origem

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Sofrimento desnecessário

Vencemos a Académica em Coimbra por 1-0 e mantivemos os mesmos oito pontos de desvantagem para o CRAC. Com a derrota dos lagartos em casa frente ao Paços de Ferreira, aumentámos a vantagem para eles para também oito pontos. Foi uma partida em que se salvou o resultado, já que a exibição não continuou na senda das anteriores. Demonstrámos algum cansaço, tal como referiu o Jesus no final, o que pode explicar uma 2ª parte muito abaixo do nosso valor.

Entrámos bem na partida e marcámos logo aos 19’ num livre do Cardozo, em que a bola ressalta no Saviola, que estava fora-de-jogo, e entra na baliza. Acho que o golo foi atribuído ao paraguaio, mas na minha opinião deveria ter sido ao argentino. Como, ao contrário dos adeptos do CRAC, tenho moral, prefiro que o Benfica não marque golos irregulares, mas o que se passou até final do jogo mais do que nos compensou. Até final da 1ª parte, fartámo-nos de falhar golos quase de baliza aberta (Salvio, Cardozo e Carlos Martins) e o Sr. Elmano Santos transformou um penalty sobre o Coentrão num amarelo. Aos 36’, o Pape Sow julgou que era o Bruno Alves e deu um pontapé ao Cardozo enquanto cabeceava a bola, mas como não é foi naturalmente expulso. Só o Dito, que comentou para a Sport TV, é que achou que não era lance para expulsão. De um vendido e traidor como este, não esperava outra coisa. Ridículo!

Na 2ª parte, quando se esperava que tirássemos proveito da vantagem numérica e alargássemos a vantagem, isso não aconteceu. Com a expulsão desconcentrámo-nos e deixámos que a partida fosse correndo sem forçar muito, assumindo que a vitória estava garantida. No entanto, permitimos que a Académica conseguisse construir jogadas atacantes e também criasse oportunidades. Houve uma bola ao poste de cada lado (a nossa pelo Luisão), o Cardozo falhou o tempo de salto num cruzamento do Martins e um penalty descarado por mão na área que o Sr. Elmano Santos também não assinalou (teve obviamente influência no resultado, que deveria ter sido 2-0 através dos penalties a nosso favor). Com a vantagem mínima no marcador, sofremos escusadamente durante esta 2ª parte, em que nos minutos finais houve uma série de bolas bombeadas para a nossa área, que felizmente não tiveram consequências.

Dado que a exibição esteve longe de ser extraordinária, é difícil destacar um jogador, mas provavelmente o melhor em campo terá sido o Coentrão, mesmo apesar de ter sido expulso por duplo amarelo perto do final. Irá cumprir o castigo na Taça da Liga e poderá jogar frente ao Nacional. Foram boas notícias, porque o amarelo injusto no penalty não assinalado impedi-lo-ia de alinhar nessa partida. O Roberto foi importante na 1ª parte ao defender uma bola de golo, quando um avançado da Académica se isolou no flanco esquerdo. O Salvio e o Gaitán só duraram o 1º tempo, altura em que tiveram pormenores interessantes. O Javi García fez muita falta a meio-campo, especialmente nas variações de flanco, já que o Airton ou não os fazia quando eram necessários, ou os passes saíram errados. Além disso, apesar de se poder queixar da falta de marcação dos jogadores da frente, o que é certo é que o Airton não conseguiu impedir os desenvolvimentos atacantes do adversário. O Saviola também esteve discreto.

O Jesus já prometeu que irá rodar a equipa na 4ª feira (espero que seja desta vez que o Nuno Gomes jogue mais de 5’…!) e bem precisamos de estar frescos para receber o Nacional no próximo Sábado. Estamos numa excelente série de seis vitórias consecutivas para o campeonato e 11 nos últimos 12 jogos. Para além disso, temos ambas as Taça também para conquistar, pelo que só nos resta um caminho: continuar a ganhar!

1 comentário:

lawrence disse...

Realmente, tudo se resume a uma simples frase:
"SOFRIMENTO DESNECESSÁRIO" !!