origem

domingo, outubro 02, 2011

Espectáculo

Vencemos o Paços Ferreira por 4-1 e continuamos na liderança do campeonato. Fizemos uma boa exibição e a justiça da nossa vitória é inquestionável. Estamos inquestionavelmente numa boa fase e esperemos que esta paragem no campeonato não nos faça mal.

Entrámos muito bem na partida e o Sr. Bruno Esteves fez-nos a cortesia de anular um golo limpo do Cardozo por inexistente fora-de-jogo. Continuámos a criar oportunidades e chegámos à vantagem de forma meio acrobática pelo Saviola aos 22’, depois de uma assistência de cabeça do Tacuara. O Paços Ferreira não criava perigo nenhum e nós aumentámos o marcador aos 43’ novamente pelo Conejo na sequência de um canto do Bruno César. No último lance da 1ª parte, o Aimar isolou-se, mas um defesa do Paços desarmou-o já na área. No estádio pareceu-me uma jogada legal, mas ao ver na TV já não tenho assim tanta certeza. O jogo parecia resolvido, mas a 2ª parte trar-nos-ia algumas surpresas.

Voltámos a entrar muito fortes e não deixámos o adversário respirar nos primeiros minutos da 2ª parte. Há um lance em que me pareceu claro que o Matic é praticamente montado por um adversário, que se encavalita nele em plena área, mas o Sr. Bruno Esteves mais uma vez decidiu contra nós. Ao invés, no lado contrário foi muito lesto a marcar um penalty contra nós por derrube do Luisão. O 2-1 foi feito aos 51’ e pouco depois foi o Artur a safar-nos de uma inesperada igualdade, ao defender com o corpo uma cabeçada do Melgarejo (bons pormenores do nosso emprestado ao Paços) à queima-roupa. O guarda-redes adversário, Cássio, continuava a abrir o livro na 2ª parte e fartou-se de defender (remates do Cardozo, Saviola e Emerson), mas quando o Luisão lhe surgiu isolado pela frente aos 65’ não pode fazer nada. Golo de cabeça do capitão na sequência de um livre do Aimar. Logo no minuto seguinte, o Nolito, que entretanto tinha entrado para o lugar do Bruno César, acabou de vez com a partida ao fazer o 4-1. Até final, baixámos o ritmo e o espectáculo veio das bancadas com os No Name Boys a puxar pelo público e um cântico colectivo que durou os últimos 15’. Foi um momento fantástico na Catedral!

Em termos individuais, o destaque vai obviamente para o Saviola que com dois golos regressou às grandes exibições e ainda viu o Cássio negar-lhe outros tantos. O Aimar justifica a cada jogo o que escrevi aqui. O Gaitán também mantém a sua boa forma e o Cardozo não esteve mal, fez uma assistência para golo, mas poderia ter marcado num lance em que preferiu ficar a reclamar um penalty (que até pode ter existido, mas nunca se vira as costas a um remate à vontade que muito provavelmente daria golo). O Artur foi fundamental para a vitória, ao fazer uma defesa fabulosa naquele tal lance que poderia ter dado a igualdade.

Esperamos agora para ver o que fazem CRAC e Braga, mas estamos a demonstrar uma consistência exibicional e uma segurança que não tínhamos no ano passado. Mesmo sofrendo golos em quase todos os jogos, algo que temos decididamente que melhorar. Vamos descansar, ver se a selecção se qualifica para o Euro 2012 e depois temos a ida a Portimão para a Taça de Portugal. E atenção que todos nós estamos com muita vontade de voltar ao Jamor.

Sem comentários: