origem

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Irritação

Vencemos em Vila do Conde por 2-0 e qualificámo-nos para as meias-finais da Taça de Portugal pela primeira vez desde 2004/05. Ou seja, desde a última vez que chegámos à final. [Adenda: Tem toda a razão o comentário que me chamou a atenção para o infame jogo das meias-finais no WC em 2007/08. O adiantado da hora do post fez com que não tivesse ido confirmar as épocas anteriores. Mea culpa.] Foi uma vitória absolutamente justa que só peca por ser escassa, já que poderíamos (e deveríamos) ter resolvido mais cedo a partida, que teve o facto invulgar de o árbitro, Sr. João Ferreira, ter assinalado quatro(!) penalties (três a nosso favor e um contra).

Pode parecer estranho o título do post num jogo em que ganhámos, mas o que é facto é que este encontro me irritou sobremaneira. Para já, criámos imensas oportunidades, o guarda-redes fez duas ou três grandes defesas e houve vários lances em que falhámos o último passe. Só fizemos o 2-0 aos 87’, o que quer dizer que sofri imenso até final, porque estou farto de ver jogos como este, em que a exibição até é boa, dominamos e criamos oportunidades, mas num lance fortuito perto do fim sofremos um golo e escapa-se-nos a vitória. Portanto, a irritação começou por nunca mais decidirmos a partida. Depois, NÃO SE PODE falhar dois penalties num jogo. Tenho imensa pena, mas não se pode! Outro motivo para me irritar e o que tornou isto ainda pior foi o facto de se ter posto o David Luiz a marcar o nosso 3º penalty aos 75’. Suou completamente a prémio de despedida, mas lamento muito ter que dizer que isto é INADMISSÍVEL com 1-0 no marcador. Gosto muito do David Luiz, mas o Benfica está primeiro! Substituíssem o homem aos 89’, pusessem-no a marcar penalties com pelo menos dois golos de vantagem, levassem-no ao centro do relvado para receber uma ovação, mas não se brinque com um resultado que ainda não está garantido. Imaginem que o Rio Ave tinha empatado perto de final e perdêssemos a eliminatória nos penalties? Como é que era?! Quem assumia a responsabilidade? Não é por isto ter acabado por ter corrido bem que se deva passar uma esponja num momento muito infeliz. Segundo relatos de colegas, o Grande Eusébio fazia coisas nos treinos ainda mais geniais e quando lhe perguntavam porque é que não fazia isso nos jogos, ele respondia que os jogos não eram para se brincar. Foi pena não se terem lembrado disso na altura de colocar um jogador, que só marcou penalties em desempates por grandes penalidades em jogos particulares de pré-temporada, a marcar um decisivo. OBVIAMENTE a não repetir!

Estas vicissitudes todas fizeram com que eu comemorasse os golos mais numa de “até qu’enfim / já não era sem tempo!” do que com a alegria esfuziante que é habitual. Pronto, mas ganhámos e isso é, claro, o mais importante. Além disso, até nem jogámos nada mal, conseguindo a 11ª vitória consecutiva em provas nacionais e continuando a somar. Marcámos o 1º golo aos 44’ pelo Cardozo de penalty, depois de este ter falhado outro aos 38’. A diferença entre os dois é que no 2º ele marcou à Cardozo (ou seja, em força) e no primeiro correu lentamente para a bola e rematou fraco e denunciado. Espero que tenha aprendido a lição: é sempre em força! Até aí já tínhamos criado duas oportunidades em que jogadores isolados não conseguiram marcar e o Júlio César defendeu um penalty logo aos 10’. Na 2ª parte, continuámos a falhar golos ou o último passe até ao tento do Cardozo a dois minutos do fim.

Tendo marcado por duas vezes, a figura do jogo acaba por ser o Tacuara. Eu confesso que não o teria posto a marcar o 2º penalty por ser no mesmo jogo em que já tinha falhado um, mas ainda bem que correu como queríamos. O Júlio César também foi importante para a vitória, pelo penalty defendido e por uma óptima estirada na 2ª parte, que impediu a igualdade. O resto da equipa esteve regular, com boas exibições também do David Luiz (será a última?) e do Luisão.

Quanto aos penalties, tenho dúvidas no do Rio Ave e no nosso primeiro (parece-me que a bola bateu nas costelas do jogador, mas também só consegui ver isso na 3ª repetição). O sobre o Saviola (2º) e o braço (3º) são indiscutíveis e ainda ficou outro toque com o cotovelo por marcar. Em suma, acho que o árbitro acabou por ser coerente nas decisões.

Daqui a uma semana, vamos à pocilga defrontar o CRAC na 1ª mão das meias-finais. Espero que consigamos trazer um resultado que nos permita decidir a eliminatória na Luz, pelo que marcar um golo seria fundamental. Não conto com outra coisa que não seja ir ao Jamor.

2 comentários:

Anónimo disse...

S.L.B....acho que te enganás-te ....em 2007/2008 chegámos às meias finais com o sporting .perdemos 5-3 em alvalade.

Pedro disse...

O David Luiz é um dos marcadores de penaltys. Era ele que era suposto marcar o segundo penalty que Cardozo converteu...não é por aí. Foi chato pq falhou, tivesse marcado e não havia discussão...

Agora ir ao antro da corrupção despachar já esta eliminatória!!!