência do Zivkovic na direita. Até ao intervalo, não abradámos o ritmo, o Seferovic centrou largo fazendo a bola ir pela terceira vez aos ferros(!) e o Luisão teve uma cabeçada num canto que ainda estou para saber até agora como é que o guarda-redes defendeu. Íamos para o descanso com a vantagem mínima, algo que até o treinador do Paços de Ferreira, Vasco Seabra, reconheceu no final ser muito lisonjeiro para a sua equipa.

Confesso que estava apreensivo para a 2ª parte, porque marcar primeiro não tinha garantido vitórias nos jogos anteriores e estávamos a ser muito perdulários. Logo ao início, o Paços de Ferreira teve a sua melhor oportunidade num cabeceamento na sequência de um canto que não passou muito longe da baliza do Júlio César. Não estávamos com a mesma dinâmica do primeiro tempo, mas ainda assim fomos criando oportunidades pelo Jonas (defesa do guarda-redes) e do André Almeida (ao lado, depois de uma boa combinação com o nº 10). Aos 61’, começámos a respirar melhor com o 2-0 através do Jonas, que respondeu bem a um desvio de cabeça do Seferovic na sequência de um canto. Até final, ainda deu para desperdiçar mais três oportunidades pelo Pizzi (remate defendido pelo guarda-redes depois de uma boa assistência do Cervi), Krovinovic (entretanto entrado, com um remate muito torto quando estava em boa posição) e Jiménez (que substituiu o Seferovic e voltou aos seus primeiros tempos de Benfica, quando falhava isolado perante o guarda-redes). Quanto aos Paços, nunca conseguiu importunar verdadeiramente o Júlio César.

Em termos individuais, destaque para o Cervi e não só pelo golo. Não pára quieto um minuto, ajuda na defesa, marca golos e faz assistências. O que é que se pode querer mais de um extremo?! O Zivkovic na direita também esteve muito bem (o Salvio está lesionado) e fez a importante assistência para o primeiro golo. Na baliza, voltou o Júlio César o que era de prever depois do que aconteceu no Bessa. Tenho pena pelo Bruno Varela, mas há erros que não se podem cometer. Mas a grande diferença para a nossa exibição ser melhor chama-se Fejsa. A segurança que transmite ao meio-campo faz com a equipa (Pizzi especialmente) pareça outra. Defendemos muito mais acima, o adversário tem muito menos espaço, perde a bola mais facilmente e mais perto da sua própria área. Estamos completamente dependentes dele. O Ruben Dias está a impor-se ao lado do Luisão e parece-me que temos ali central. Quanto aos menos, há que referir o Seferovic, que está a perder um pouco o gás.

Foi importante termos aproveitado o deslize de um dos rivais para nos aproximarmos, até porque há que ter sempre em mente que nesta época só os dois primeiros têm acesso à Champions. Veremos se esta melhoria se mantém na próxima 4ª feira em Basileia, mas importante mesmo é a ida à Madeira defrontar o Marítimo no próximo domingo. Os outros dois vão ter o seu jogo amigável também nesse dia e é imprescindível não desperdiçarmos a oportunidade de reduzir distâncias.

Sem comentários: