origem

sábado, novembro 02, 2013

Antes assim

Vencemos categoricamente em Coimbra (3-0) numa partida em que o resultado foi melhor do que a exibição. No entanto, depois de duas épocas em que apresentámos indiscutivelmente o melhor futebol, mas que terminaram da maneira que terminaram, se esta nossa pouca exuberância não equivaler a resultados menos conseguidos ficarei obviamente satisfeito na mesma.

Entrámos bem na partida, mas foi sol de pouca dura. Não chegámos a criar oportunidades flagrantes de golo, até que o Cardozo resolveu atirar uma bomba de fora da área aos 34’ e desatou um nó que ameaçava tornar-se complicado. Ainda por cima, porque três minutos depois o mesmo Cardozo foi ensanduichado na área depois de um centro do Gaitán, mas a bola bateu na cabeça de um defesa e entrou na baliza. Ou seja, roubaram-nos um golo ao Cardozo de penalty! Até ao intervalo, a Académica ainda fez um remate perigoso, mas o Artur confirmou a sua subida de forma com uma boa defesa.

A 2ª parte foi o que se esperava: nós não acelerámos quase nada (já em pensar no Olympiacos) e o adversário também não mostrou argumentos para nos criar problemas. Mesmo assim, uma diferença de dois golos preocupa-me sempre, porque basta um lance fortuito para colocar em dúvida um jogo que devia estar ganho. Felizmente isso não aconteceu e, de facto, parece que estamos a melhorar em termos defensivos. O Jesus lançou o Markovic a meia-hora do fim e o sérvio deu uma pincelada de classe aos 87’ num magnífico chapéu, depois de uma abertura fantástica do Ruben Amorim. Um golo fabuloso!

Em termos individuais, inevitável novo destaque para o Cardozo: sexto golo nos últimos sete jogos (é pena só marcar um por jogo…) e está possivelmente na melhor forma de sempre desde que chegou ao Benfica (eu sei que não é fácil). É que não são só os golos, são as tabelinhas que lhe saem invariavelmente bem e as bolas ganhas de cabeça que se transformam em passes para os colegas. Proponho que doravante empurre sempre o treinador no final de cada época! :-) O Enzo Pérez continua sempre em alta e os centrais, particularmente o Luisão, estiveram igualmente bem. Ao invés, o Lima permanece irreconhecível.

Três pontos importantes num terreno onde não ganhávamos há três anos (com duas das maiores roubalheiras que me lembro nos últimos tempos) e agora resta-nos esperar pelo que irão fazer os rivais. Este mês de Novembro vai ser de loucos (Olympiacos, lagartada, Braga e Anderlecht) e vai definir alguma coisa do que será a nossa época.

P.S. – Já imaginaram o que estaria a ser a nossa época se tivéssemos cometido o enorme disparate de deixar sair o Tacuara…?!

Sem comentários: