origem

sábado, outubro 15, 2011

Tranquilo

Vencemos em Portimão (2-0) e passámos à próxima eliminatória da Taça de Portugal. Foi um jogo de sentido único, em que o Portimonense se limitou a defender e o resultado peca por escasso. Apesar de só termos marcado na 2ª parte, a nossa vitória nunca esteve em causa.

Alinhámos com uma equipa maioritariamente de segundas linhas, com excepção do Luisão, Garay, Nolito e Bruno César. A 1ª parte foi complicada, porque o Portimonense não passava (literalmente) do meio-campo e tivemos muito pouco espaço para desenvolver o nosso futebol. Um remate cruzado do Nélson Oliveira e uma bola ao poste do Capdevila num livre foram os nossos melhores lances. Não utilizámos muita velocidade e as oportunidades foram escassas.

Na 2ª parte, entrou o Saviola e pouco depois o Witsel, e aos 59’ colocámo-nos finalmente em vantagem pelo Bruno César num livre directo, em que foi visível a sua concentração antes do remate. As coisas tornaram-se mais fáceis, já que os dois autocarros do Portimonense teriam finalmente de ser desfeitos e foi com naturalidade que aumentámos o marcador aos 72’ numa excelente abertura do Bruno César para um bom golo do Rodrigo isolado perante o guarda-redes. O triunfo estava seguro e até final ainda poderíamos ter marcado mais golos, mas a equipa baixou o ritmo para controlar a partida e começou já a pensar na Suíça.

Em termos individuais, o melhor em campo foi indiscutivelmente o Bruno César, com um golo e uma assistência. Também gostei bastante do Miguel Vítor, mesmo actuando a defesa-direito, ou seja, fora da sua posição habitual, e do Rodrigo que melhorou imenso na 2ª parte depois de uma 1ª mais fraca. O Saviola e o Witsel acrescentaram naturalmente qualidade à equipa, porque em alguns jogadores notou-se a falta de ritmo de jogo (nomeadamente no Capdevila, David Simão e Nélson Oliveira).

Obstáculo ultrapassado está na altura de nos concentrarmos no jogo frente o Basileia, em que uma vitória nos lançará definitivamente no caminho da qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Quanto à Taça de Portugal, o plantel demonstrou que leva a competição a sério e ainda bem, porque estou com muitas saudades de voltar ao Jamor.

Sem comentários: