origem

segunda-feira, setembro 19, 2011

Ex-aequo

Vencemos a Académica por 4-1 e, com o empate do CRAC na casa emprestada do Feirense, estamos agora no 1º lugar com os mesmos pontos deles. O resultado não espelha as dificuldades que sentimos, já que a Briosa apresentou bom futebol na Luz e aos 81’ estava 2-1 no marcador, no entanto, a justiça da nossa vitória é indiscutível.

O Jesus rodou (e bem), o plantel, ficando o Aimar, Javi García e Gaitán no banco e foram dois dos substitutos, Nolito e Bruno César, as grandes figuras do Benfica. A Académica entrou em campo desinibida e havia ataques de parte a parte. A 1ª parte foi bastante agradável e, depois de duas boas defesas do Peiser a remates do Cardozo e Saviola, chegámos à vantagem aos 26’ através do Chuta-Chuta, na sequência de uma grande abertura de El Conejo (a única coisa de jeito que fez no jogo todo). Pouco depois, este mesmo Saviola falhou outra óptima oportunidade de baliza aberta, com o Cardozo sozinho ao lado e, claro, como comentava com os meus colegas de bancada, teríamos de marcar pelo menos dois golos, porque um sofrido é garantido. E assim foi aos 40’, num remate fora da área em que o Artur ainda tocou na bola e acho que poderia ter feito mais para a desviar. Mas no minuto seguinte aconteceu o momento do jogo, já que o Nolito colocou-nos novamente em vantagem e nem deu tempo à Académica para saborear o empate. Era muito importante chegar ao intervalo na frente e assim aconteceu.

Na 2ª parte, a Briosa arriscou mais e passou a jogar com a linha defensiva muito subida, o que proporcionou vários ataques perigosos ao Benfica. Infelizmente, não estivemos muito inspirados especialmente no último passe, mas o que é certo é que também não permitimos muito perigo ao adversário. Aos 71’ entraram o Aimar e Gaitán, que nove minutos depois fabricaram o golo da tranquilidade, com centro do nº 20, falha do Peiser e El Mago a cabecear à vontade para a baliza deserta. Finalmente à 5ª jornada, iríamos ter 10’ de descanso com mais de um golo de vantagem até final da partida. O que ainda permitiu a estreia do Rodrigo e o bis do Nolito, depois de um excelente passe do Aimar.

Em termos individuais, salienta-se naturalmente o Nolito, com dois golos, e o Bruno César, que parece outro jogador, bastante mais rápido a executar do que no início da época (embora, já nessa, altura, eu tenha escrito que ele não enganava quanto à qualidade). O Cardozo está com mais confiança, que se nota na forma como disputa os lances, mas desta vez ficou a zeros. Ao invés, o Saviola está em nítida baixa de forma, poucas coisas lhe saem bem, mas tem o mérito de nunca se esconder do jogo. O Emerson também é outro cheio de confiança e voltou a fazer um bom jogo. Quanto ao fe(Ma)tiche do Jesus, confirma cada vez mais o que eu suspeitava: vamos ter muitas saudades do Airton… Quanto à Académica, gostei do Éder (nº 17, ponta-de-lança), bastante melhor que os seus clones
Abdoulaye (nº 21) e Pape Sow (nº 8). A sério, foi a primeira vez que vi três gémeos na mesma equipa! :-)

O Sr. Vasco Santos confirmou que é um mau árbitro, ao perdoar um penalty a cada uma das equipas (a mão do Bruno César é dentro da área, mas um remate deste é desviado por um cotovelo também ainda com 0-0 no marcador), ao usar um critério disciplinar que não se entende (o Saviola levou uma cotovelada e o adversário ficou em campo) e os fiscais-de-linha assinalaram mal vários foras-de-jogo. Uma arbitragem para esquecer.

Com o empate dos assumidamente corruptos, iremos defrontá-los em sua casa na próxima 6ª feira em igualdade pontual, o que infelizmente tem sido raro na última década. Era fundamental não deixar escapar esta escorregadela deles. Estamos a subir de forma e eles provaram que sem o Hulk não são a mesma coisa. Se arranjarmos forma de o parar, teremos boas possibilidades de ganhar.

P.S. – Outra boa notícia é o facto do James Rodríguez já ter interiorizado a cultura daquele clube e ter dado um murro a um adversário, sendo expulso e não nos defrontando. Vá lá que o Sr. Bruno Esteves, depois de ter perdoado um penalty claríssimo ao CRAC, não teve coragem de não expulsar um jogador deles perante um lance tão evidente.

1 comentário:

Berrante De Encarnado disse...

Não quero acreditar que acabaram com o melhor ( de longe ) programa da BTV.

Espero que pelo menos não tenha sido por pressões externas. É que não vejo outros motivos para acabar com algo que enchia a alma a qualquer benfiquista. Sinto falta de ouvir as verdades que em Portugal são consideradas frutos proibidos.

Cumprimentos benfiquistas