origem

quarta-feira, outubro 19, 2011

Personalidade

Uma categórica exibição fez-nos derrotar o Basileia na Suíça (2-0) e conseguir uma importante vantagem na corrida para a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Qualquer semelhança com a equipa que no ano passado perdeu os três jogos fora de casa e teve 0-7 em golos é pura coincidência. Agora sabemos controlar os diferentes ritmos do jogo, impor ou tirar velocidade quando é preciso, enfim, estamos adultos esta época.

O Jorge Jesus reservou uma enorme surpresa que foi a inclusão do Rodrigo e a colocação do Cardozo no banco. Fiquei muito céptico com esta opção, mas embora o Rodrigo não tenha estado mal (até teve participação directa no 1º golo), o Tacuara quando entrou marcou logo. Conseguimos controlar bem o jogo e na 1ª parte foram nossas as melhores situações de golo. Marcámos relativamente cedo, aos 20’, numa óptima jogada colectiva concretizada pelo Bruno César, que raramente falha quando está frente-a-frente com o guarda-redes. Na defesa, o Artur fez duas ou três intervenções que seguraram o resultado e os centrais estiveram imperiais. Até poderíamos ter chegado ao intervalo com uma vantagem maior, mas o Gaitán não conseguiu concretizar em dois lances em que poderia ter feito melhor.

Na 2ª parte, o Basileia ainda criou menos perigo do que na 1ª. Claro que uma vantagem mínima é sempre perigosa e foi com satisfação que vi o Benfica a tentar aumentá-la. Depois de o Artur ter feito uma mancha fundamental que evitou o empate, o Cardozo que entretanto tinha entrado aproveitou um livre perto da área aos 75’ para dar a machadada final na partida. Grande golo do tal que não presta, porque “é lento”…! Até final, aconteceram duas coisas muito dispensáveis: o 2º amarelo ao Emerson (cá está a razão pela qual deixar o Capdevila fora da lista foi um erro logo no início) e a expulsão do Jesus por protestos. Aliás, o húngaro Viktor Kassai esteve bastante caseiro e não gostei nada da arbitragem. Outras duas coisas que espero não tenham repercussões no futuro são as lesões do Maxi Pereira (teve que ser substituído pelo Miguel Vítor) e a do Gaitán, que acabou o jogo de rastos.

Em termos individuais, o Bruno César merece destaque por ter marcado mais um golo, o Gaitán enquanto teve pernas foi dos mais desequilibradores, o Luisão e Garay estiveram irrepreensíveis, o Artur é um rei e o Witsel tem classe que não acaba. Em geral, toda a equipa esteve bastante bem, inclusive o Emerson que, se tivesse evitado a expulsão, teria sido igualmente dos melhores. Ah, e o Cardozo é o maior!

Com dois jogos em casa na 2ª volta, seria um escândalo se não nos apurássemos para a fase seguinte. Concentremo-nos na recepção ao Basileia, mas acho que temos que nos capacitar que podemos lutar pelo 1º lugar do grupo. Estamos dois pontos à frente do Manchester United e, se tudo correr normalmente, um empate em Old Trafford bastará para conseguir esse desiderato. É que ficar em 1º ou 2º pode significar a diferença entre o CSKA Moscovo ou o Barcelona…

Sem comentários: